24
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Evidências de validade do inventário de percepção de barreiras atitudinais no trabalho por pessoas com deficiência Translated title: Evidencias de validez del inventario de percepción de barreras actitudinales en el trabajo por las personas con discapacidad Translated title: Evidence of validity of the inventory of perceptions of attitudinal barriers at work by people with disabilities

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O objetivo deste estudo é relatar o processo de construção e testes iniciais para identificar evidências de validade do Inventário de Percepção de Barreiras Atitudinais no Trabalho por pessoas com deficiência (IBAT-PD). Realizaram-se dois estudos: (1) a construção do inventário, a avaliação de adequação da representação do construto por meio da análise fatorial e a análise da consistência interna; (2) avaliação de evidências de validade convergente do IBAT-PD com o construto de socialização organizacional. No primeiro estudo foi realizado um survey com 54 pessoas com deficiência de várias regiões do país. No segundo estudo, foi realizada uma investigação com 17 funcionários com deficiência de sete prefeituras municipais mineiras. A análise fatorial indicou uma solução unifatorial para o instrumento. Os resultados demonstraram correlações de forte magnitude entre os construtos, indicando que, apesar de serem necessários estudos com amostras maiores, o IBAT-PD tem características que referendam sua utilização em situações de trabalho.

          Translated abstract

          El objetivo de este estudio es relatar el proceso de construcción y pruebas iniciales de evidencias de validez del Inventario de Percepción de Barreras Actitudinales en el Trabajo por personas con discapacidad (IBAT-PD). Se realizaron dos estudios: (1) la construcción del inventario y la evaluación de la idoneidad construyen la representación por medio de análisis y análisis de la consistencia interna del factor; (2) evaluación de evidencias de validez convergente del IBAT-PD con el constructo de socialización organizacional. En el primer estudio se realizó un survey con 54 personas con discapacidad de varias regiones del país. En el segundo estudio, se realizó una investigación con 17 funcionarios con discapacidad de siete prefecturas municipales mineras. El análisis factorial indicó una solución unifactorial para el instrumento. Los resultados demostraron correlaciones de fuerte magnitud entre los constructos, indicando que, a pesar de ser necesarios otros estudios con muestras mayores, el IBAT-PD tiene características que refrendan su utilización en situaciones de trabajo.

          Translated abstract

          The objective of this study is to report the construction process and initial tests to identify evidence of validity of the Inventory of Perceptions of Attitudinal Barriers at Work by people with disabilities (IABW-PWD). Two studies were carried out: (1) construction of the inventory and the evaluation of the adequacy of the representation of the construct through factorial analysis and internal consistency analysis; (2) evaluation of evidence of convergent validity of IABT-PWD with the construct of organizational socialization. In the first study, a survey was conducted with 54 people with disabilities from various regions of the country. In the second study, an investigation was carried out with 17 employees with disabilities from seven municipalities in Minas Gerais. The factorial analysis indicated a unifactorial solution and evidence of reliability of the instrument. The results showed strong correlations between organizational socialization and IABW-PWD and useful characteristics to understand work situations of people with disabilites.

          Related collections

          Most cited references10

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O que os empregadores pensam sobre o trabalho da pessoa com deficiência?

          Este estudo teve o objetivo de identificar o ponto de vista dos empregadores sobre a pessoa com deficiência, o seu trabalho e a sua admissão como funcionária da empresa. Os dados foram coletados por meio de entrevista semi-estruturada, junto a seis responsáveis pelo setor de recursos humanos de empresas pertencentes aos ramos de comércio, indústria e prestação de serviços. Os resultados indicaram que essas empresas possuíam funcionários com diferentes tipos de deficiência e a sua contratação ocorreu, predominantemente, pela obrigatoriedade da lei. Os entrevistados acreditavam que as pessoas com deficiência tinham condições de exercer um trabalho, mas apontaram algumas dificuldades em função: a) dela própria - falta de escolaridade, de interesse e de preparação profissional e social; b) da empresa - condições inadequadas do ambiente físico e social, falta de conhecimento sobre a deficiência; c) das instituições especiais - inadequação dos programas de treinamento profissional e social, falta de contato com as empresas para conhecer as suas necessidades; d) do governo - de proporcionar acesso à escola e ao transporte, falta de incentivo para as empresas promoverem adaptações ergonômicas e desenvolverem programas de responsabilidade social. Os cargos que os funcionários com deficiência ocupavam exigiam pouca qualificação e o seu treinamento era realizado no próprio local de trabalho. A concepção de que as dificuldades desse trabalhador eram decorrentes das suas condições orgânicas prevaleceu na fala desses entrevistados.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Newcomer and Organizational Socialization Tactics: An Interactionist Perspective

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em Belo Horizonte, Brasil: cenário e perspectiva

              ResumoMesmo após a publicação da Lei 8213, em 1991, que institui cotas para contratação de pessoas com deficiência, a inclusão delas no trabalho ainda é um desafio para a sociedade brasileira. Para tentar entender as principais barreiras que impedem este processo foi realizada uma pesquisa qualitativa no município de Belo Horizonte. Este estudo contou com entrevistas com atores importantes no processo de inclusão; e grupos focais com pessoas com deficiência e seus familiares. As principais barreiras encontradas foram: preconceito e discriminação; a relação familiar; o Benefício da Prestação Continuada; a baixa qualificação das pessoas com deficiência; a falta de acessibilidade; e o despreparo das empresas. Conclui-se que a elaboração de leis não é suficiente para a inclusão no mercado de trabalho e que os governos devem implementar políticas públicas que auxiliem este processo.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                epsic
                Estudos de Psicologia (Natal)
                Estud. psicol. (Natal)
                Programa de Pós-graduação em Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal, RN, Brazil )
                1413-294X
                1678-4669
                September 2018
                : 23
                : 3
                : 248-258
                Affiliations
                [02] orgnameUniversidade Federal de São João del Rei
                [03] orgnameUniversidade Federal de São João del Rei
                [01] orgnamePrefeitura Municipal de São João del Rei
                Article
                S1413-294X2018000300005
                10.22491/1678-4669.20180024
                932a84a4-f75d-4113-9e3b-0a8440a259b0

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 21 September 2018
                : 27 September 2017
                : 18 September 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 37, Pages: 11
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Psicologia Social do Trabalho

                inclusão,socialização,deficiência,inclusion,barriers,socialization,disability,inclusión,barreras,socialización,deficiencia,barreiras

                Comments

                Comment on this article