22
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Trabalho docente, saúde e gênero: implicações da conjuntura político-econômica na educação superior Translated title: Teaching work, health and gender: implications of the political-economic situation in higher education

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: O presente artigo é derivado da dissertação de mestrado intitulada “Trabalho docente, Saúde e Gênero: Um Estudo em uma Unidade Acadêmica de uma Universidade Federal”. O objeto de estudo trata-se de uma das categorias encontradas nos resultados da pesquisa sobre as relações entre trabalho, saúde e gênero segundo a perspectiva das docentes de uma unidade de ensino da área de saúde de uma universidade pública federal do Rio de Janeiro. Na pesquisa supracitada foram entrevistadas 13 professoras universitárias e a abordagem marxista e marxiana foi tida como referencial teórico, além disso a técnica de análise dos dados foi a hermenêutica dialética. As implicações da conjuntura política e econômica para a educação superior e seus efeitos para o trabalho docente foi recorrente no discurso das docentes e eleito para este artigo pela relevância no atual contexto político de profundas modificações no ensino superior público e no trabalho docente.

          Translated abstract

          Abstract: This article is derived from the master's thesis entitled “Teaching work, Health and Gender: A Study in an Academic Unit of a Federal University”. The object of study is one of the categories found in the results of the research on the relations between work, health and gender according to the perspective of the teachers of a teaching unit in the health area of a federal public university in Rio de Janeiro. In the aforementioned research, 13 university professors were interviewed and the Marxist and Marxian approach was taken as a theoretical framework, in addition the data analysis technique was dialectical hermeneutics. The implications of the political and economic situation for higher education and its effects on teaching work was recurrent in the speech of teachers and elected for this article due to its relevance in the current political context of profound changes in public higher education and in teaching work.

          Related collections

          Most cited references18

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Lei n. 9394 de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional

          (1996)
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Entre o prazer e o sofrimento: um estudo sobre os sentidos do trabalho para professores universitários

            O mundo do trabalho tem sofrido transformações nas últimas décadas, provocando uma precarização e flexibilização no trabalho. Isso se reflete no trabalho docente, com contratos flexíveis, maior intensificação da carga de trabalho e exigência de polivalência. Nesse contexto, realizou‑se a pesquisa com objetivo de compreender os sentidos de prazer e sofrimento no trabalho, atribuídos por professores de universidades comunitárias. Entrevistaram-se oito docentes e foi realizada a análise qualitativa de seu conteúdo. Os resultados apontam que as mudanças na esfera do trabalho docente trazem implicações para as significações deste. Predominam vivências relacionadas ao sofrimento no trabalho, associadas à elevada carga de trabalho, que gera exaustão física e mental, e à insegurança quanto ao contrato de trabalho. Contudo, vivências de prazer foram apontadas pelos participantes da pesquisa, especialmente as associadas à identidade de ser professor e ao reconhecimento do trabalho.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A nova organização do trabalho na universidade pública: consequências coletivas da precarização na saúde dos docentes

              Resumo Este artigo tem como principal objetivo analisar a nova organização do trabalho dos professores universitários, estabelecendo uma relação com o panorama de saúde desses trabalhadores. Parte-se do pressuposto segundo o qual a precarização do trabalho nas universidades públicas vem gerando repercussões na saúde dos docentes da educação superior. Realizou-se um estudo qualitativo de caráter exploratório por meio de pesquisa bibliográfica em bases de dados indexadas. Como método de análise, lançou-se mão da analise temática, chegando a quatro categorias empíricas, sendo elas: precarização do trabalho docente; intensificação laboral; aspectos da organização do trabalho docente em universidade; e dados sobre a saúde dos docentes universitários. Verificou-se, na literatura, que prepondera no cenário das universidades o uso de fortes pressões organizacionais e como consequência produz-se a intensificação do trabalho, com destaque para a questão do aumento da exigência de produtividade acadêmica. Constatou-se, ainda, que o tema da sobrecarga de trabalho do professor é recorrente e prevalece a ideia de menor disponibilidade de tempo para o lazer. Além disso, confirmou-se o imperativo da resistência coletiva organizada de maneira a se modificar o quadro de precarização do trabalho do professor.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rk
                Revista Katálysis
                Rev. katálysis
                Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC, Brazil )
                1982-0259
                August 2021
                : 24
                : 2
                : 310-320
                Affiliations
                [02] Niterói Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal Fluminense orgdiv1Instituto de Saúde Coletiva Brazil
                [01] Rio de Janeiro Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal Fluminense orgdiv1Instituto de Saúde Coletiva Brazil
                Article
                S1414-49802021000200310 S1414-4980(21)02400200310
                10.1590/1982-0259.2021.e77246
                a1a2ffa2-2a97-4d1f-b148-087860af15c7

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 18 September 2020
                : 15 December 2020
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 20, Pages: 11
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                ESPAÇO TEMÁTICO: VIOLÊNCIA, SAÚDE E CLASSES SOCIAIS

                Trabalho docente,Gênero. Saúde do Trabalhador,Conjuntura político e econômica,Teaching work,Gender,Worker's health,Political and economic situation

                Comments

                Comment on this article