16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Perfil de mulheres de 40 a 49 anos cadastradas em um núcleo de saúde da família, quanto à realização do exame preventivo de Papanicolaou Translated title: Perfil de mujeres de 40 a 49 años registradas en un núcleo de salud de la familia en cuanto a la realización del examen preventivo de Papanicolaou Translated title: Pap smear realization profile of women between 40 and 49 years registered at a family health center

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Trata-se de pesquisa de abordagem descritiva, exploratória, cujo objetivo é traçar o perfil de mulheres na faixa etária de 40 a 49 anos, em um Núcleo de Saúde da Família do Município de Ribeirão Preto, segundo as variáveis: cadastro no serviço, posse de convênio e data de realização do preventivo, entre outras. Foram coletados dados dos prontuários de 213 mulheres. Utilizou-se o programa Epi Info 6.0 para digitação, análise e criação do banco de dados. Os resultados revelam que 49% das mulheres realizaram o preventivo de Papanicolaou pelo menos uma vez no período de 2000 a 2003, 54,5% não possuíam convênio de saúde e a realização do exame é maior entre essas. Concluiu-se que a organização da atenção à saúde, nos moldes da Saúde da Família, favorece a adesão ao preventivo. Recomenda-se a realização de novos estudos para se obter um perfil mais representativo da população cadastrada no serviço.

          Translated abstract

          La finalidad de esta investigación descriptiva y exploratoria es trazar el perfil de mujeres en el rango de edad de 40 a 49 años, en un núcleo de Salud de la Familia del Municipio de Ribeirão Preto, según las variables: registro en el servicio, posesión de plan de salud y data de realización del preventivo, entre otras. La recopilación de datos abarcó los registros de 213 mujeres. El programa Epi Info 6.0 fue utilizado para digitación, análisis y creación del banco de datos. Los resultados revelan que el 49% de las mujeres realizó el preventivo de Papanicolaou al menos una vez en el período de 2000 a 2003, el 54,5% no poseía plan de salud y la realización del examen es mayor entre estas. Se concluyó que la organización de la atención de salud, de acuerdo con el modelo de Salud de la Familia, favorece la adhesión al preventivo. Recomendamos la realización de nuevos estudios para obtener un perfil más representativo de la población registrada en el servicio.

          Translated abstract

          This descriptive and exploratory research aims to draw the profile of women between 40 and 49 years at a Family Health Center in Ribeirão Preto, Brazil, in view of the following variables: registration at the service, health insurance and smear realization date, among others. Data were collected in the patient records of 213 women. Epi Info 6.0 was used for data input and analysis and database creation. Results display that 49% of the women realized the pap smear at least once in the period from 2000 to 2003. 54.5% of them did not have a health insurance plan and smear realization rates are higher in this group. It was concluded that the organization of health care in accordance with the Family Health model favors adhesion to this preventive test. We recommend that new studies be carried out to obtain a more representative profile of the population that is registered at the service.

          Related collections

          Most cited references18

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Prevenção do câncer de colo do útero: um modelo teórico para analisar o acesso e a utilização do teste de Papanicolaou

          Vários estudos têm apontado que a permanência das altas taxas de incidência e mortalidade por câncer cérvico-uterino deve-se à baixa qualidade e cobertura do teste de Papanicolaou, principalmente em países em desenvolvimento. Pretende-se neste artigo analizar alguns pontos relacionados às medidas de prevenção e controle do câncer cervical quanto à efetividade do teste de Papanicolaou, a lógica operacional e científica por detrás das políticas públicas de prevenção ao câncer cervical e a cobertura do teste em países norte-americanos, europeus e na América Latina. Consideram-se, ainda, os modelos explicativos que estão sendo propostos para avaliar o acesso e a utilização deste serviço, a partir da análise dos fatores associados à realização do teste de Papanicolaou descritos pela literatura. Propõe-se uma nova abordagem na investigação destes fatores, buscando a integração e interlocução de outros aspectos de cunho social, cultural e organizacional na análise do acesso e da utilização deste exame, visando um planejamento mais coerente das ações de prevenção e promoção à saúde com as necessidades e direitos das mulheres.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Fatores associados à não realização de exame citopatológico de colo uterino no extremo Sul do Brasil

            A identificação precoce do câncer de colo uterino aumenta substancialmente a sua probabilidade de cura. Este estudo mediu a prevalência e identificou alguns fatores associados à não realização de exame citopatológico de colo uterino entre mulheres em idade fértil, no Município de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Utilizou-se delineamento transversal, de base populacional com amostragem sistemática por conglomerados. Aplicou-se questionário individual, padronizado mediante visita domiciliar, por entrevistadores previamente treinados. Os dados foram analisados por regressão logística obedecendo a modelo hierárquico previamente determinado. Dentre as 1.302 mulheres entrevistadas, 57% nunca se submeteram ao exame citopatológico para detecção de câncer uterino. Mulheres de cor parda ou preta, de menor idade, renda familiar e escolaridade, que estavam vivendo sem companheiros e que tiveram o primeiro parto com 25 anos ou mais de idade foram as que apresentaram as maiores razões de prevalências para a não realização deste tipo de exame. A cobertura para detecção precoce de câncer de colo uterino por meio de exame citopatológico foi muito baixa em Rio Grande. Além disso, mulheres com maior probabilidade de ter esta doença foram as que apresentaram maiores razões de prevalências à sua não realização.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Cobertura do exame citopatológico na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil

              No Brasil, a avaliação da efetividade de programas de prevenção e ações de saúde pública ainda são incipientes. Dessa forma, realizou-se um estudo transversal de base populacional envolvendo a saúde da população adulta residente na zona urbana da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil, com o objetivo de verificar a evolução nos níveis de cobertura do exame citopatológico. Investigaram-se fatores associados com a não realização do procedimento. Considerou-se exame citopatológico atualizado aquele realizado nos últimos três anos. A amostra foi constituída por 1.122 mulheres entre 20 e 69 anos, sendo que 72,2% apresentavam exame citopatológico atualizado, 16,6% atrasado e 11,2% nunca o haviam realizado. A não realização do procedimento esteve associada com baixa inserção social e idade avançada. A regressão logística destacou o efeito independente de classe social, baixa renda familiar, idade, cor da pele, estado civil e ausência de consultas médicas no último ano. Contudo, desapareceu o efeito detectado em mulheres com doenças crônicas. Comparando-se os resultados do estudo realizado em 1992 com o atual, observa-se que a cobertura do exame aumentou de 65,0% para 72,2% (1992 para 1999/2000), entretanto, não atingiu os níveis efetivos para evitar câncer de colo uterino.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rlae
                Revista Latino-Americana de Enfermagem
                Rev. Latino-Am. Enfermagem
                Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo (, SP, Brazil )
                0104-1169
                1518-8345
                April 2006
                : 14
                : 2
                : 170-174
                Affiliations
                [01] orgnameUniversidade de São Paulo orgdiv1Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
                [02] orgnameUniversidade de São Paulo orgdiv1Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
                [03] orgnameUniversidade de São Paulo orgdiv1Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto orgdiv2Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde
                Article
                S0104-11692006000200004 S0104-1169(06)01400204
                a7375f7c-f844-4ade-9eee-e60b445b9f80

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 17 September 2004
                : 21 November 2005
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 10, Pages: 5
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos Originais

                family health,neoplasmas del cuello uterino,frotis vaginal,cervix neoplasms,neoplasias do colo uterino,vaginal smears,saúde da família,salud de la familia,esfregaço vaginal

                Comments

                Comment on this article

                Similar content358

                Cited by4

                Most referenced authors98