Blog
About

4
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Satisfação conjugal: revisão integrativa da literatura científica nacional Translated title: Marital satisfaction: integrative review of national scientific literature

      Read this article at

      ScienceOpenPublisher
      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este estudo tem por objetivo apresentar uma revisão integrativa acerca do construto 'satisfação conjugal'. A partir das bases de dados LILACS e SciELO (1970-2008), foram recuperados e analisados 10 trabalhos. A maioria trata da definição de conceitos (e.g., ajustamento, qualidade) relacionados ao tema. Encontram-se investigações em diferentes contextos de casais e de construção de instrumentos de mensuração. Os estudos revelam que o relacionamento conjugal está positivamente associado à saúde e à qualidade de vida, principalmente nos anos de maturidade e velhice, embora seja apontada a necessidade de um maior número de estudos sistemáticos no contexto brasileiro.

          Translated abstract

          This study aims to present an integrative review of the construct 'marital satisfaction'. Ten studies, recovered from LILACS and SciELO databases (1970-2008), were analyzed. Most of the studies deal with the definition of concepts (e.g., adjustment, quality) related to the subject. There are investigations in different couple contexts and of construction of measurement instruments. The studies show that the marital relationship is positively associated with health and quality of life, especially in the maturity and oldness. Further systematic studies in the Brazilian context are needed.

          Related collections

          Most cited references 33

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Casamento contemporâneo: o difícil convívio da individualidade com a conjugalidade

          Na discussão sobre casamento contemporâneo várias questões são desenvolvidas. Ressaltam-se a relevância institucional do casamento e o papel que ele desempenha para os indivíduos como instrumento de construção nômica. Descreve-se como o casal contemporâneo é confrontado por duas forças paradoxais, ou seja, pelas tensões entre individualidade e conjugalidade. Aborda-se o tema da manifestação da aliança e da sexualidade no casamento e no recasamento contemporâneo. Discute-se a questão da separação conjugal e suas conseqüências para os membros do casal e da família. Descrevem-se as características da família recasada e suas possibilidades de interação funcional. Enfatiza-se a importância da relação conjugal para o desenvolvimento emocional dos filhos. E, finalmente, ressalta-se que o compromisso da terapia de casal não é com a manutenção ou a ruptura do casamento, mas com a saúde emocional dos membros do casal e da família.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Separação: o doloroso processo de dissolução da conjugalidade

            Este estudo teve como objetivo investigar como homens e mulheres das camadas médias da população vivenciam o processo de dissolução do casamento e buscam reconstruir suas identidades individuais, após a separação conjugal. Foi realizada uma pesquisa de campo com 16 mulheres e 16 homens das camadas médias da população carioca, com idades variando de 25 a 35 anos (1ª faixa etária) e de 45 a 55 anos (2ª faixa etária), separados legalmente ou não do primeiro casamento e que ainda não estavam recasados. Os dados foram levantados através de entrevistas semi-estruturadas. Não foram encontradas diferenças relevantes entre os dois grupos etários, entretanto foram constatadas diferenças entre as vivências masculinas e femininas em relação às seguintes categorias de análise: desejo de separação, decisão de separação, processo de separação e reconstrução da identidade individual.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica

              Falar sobre a família como foco de intervenção exige aprofundar a discussão sobre o que é uma família e como ela pode servir ou não de recurso em programas de intervenção; exige também problematizar um elemento básico do processo de intervenção: a comunicação entre técnicos que atuam na intervenção e a população-alvo. Assim, neste trabalho, sugere-se, num primeiro momento, algumas pistas analíticas que podem ajudar o técnico a perceber dinâmicas familiares em grupos populares do Brasil. Descobrimos assim que, da perspectiva espacial, redes de parentesco se estendem além do grupo consangüíneo e da unidade doméstica para esferas mais amplas. Da perspectiva temporal, as pessoas se inserem em uma sucessão de gerações, possibilitando projeções para o futuro ou resgates de elementos do passado. Passa-se então a considerar a contribuição específica de uma teoria da prática e as implicações metodológicas de uma análise centrada em "modos de vida", arraigados numa situação de classe. Finalmente, comenta-se o olhar reflexivo - um elemento fundamental do processo dialógico que permite a escuta do outro em qualquer situação de intervenção. Propõe-se com essa abordagem descolonizar o olhar do técnico, propiciando uma interação dialógica capaz de reforçar, antes de reprimir, recursos tradicionais na situação em que se pretende intervir.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ptp
                Psicologia: Teoria e Pesquisa
                Psic.: Teor. e Pesq.
                Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (Brasília )
                1806-3446
                September 2010
                : 26
                : 3
                : 525-532
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal do Triângulo Mineiro Brazil
                [2 ] Universidade de São Paulo Brazil
                Article
                S0102-37722010000300015
                10.1590/S0102-37722010000300015

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                Product
                Product Information: website
                Categories
                PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY

                Comments

                Comment on this article