24
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      EpiFloripa Health Survey: the methodological and operational aspects behind the scenes Translated title: Inquérito de saúde EpiFloripa: aspectos metodológicos e operacionais dos bastidores

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          The present study aims at describing the sampling plan, operational aspects and strategies used to optimize the field work of a cross-sectional, population-based study conducted in a southern capital of Brazil. For this purpose, the sample design, data collection instrument, selection of interviewers, pilot study, data collection, field logistics, quality control, consistency control, costs, and divulgation of results are herein described. The study's response rate was 85.3%. We found that the comparison of frequency measurements with and without self-assessment had no significant impact on the estimates, and that the design effect, estimated at 2, was sufficient for most calculations. The reproducibility of the questionnaire was satisfactory, with Kappa values and intraclass correlation coefficients ranging from 0.6 to 0.9. The strategies used to overcome operational problems, such as counting of households, use of maps, questionnaire structuring, rigorous organization of the field work and monitoring of the estimates were fundamental in conducting the study.

          Translated abstract

          O estudo objetiva descrever o plano amostral, aspectos operacionais e estratégias utilizadas para otimizar o trabalho de campo de um estudo transversal de base populacional desenvolvido em uma capital do sul do Brasil. Para tal, foram descritos plano amostral, instrumento de coleta, seleção de entrevistadoras, estudo piloto, coleta de dados e logística de campo, controle de qualidade, controle de consistência, custos e divulgação dos resultados. A taxa de resposta do estudo foi de 85,3%. Foi verificado que a comparação de medidas de frequência com e sem ponderação não teve impacto importante nas estimativas e que o efeito de delineamento, estimado em 2, foi suficiente para a maior parte dos cálculos. A reprodutibilidade do questionário foi satisfatória, com valores de Kappa e coeficiente de correlação intraclasse variando entre 0,6 a 0,9. As estratégias utilizadas para transpor problemas operacionais, como contagem dos domicílios, uso de mapas, estruturação do questionário, organização rigorosa do campo e acompanhamento das estimativas foram fundamentais para a condução do estudo.

          Related collections

          Most cited references33

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Vigitel Brasil 2007, Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico

          (2012)
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Informações em saúde: a importância dos inquéritos populacionais

            Partindo-se do suposto de que as estatísticas de saúde devem compor um conjunto organizado de dados provenientes dos registros civil, da produção de serviços, das bases de dados de morbi-mortalidade, procura-se enfatizar a necessidade de coletar dados sobre saúde e uso de serviços de saúde, que só podem ser gerados por inquéritos populacionais periódicos, complementando dessa forma as deficiências das informações para monitorar e avaliar as condições de saúde e o desempenho do sistema de saúde brasileiro. Faz-se uma apresentação dos inquéritos desenvolvidos em alguns países, seus enfoques principais e as limitações mais gerais. Finalmente, apresenta-se a produção mais recente de documentos e revisões internacionais sobre os mecanismos que vêm sendo utilizados em outros países para a formulação de uma política de informação em saúde como parte da agenda da reforma do setor saúde, que poderiam de certa forma apontar para alguns caminhos no caso brasileiro.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Atlas do desenvolvimento humano do Brasil

              (2003)
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rbepid
                Revista Brasileira de Epidemiologia
                Rev. bras. epidemiol.
                Associação Brasileira de Pós -Graduação em Saúde Coletiva (São Paulo )
                1415-790X
                March 2014
                : 17
                : 1
                : 147-162
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal de Santa Catarina Brazil
                [2 ] Universidade Federal de Pelotas Brazil
                [3 ] Universidade de São Paulo Brazil
                Article
                S1415-790X2014000100147
                10.1590/1415-790X201400010012ENG
                9d558376-642a-4916-b1df-c0ce805864fe

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_serial&pid=1415-790X&lng=en
                Categories
                Health Policy & Services

                Public health
                Cluster sampling,Estudos transversais,Informações em saúde,Planos complexos de amostragem,Inquéritos epidemiológicos,Coleta de dados,Amostragem por conglomerados,Cross-sectional studies,Health surveys,Data collection

                Comments

                Comment on this article