16
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO ACOLHIMENTO COM CLASSIFICAÇÃO DE RISCO: UM ESTUDO DE METASSÍNTESE Translated title: ACTUACIÓN DEL ENFERMERO EN LA ACOGIDA CON CLASIFICACIÓN DE RIESGO: UN ESTUDIO DE METASÍNTESIS Translated title: NURSE’S PRACTICE IN WELCOMING WITH RISK CLASSIFICATION: A META-SYNTHESIS STUDY

      review-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Estudo que teve como objetivo analisar, por meio de metassíntese, a atuação do enfermeiro no Acolhimento com Classificação de Risco (ACCR) em Serviço Hospitalar de Emergência (SHE). Na etapa de Revisão Sistemática da Literatura, foram selecionados 11 artigos científicos para compor a metassíntese. A análise dos dados primários possibilitou o agrupamento de dois valores-síntese: a atuação do enfermeiro na fase de implantação do ACCR em SHE e a atuação do enfermeiro na fase de operacionalização do ACCR em SHE. Foi possível reconhecer o enfermeiro como protagonista na fase de implantação do dispositivo estudado, pelo impacto que suas ações exercem para o sucesso desta etapa. Apesar de importante, a atuação desse profissional na operacionalização do ACCR não é totalmente clara porque a classificação de risco também é, por vezes, realizada por profissionais de enfermagem de nível médio e isso, diverge com o que é preconizado pelo Ministério da Saúde.

          Translated abstract

          RESUMEN Estudio que tuvo como objetivo analizar, por medio de la metasíntesis, la actuación del enfermero en la Acogida con Clasificación de Riesgo (ACCR) en Servicio Hospitalario de Urgencias (SHU). En la etapa de Revisión Sistemática de la Literatura, fueron seleccionados 11 artículos científicos para componer la metasíntesis. El análisis de los datos primarios posibilitó el agrupamiento de dos valores-síntesis: la actuación del enfermero en la fase de implantación de la ACCR en SHU y la actuación del enfermero en la fase de operacionalización de la ACCR en SHU. Fue posible reconocer al enfermero como protagonista en la fase de implantación del dispositivo estudiado, por el impacto que sus acciones ejercen para el éxito de esta etapa. A pesar de importante, la actuación de este profesional en la operacionalización de la ACCR no es totalmente clara porque la clasificación de riesgo también es, por veces, realizada por profesionales de enfermería de nivel mediano y esto diverge con lo que es preconizado por el Ministerio de la Salud.

          Translated abstract

          ABSTRACT This study aimed to analyze, by means of meta-synthesis of the literature, the role of nurses in the Welcoming with Risk Classification (ACCR) in Hospital Emergency Services (SHE). In the Systematic Literature Review step, we selected nine scientific articles to compose the meta-synthesis. The analysis of primary data enabled the collation of two synthesis-values: The role of nurses in the implementation of the ACCR in SHE; and The role of the nurse in the process of operationalization of ACCR in SHE. It was possible to recognize nurses as the protagonist in the deployment of the device studied, because it is responsible for the actions of great impact to the success of this step. Although important, the performance of this professional in the operationalization of the ACCR is not entirely clear why the risk classification is also performed by nurses and mid-level it diverges is the recommended by the Health Ministry.

          Related collections

          Most cited references20

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade

          Neste ensaio busca-se aprofundar a reflexão sobre o processo de análise na pesquisa qualitativa a partir de autores referenciais e da experiência da própria autora. O texto está organizado em forma de decálogo por meio do qual é tratado o tema processualmente. A hipótese é de que uma análise para ser fidedigna precisa conter os termos estruturantes da investigação qualitativa que são os verbos: compreender e interpretar; e os substantivos: experiência, vivência, senso comum e ação social. A seguir a proposta avança por 10 passos que se iniciam na construção científica do objeto pela sua colocação no âmbito do conhecimento nacional e internacional, na elaboração de instrumentos que tornem concretos os conceitos teóricos, na execução de um trabalho de campo que envolva empaticamente o investigador no uso de vários tipos de técnicas e abordagens, tornando-o um construtor de relações, de observações e de uma narrativa em perspectiva. Por fim, a autora trata da análise propriamente dita, mostrando como o objeto, que já vem pensado em todas as etapas anteriores, deve se tornar um construto de segunda ordem, em que predomine a lógica dos atores em sua diversidade e não apenas as suas falas, dentro de uma narrativa teorizada, contextualizada, concisa e clara.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            Classificação de risco na emergência: avaliação da equipe de enfermagem

            Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa cujo objetivo foi conhecer e analisar como os profissionais de enfermagem de um serviço de emergência hospitalar avaliaram o acolhimento com classificação de risco (ACR). A coleta de dados ocorreu em abril e maio de 2010, através de entrevista semiestruturada, com 13 profissionais de enfermagem (três enfermeiras e 10 técnicos em enfermagem), do serviço de emergência de um hospital público de Santa Catarina. Para o tratamento dos dados, adotou-se o discurso do sujeito coletivo. Dos relatos surgiram dois temas: mudanças no atendimento com a implantação do ACR e dificuldades para a sua realização. Para a análise dos discursos, utilizou-se o ACR, além das referências bibliográficas consultadas. O estudo evidenciou que houve melhora no atendimento, porém a falta de referência e contrarreferência dificulta a garantia de um atendimento de qualidade aos usuários e gera insatisfação dos profissionais de enfermagem.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Acolhimento em um serviço de emergência: percepção dos usuários

              Objetivou-se compreender como os usuários de um serviço de emergência percebiam a atuação da enfermagem na realização do acolhimento. Foram realizadas entrevistas com 382 usuários do serviço, de outubro de 2008 a março de 2009. Abordaram-se, de maneira aleatória, sujeitos que haviam sido avaliados no acolhimento e encaminhados ao setor de emergência. Verificou-se que a maioria dos usuários (34,5%) referiu ter sido atendida pela equipe de enfermagem, porém menos da metade (49,2%) disse ter sido orientada por algum profissional da equipe no acolhimento. As maiores dificuldades sentidas pelos usuários referiram-se à carência de informações e de respeito no atendimento. Ressalta-se a importância de maior atuação da enfermagem no acolhimento, entendido como uma atividade não restrita à porta de entrada do serviço.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ccs
                Ciência, Cuidado & Saúde
                Ciênc. cuid. saúde
                Universidade Estadual de Maringá (Maringá, PR, Brazil )
                1677-3861
                June 2016
                : 15
                : 2
                : 374-382
                Affiliations
                [3] Maringá PR orgnameHospital Regional Universitário de Maringá orgdiv1Faculdade Uningá Brasil kellyelais@ 123456hotmail.com
                [4] Paranavaí PR orgnameUNESPAR Brasil enfunespar1982@ 123456hotmail.com
                [13] São Jorge do Ivaí PR orgnameHospital Rural João XXIII Brasil
                [1] Cascavel Paraná orgnameUniversidade Estadual do Oeste do Paraná Brazil enfjoaolcampos@ 123456yahoo.com.br
                [6] Maringá Paraná orgnameUniversidade Estadual de Maringá orgdiv1Departamento de Enfermagem Brazil lmmatsuda@ 123456uem.br
                [2] Paranavaí PR orgnameUniversidade Estadual do Noroeste do Paraná Brasil verusca.soares@ 123456gmail.com
                [5] São Jorge do Ivaí Paraná orgnameUniversidade Estadual de Maringá Brazil nadiasuzinicamillo@ 123456hotmail.com
                Article
                S1677-38612016000200374
                10.4025/cienccuidsaude.v15i2.28573
                98805604-a9a0-4f3c-bbbf-6a1e6a42e9e5

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 24 August 2015
                : 03 May 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 25, Pages: 9
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigo de Revisão

                Papel del profesional de enfermería,Serviço hospitalar de emergência,Triagem,Acolhimento,Papel do profissional de enfermagem,Emergency service hospital,Triage,User embracement,Nurse’s role,Servicio hospitalario de urgencias,Triaje,Acogida

                Comments

                Comment on this article