Blog
About

  • Record: found
  • Abstract: found
  • Article: not found
Is Open Access

Prevalência de incapacidade funcional e dependência em idosos atendidos em um centro de saúde-escola da Universidade de São Paulo Translated title: Prevalencia de la incapacidad funcional y dependencia en ancianos atendidos en un centro de salud-escuela de la universidadE de sÃO paulo Translated title: Prevalence of functional disability and dependence in older adults treated at a school-health center of the são paulo university

Read this article at

ScienceOpen
Bookmark
      There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

      Abstract

      O conhecimento das condições de vida e saúde relacionadas à capacidade funcional de idosos pode subsidiar as proposições de intervenções para essa população. Foram objetivos do estudo descrever o perfil sociodemográfico de idosos atendidos em um serviço ambulatorial de geriatria, estimar a prevalência da incapacidade funcional e analisar as características a ela associadas. Estudo observacional, transversal, em que a população foi constituída por amostra aleatória de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos atendidas em um centro de saúde-escola, localizado no município de São Paulo. A caracterização sócio-demográfica foi realizada mediante o uso de instrumento específico. A capacidade funcional foi avaliada por meio do Índice de Barthel; aplicou-se análise bivariada. Os idosos da faixa etária mais elevada apresentaram uma maior prevalência de incapacidade funcional. Conclui-se que a capacidade funcional do idoso é influenciada por seu perfil sociodemográfico e não somente por patologias e/ou deficiências.

      Translated abstract

      El conocimiento de las condiciones de vida y salud relacionadas a la capacidad funcional de ancianos puede subsidiar las propuestas de intervenciones para esta población. Fueron objetivos del estudio describir el perfil socio-demográfico de los ancianos atendidos en un servicio ambulatorio de geriatría, estimar la prevalencia de incapacidad funcional y analizar las características asociadas a ella. Estudio observacional, transversal, en el cual la población fue constituida por muestra aleatoria de personas con edad igual o superior a 60 años atendidas en un centro de salud-escuela, ubicado en el municipio de San Paulo. La caracterización socio-demográfica fue realizada por medio del Índice de Barthel, se aplicó análisis bivariado. Los ancianos de la faja etaria más elevada presentaron una mayor prevalencia de incapacidad funcional. Se concluye que la capacidad funcional del anciano es influenciada por su perfil socio-demográfico y no sólo por patologías y/o deficiencias.

      Translated abstract

      The knowledge of living and health conditions related to the elders' functional ability can support the propositions for interventions for this population group. The objectives were to describe the socio-demographic profile of elderly in a geriatrics ambulatory, to estimate the prevalence of functional disability and analyze the characteristics associated with it. It was an observational study, cross-sectional, in which the population was composed of a random sample of people aged equally or more than 60 years, treated at an academic affiliated health center located in São Paulo. The socio-demographic characteristics were accomplished by the use of a specific instrument. The Functional ability was assessed using the Barthel Index. Bivariate analysis was applied. As results, it was found that the elders of the higher age group had a higher prevalence of disability. The functional ability of the elderly is influenced by their sociodemographic profile and not only by diseases and / or disabilities.

      Related collections

      Most cited references 22

      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Fatores determinantes do envelhecimento saudável em idosos residentes em centro urbano: Projeto Epidoso, São Paulo

       Luiz Ramos (2003)
      Com o envelhecimento populacional, temos um aumento da prevalência de doenças crônicas e incapacitantes e uma mudança de paradigma na saúde pública. As doenças diagnosticadas num indivíduo idoso geralmente não admitem cura e, se não forem devidamente tratadas e acompanhadas ao longo dos anos, tendem a apresentar complicações e seqüelas que comprometem a independência e a autonomia do paciente. A saúde não é mais medida pela presença ou não de doenças, e sim pelo grau de preservação da capacidade funcional. Quais os fatores que determinam um envelhecimento saudável, com boa capacidade funcional, e quais os fatores que aumentam o risco de morte e incapacidade são questões que terão que ser respondidas por inquéritos longitudinais que incluam a população idosa residente na comunidade. Este artigo apresenta dados do primeiro inquérito populacional de seguimento com idosos na comunidade no Brasil ­ Projeto Epidoso, em curso desde 1991 na cidade de São Paulo. São discutidas as características sócio-demográficas, clínicas e funcionais de uma coorte de idosos, com análise de risco para morte e incapacidade e considerações sobre as implicações para o planejamento em saúde.
        Bookmark
        • Record: found
        • Abstract: not found
        • Article: not found

        Predictors of successful aging: a twelve-year study of Manitoba elderly.

         B Havens,  N P Roos (1991)
          Bookmark
          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Validação e adaptação cultural para a língua portuguesa de escalas de avaliação funcional em doenças cerebrovasculares uma tentativa de padronização emelhora da qualidade de vida

            Bookmark

            Author and article information

            Affiliations
            [1 ] Universidade de São Paulo
            [2 ] Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo
            [3 ] Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
            [4 ] EEUSP
            Contributors
            Role: ND
            Role: ND
            Role: ND
            Role: ND
            Journal
            ce
            Cogitare Enfermagem
            Cogitare enferm.
            Universidade Federal do Paraná
            1414-8536
            March 2010
            : 15
            : 1
            : 12-18
            S1414-85362010000100002

            This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

            Product
            Product Information: SciELO RevOdonto

            Comments

            Comment on this article