13
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Biometric and Physiological Quality of Bracatinga Seeds From Different Mother Trees

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Mimosa scabrella Bentham (bracatinga) is a prominent forest species in the south of the country, due mainly to the high rate of increase, rapid development cycle, and to enable multiple uses of wood production, both for firewood and for more noble purposes. The aim of this work was to estimate the physiological variation among 40 mother trees, based on germinative and biometric characterization of seeds and seedlings. Biometric traits were determined for the size and the fresh mass of 100 seeds, percentage of germination and normal seedlings, germination velocity index, daily mean germination, length, and dry mass of seedlings. Means were compared by the Scott-Knott test at 1% probability and estimates of Pearson correlation coefficients were obtained between all traits. The results indicate the existence of significant variation between arrays of same or different origin for both the biometric features as those from the germination test. The physiological quality of the seeds showed no direct relation to its size.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Parâmetros biométricos de fruto, endocarpo e semente de butiazeiro

          O butiazeiro (Butia capitata (Mart.) Becc.) ocorre naturalmente no sul do Brasil. Esta espécie possui potenciais ecológicos, ornamentais e industriais escassamente explorados. Informações sobre variações biométricas de tamanho e peso de frutos e sementes, bem como sua correlação, podem fornecer subsídios para seleção de sementes com maior potencial de germinação e vigor. Os objetivos deste trabalho foram determinar as variações de tamanho e peso de frutos, endocarpos e sementes botânicas de butiazeiro e suas correlações. Foi possível observar a existência de alta correlação, linear e positiva entre o peso e o tamanho de frutos e endocarpos. As sementes de maior peso foram encontradas nos endocarpos que continham duas unidades.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Caracterização da germinação e morfologia de frutos, sementes e plântulas de Dalbergia cearensis Ducke (pau-violeta) - Fabaceae

            Este estudo teve como objetivo descrever e ilustrar as características morfológicas de frutos, sementes, fases iniciais da germinação e plântulas de Dalbergia cearensis aos 28 dias após semeadura. O fruto, sustentado por estipe de 3 a 5 mm, é seco, indeiscente, do tipo sâmara, oblongo, de ápice e base agudos, monospérmico, plano, com núcleo seminífero central, pericarpo tênue, aliforme, levemente reticulado. A Semente é exalbuminosa, oblonga, achatada, reniforme, com testa lisa, opaca, apresentando, quando madura, coloração acastanhada de tonalidade clara. A germinação é do tipo epígea com o tegumento aderido aos cotilédones na fase inicial do crescimento da plântula e tem início a partir do terceiro dia após a semeadura, em condições de laboratório. Verificou-se um percentual médio de germinação de 70%, aos 14 dias. Aos 28 dias de semeadura a plântula apresenta sistema radicular axial, raiz principal pivotante longa com 231,54 mm de comprimento, cilíndrica, flexível, branco-amarelada. As plântulas são classificadas no tipo morfofuncional fanero-epígeo-armazenador (PER).
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Biometria de frutos e sementes de Melanoxylon brauna Schott. (Fabaceae-Caesalpinioideae)

              Conduziu-se este trabalho, com os objetivos de estudar as características biométricas e físicas dos frutos e sementes de Melanoxylon brauna e estabelecer estimativas de correlação entre as variáveis. Os frutos maduros de Melanoxylon brauna foram coletados em cinco árvores, no município de Leopoldina (MG). Mediu-se o comprimento (CF), a largura (LF) e a espessura (EF) dos frutos nas duas extremidades e uma na parte mediana. Quantificaram-se as massas de matéria fresca (MMF), o número de estruturas membranosas (EM/F) e de estruturas membranosas vazias por fruto (EMV/F). As sementes foram classificadas como normais (SN), danificadas por insetos (SDI) e malformadas (SMF). Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, de ajuste de distribuições estatísticas, de análise de correlação e de análise de regressão. A função-densidade de probabilidade Weibull foi ajustada para as características dos frutos e das sementes. As características biométricas das sementes variam menos do que a dos frutos. Houve correlações positivas significativas do comprimento do fruto com as estruturas membranosas por fruto, da massa da matéria fresca do fruto com estruturas membranosas por fruto e da massa da matéria fresca com o número de sementes normais. Além do comprimento do fruto com o número de sementes normais por fruto. A largura do fruto com as estruturas membranosas por fruto e, com sementes malformadas por fruto, apresentaram correlações negativas e significativas.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                floram
                Floresta e Ambiente
                Floresta Ambient.
                Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica, RJ, Brazil )
                1415-0980
                2179-8087
                December 2018
                : 26
                : 1
                : e20160359
                Affiliations
                [01] Pelotas Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Pelotas Brazil
                [02] Lages Santa Catarina orgnameUniversidade do Estado de Santa Catarina Brazil
                Article
                S2179-80872019000100108
                10.1590/2179-8087.035916
                9794b880-8b83-4eac-bc39-a7101182a173

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 25 June 2016
                : 03 July 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 26, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Original Articles

                bracatinga,physiological potential,forest seeds
                bracatinga, physiological potential, forest seeds

                Comments

                Comment on this article