18
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Prevalência de quedas em idosos cadastrados em um Centro de Saúde de Belo Horizonte-MG Translated title: Prevalence of falls in older adults enrolled in a Health Center of Belo Horizonte-MG Translated title: Prevalencia de caídas en ancianos inscritos en un Centro de Salud de Belo Horizonte-MG

      research-article

      Read this article at

      ScienceOpenPublisher
      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A queda é utilizada como indicador de qualidade em serviços especializados no cuidado de idosos, sendo também considerado importante indicador de qualidade de vida de idosos em todos os ambientes. Realizou-se um estudo de corte transversal de 108 idosos cadastrados no Programa de Saúde da Família, em um Centro de Saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais, com o objetivo de determinar a ocorrência de quedas nessa clientela, associando-as a algumas variáveis. Os dados foram coletados em prontuários e em visitas domiciliares por meio de entrevista estruturada, com instrumento específico. Observou-se que 64 (59,3%) dos pacientes idosos já haviam sofrido quedas, havendo relação estatisticamente significativa (p=0,01) entre capacidade cognitiva dos idosos e ocorrência das quedas. Recomenda-se o cuidado de enfermagem na identificação precoce dos idosos com maior chance de sofrerem quedas, especialmente daqueles que, além do risco de queda, apresentam risco aumentado de sofrer lesões graves decorrentes da mesma.

          Translated abstract

          Fall is used as an indicator of quality in healthcare institutions specialized in elderly care and is also considered an important indicator of quality of life of seniors in all environments. This is a cross-sectional study with a convenience sample of 108 elderlies enrolled at a Health Center, in Belo Horizonte, Minas Gerais, in order to determine the occurrence of falls in elderly people and also look for its association with some variables. Data were collected from clinical records and interviews during home healthcare visits using a structured and specific instrument. It was found that 64 (59.3%) of the elderly patients have already suffered falls, and a significant statistical relationship (p=0.01) between the elderly cognitive ability and the occurrence of the falls. It is recommended that nursing care focuses in the early identification of the elderlies that are more likely to suffer falls, especially those who, in addition to the risk of falling are at increased risk of suffering serious injury originated from the falls.

          Translated abstract

          La caída se utiliza como indicador de la calidad de los servicios especializados en el cuidado de los ancianos, y también se considera un indicador importante de la calidad de vida de las personas mayores en todos los ambientes. Se realizó un estudio transversal con 108 ancianos inscritos en el Programa Salud de la Familia de un Centro de Salud, en Belo Horizonte, Minas Gerais, con el fin de determinar la incidencia de caídas en esta clientela, vinculándolas a algunas variables. Los datos se obtuvieron de los registros médicos y visitas a domicilio mediante entrevista estructurada, con uso de un instrumento específico. Se observó que 64 (59,3%) de los ancianos ya había sufrido caídas, y una relación estadísticamente significativa (p = 0,01) entre la capacidad cognitiva de los ancianos y las caídas. Se recomienda la identificación temprana de las personas mayores más propensas a sufrir caídas, especialmente aquellas que, además del riesgo de caídas, tienen un mayor riesgo de sufrir lesiones graves derivados de las mismas.

          Related collections

          Most cited references22

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O Mini-Exame do Estado Mental em uma população geral: impacto da escolaridade

          O Mini-Exame do Estado Mental (MEM) foi aplicado em 530 indivíduos, classificados segundo suas idades e escolaridades, para avaliarmos o desempenho dessa população de nosso meio. Constatou-se que, para essa amostra, a idade não interferiu nos escores alcançados. Entretanto, ao comparar quatro níveis de escolaridade (analfabetos, baixa, média e alta) obtivemos diferença estatística significante (p<0,0001) entre os escores, exceto para os indivíduos de baixa e média escolaridade quando comparados entre si. Foram estipulados valores de corte para cada grupo, tomando-se como referência o percentil 5% da porção inferior da curva de distribuição dos valores dos escores. Estes foram: 13 para analfabetos, 18 para baixa e média e 26 para alta escolaridade. Comparando-se estes resultados aos obtidos com o MEM em 94 indivíduos com déficits cognitivos comprovados, utilizando os níveis de corte por nós determinados encontramos: sensibilidade de 82,4% para analfabetos, 75,6% para baixa e média e 80% para alta escolaridade; e especificidade de 97,5% para analfabetos, 96,6% para baixa e média e 95,6% para alta escolaridade. Acreditamos que devam ser utilizados níveis de corte diferenciados para cada escolaridade a fim de que erros diagnósticos possam ser minimizados.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Fatores associados a quedas em uma coorte de idosos residentes na comunidade

