13
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Adubação nitrogenada e estações anuais na produção de capins irrigados no leste mineiro sob corte Translated title: Nitrogen fertilization and annual seasons in the yield irrigated grasses in the Brazil under cut

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Objetivou-se avaliar a produtividade de matéria seca e o teor de matéria seca em seis gramíneas irrigadas sob efeito de diferentes doses nitrogenadas e estações do ano. O experimento foi conduzido em esquema de parcelas sub-subdivididas, tendo nas parcelas seis gramíneas (Xaraés, Mombaça, Tanzânia, Pioneiro, Marandu e Estrela), na sub-parcela quatro doses de nitrogênio (100; 300; 500 e 700kg ha-1 ano-1) e nas sub-subparcelas as estações do ano (outono/inverno e primavera/verão) no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. As gramíneas avaliadas apresentaram valores diferentes de produtividade de massa seca e teor de massa seca. No caso das gramíneas da espécie Urochroa brizantha, o Xaraés apresentou maior produtividade de massa seca que o Marandu. O fator temperatura foi o responsável pelas diferenças encontradas entre estações. A adubação nitrogenada dependeu da estação e da gramínea para conferir efeito na produtividade de massa seca. O capim-pioneiro apresentou menor teor de massa seca e juntamente com Xaraés possuem maior produtividade de massa seca. A estação primavera/verão proporcionou maior produtividade e teor de massa seca nas gramíneas avaliadas. A adubação nitrogenada aumentou linearmente o teor de massa seca. Esse mesmo fator aumentou linearmente a produtividade do capim-pioneiro, porém não afetou os capins Marandu e Estrela.

          Translated abstract

          It was aimed to evaluate the dry matter yield and dry matter percentage of six irrigated grasses under different nitrogen levels and annual seasons. The experiment was conducted in a split split plot design, tends six grasses (Xaraes, Mombaça, Tanzania, Pioneiro, Marandu and Estrela) in the plots, four nitrogen levels (100; 300; 500 and700kg ha-1 ano-1) in the split plots and annual seasons (autumn/winter and spring/summer) in the split split plots, in a completely randomized block, with four repetitions. The appraised grasses presented values different from dry matter yield and dry matter percentage. In the case of the grasses of the Urochroa brizantha species, Xaraes presented larger dry matter yield that Marandu grass. The factor temperature was the responsible for the differences among annual seasons. The nitrogen fertilization depended on the annual season and grasses to check effect in the dry matter yield. The Pioneiro grass presents smaller dry matter percentage and together with Xaraes they possess larger dry matter yield. The spring/summer season provides larger dry matter yield and dry matter percentage in the grasses. The nitrogen fertilization increases dry matter percentage lineally. That same factor increases the Pioneiro's yield lineally; even so it doesn't affect the Marandu and Estrela grasses.

          Related collections

          Most cited references40

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

          (2005)
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Acúmulo de forragem em pastos de Brachiaria decumbens adubados com nitrogênio

            A dinâmica de crescimento de plantas forrageiras tem sido foco de estudo nos últimos anos, visando aprimorar o conhecimento do processo de produção de forragem em pastagens. O objetivo deste trabalho foi avaliar o acúmulo de forragem em pastos de Brachiaria decumbens Stapf. adubados com nitrogênio e submetidos a uma mesma intensidade de pastejo. Os tratamentos consistiram de 75, 150, 225 e 300 kg ha-1 ano-1 de N, aplicados antes do início das avaliações experimentais, as quais foram realizadas durante as estações de verão, outono, inverno e primavera de 2002. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos completos casualizados com duas repetições. O capim-braquiária apresentou incremento de produção de matéria seca proporcional às doses de nitrogênio. Observaram-se maiores valores de taxa de acúmulo de folha, colmo e forragem nas estações primavera-verão e valores menores no inverno. As variações nas condições climáticas com as estações do ano alteraram as taxas de acúmulo de folha e colmo, senescência e de produção de forragem em Brachiaria decumbens.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Características morfogênicas e estruturais do capim-marandu submetido a combinações de alturas e intervalos de corte

              Desenvolveu-se este estudo com o objetivo de avaliar o acúmulo de forragem e as características morfogênicas e estruturais do capim-marandu submetido a combinações de alturas e intervalos de corte. O experimento foi realizado no período de agosto de 2003 a abril de 2004. Os tratamentos corresponderam a combinações entre duas alturas (15 e 30 cm) e três intervalos de corte (tempo correspondente para o aparecimento de três, quatro e cinco folhas por perfilho) e foram alocados às unidades experimentais em arranjo fatorial 2 × 3 e delineamento de blocos completos casualizados com três repetições. Foram avaliados o acúmulo total de forragem, o acúmulo de lâminas foliares, colmos e material morto, as variáveis morfogênicas e as estruturais, assim como a altura do dossel no pré-corte e a duração do período de rebrotação. O corte a 15 cm resultou em menor período de rebrotação, altura pré-corte, alongamento de colmo e tamanho final da folha e maior densidade populacional de perfilhos em comparação ao corte a 30 cm. O intervalo de corte correspondente ao aparecimento de cinco folhas por perfilho resultou em maiores alturas pré-corte, taxas de alongamento de folhas, tamanho final das folhas e acúmulo de colmos e em menor densidade populacional de perfilhos em comparação aos intervalos correspondentes a três e quatro folhas surgidas por perfilho. A maior eficiência de utilização dos pastos de capim-marandu foi alcançada com cortes a 15 cm. Pastos manejados com intervalo de corte correspondente a três folhas surgidas por perfilho, independentemente da altura de corte avaliada, acumulam elevada quantidade de folhas, componente altamente desejável para alimentação animal.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rbspa
                Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal
                Rev. bras. saúde prod. anim.
                UFBA - Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA, Brazil )
                1519-9940
                September 2013
                : 14
                : 3
                : 413-425
                Affiliations
                [01] Viçosa Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de Viçosa orgdiv1Centro de Ciências Agrárias orgdiv2Departamento de Engenharia Agrícola Brasil
                [02] Chapadão do Sul Mato Grosso do Sul orgnameUniversidade Federal de Mato Grosso de Sul Brasil
                [03] Juiz de Fora Minas Gerais orgnameEmpresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária orgdiv1Centro Nacional de Pesquisa Gado de Leite Brasil
                Article
                S1519-99402013000300002
                10.1590/S1519-99402013000300002
                a18011d6-928f-4f10-a7b8-b51c4d0d29fe

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 20 February 2013
                : 10 September 2013
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 25, Pages: 13
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Forragicultura e Pastagens

                Cynodon nlemfuensis,Panicum maximum,Pennisetum purpureum,Urochroa brizantha,yield,produtividade

                Comments

                Comment on this article

                scite_

                Similar content612

                Cited by3

                Most referenced authors426