            OBJETIVO: Identificar fatores associados a quedas e a quedas recorrentes em idosos vivendo na comunidade, determinando o risco relativo de cada fator como preditor para quedas. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de seguimento de dois anos, por meio de duas ondas de inquéritos multidimensionais domiciliares (1991/92 e 1994/95) com uma coorte de 1.667 idosos de 65 anos ou mais residentes na comunidade, município de São Paulo, SP. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado, versão brasileira do OARS: Brazilian Multidimensional Functional Assessment Questionnaire (BOMFAQ). Foi realizada uma análise de regressão logística, passo a passo, com p<0,05 e IC de 95%. RESULTADOS: Cerca de 31% dos idosos disseram ter caído no ano anterior ao primeiro inquérito; cerca de 11% afirmaram ter sofrido duas ou mais quedas. Durante o seguimento, 53,4% dos idosos não referiram quedas, 32,7% afirmaram ter sofrido queda em pelo menos um dos inquéritos e 13,9% relataram quedas em ambos os inquéritos. O modelo preditivo de quedas recorrentes foi composto das variáveis: ausência de cônjuge (OR=1,6 95% IC 1,00-2,52), não ter o hábito de ler (OR=1,5 95% IC 1,03-2,37), história de fratura (OR=4,6 95% CI 2,23-9,69), dificuldade em uma a três atividades de vida diária (OR=2,37 95% CI 1,49-3,78), dificuldade em quatro ou mais atividades de vida diária (OR=3,31 95% CI 1,58-6,93) e entre aqueles idosos com visão mais comprometida (OR=1,53 95% CI 1,00-2,34). CONCLUSÕES: O envelhecimento populacional e o aumento da expectativa de vida demandam ações preventivas e reabilitadoras no sentido de diminuir os fatores de risco para quedas, como o comprometimento da capacidade funcional, a visão deficiente e a falta de estimulação cognitiva.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Causas e conseqüências de quedas de idosos atendidos em hospital público

              OBJETIVO: Investigar a história da queda relatada por idosos, identificando fatores possivelmente relacionados, assim como local de ocorrência, causas e conseqüências. MÉTODOS: A amostra da investigação constou de 50 idosos, de ambos os sexos, com idade de 60 anos ou mais, residentes em Ribeirão Preto, SP, que haviam sido atendidos em duas unidades de um hospital público. Foram consultados prontuários e realizadas visitas domiciliares para aplicação de um questionário estruturado com perguntas abertas, fechadas e mistas relativas à queda. RESULTADOS: Os dados obtidos mostraram uma realidade que não difere substancialmente daquela encontrada em outros países. A maioria das quedas ocorreu entre idosos do sexo feminino (66%), com idade média de 76 anos, no próprio lar do idoso (66%). As causas foram principalmente relacionadas ao ambiente físico (54%), acarretando sérias conseqüências aos idosos, sendo as fraturas as mais freqüentes (64%). A queda teve grande impacto na vida do idoso no que se refere às atividades da vida diária. Provocou maior dependência para a realização de atividades como: deitar/levantar-se, caminhar em superfície plana, cortar unhas dos pés, tomar banho, caminhar fora de casa, cuidar das finanças, fazer compras, usar transporte coletivo e subir escadas. CONCLUSÕES: O estudo demonstrou que a queda ocorrida entre os idosos traz sérias conseqüências físicas, psicológicas e sociais, reforçando a necessidade de prevenção da queda, garantindo ao idoso melhor qualidade de vida, autonomia e independência.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reben
                Revista Brasileira de Enfermagem
                Rev. Bras. Enferm.
                Associação Brasileira de Enfermagem (Brasília, DF, Brazil )
                0034-7167
                1984-0446
                April 2013
                : 66
                : 2
                : 234-240
                Affiliations
                [01] Belo Horizonte MG orgnameUniversidade Federal de Minas Gerais orgdiv1Escola de Enfermagem orgdiv2Departamento de Enfermagem Básica Brasil
                Article
                S0034-71672013000200013 S0034-7167(13)06600200013
                10.1590/S0034-71672013000200013
                969d8da9-4ef2-45af-96cf-bf7a0f29f711

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 05 July 2011
                : 15 April 2013
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 22, Pages: 7
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Pesquisa

                Diagnóstico de Enfermagem,Accidental Falls,Elderly,Nursing Diagnoses,Enfermería,Las Caídas Accidentales,Ancianos,Diagnóstico de Enfermería,Enfermagem,Acidentes por Quedas,Idoso,Nursing

                Comments

                Comment on this article

                scite_

                Similar content257

                Cited by9

                Most referenced authors309