20
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Electrical conductivity and accelerated aging in amaranth (Amaranthus crueentus L.) seeds Translated title: Condutividade elétrica e envelhecimento acelerado em sementes de amaranto (Amarantus cruentus L.)

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Abstract: The objective of this study was to determine adequate conditions of water volume, seed quantity and immersion period to perform the electrical conductivity test, and to analyze the parameters of the accelerated aging test and its correlation with the the physiological potential of amaranth seeds. Five lots of amaranth seeds (Amaranthus cruentus), cultivar BRS Alegria, were used. The initial evaluation of the quality of these lots comprehended the following tests: water content, germination, first germination count, accelerated aging (traditional method, and modified versions, using unsaturated and saturated saline solution for the periods of 24, 48 and 72 h), electrical conductivity in different periods (2, 4, 6, 8 and 24 h), different quantities of water (25, 50 and 75 mL), different seed quantities (100 and 150), and field emergence. It could be concluded that the accelerated aging test at 41 °C, for 72 h, using unsaturated NaCl solution was efficient in the classification of amaranth seed lots in levels of vigor. The electrical conductivity test performed for 8 hours with 25 mL of water and 100 seeds was efficient in the classification of amaranth seeds as to their physiological potential.

          Translated abstract

          Resumo: O presente trabalho teve o objetivo determinar as condições adequadas para condução dos testes de condutividade elétrica e de envelhecimento acelerado, e sua correlação na avaliação do potencial fisiológico de sementes de amaranto. Foram utilizados cinco lotes de sementes de amaranto (Amaranthus cruentus), cultivar BRS Alegria. A avaliação da qualidade inicial desses lotes constituiu-se na determinação do teor de água e nos testes de germinação, primeira contagem de germinação, envelhecimento acelerado tradicional e modificado (solução salina não saturada e saturada) empregando-se os períodos de 24, 48 e 72 h, condutividade elétrica em cinco períodos (2, 4, 6, 8 e 24 h), três quantidades de água (25, 50 e 75 mL) e dois números de sementes (100 e 150) e emergência em campo. Pode-se concluir que o teste de envelhecimento acelerado a 41 °C no período de 72 h com uso de solução salina não saturada de NaCl é eficiente na classificação de lotes de sementes de amaranto, em níveis de vigor. O teste de condutividade elétrica conduzido no período de oito horas com 25 mL de água e 100 sementes possibilita a classificação de lotes de sementes de amaranto quanto ao potencial fisiológico.

          Related collections

          Most cited references17

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Teste de envelhecimento acelerado em sementes de trigo

          O trigo semeado na região meridional do Brasil tem apresentado sérios problemas de qualidade da semente, sendo que na literatura não são encontrados, ainda, procedimentos padronizados para a determinação do vigor de sementes de trigo. O trabalho foi realizado com objetivo de estudar a metodologia do teste de envelhecimento acelerado para identificar níveis de vigor de lotes de sementes de trigo. Foram utilizadas sementes das cultivares CD 104 e BRS 220, representadas por cinco lotes cada. As seguintes determinações foram efetuadas: grau de umidade (estufa, 105±3 ºC, 24 h); teste de germinação (8x50 sementes, 20 ºC); emergência de plântulas em campo; envelhecimento acelerado (41 ºC / 48, 60 e 72 horas; e 43 ºC / 48 horas). A comparação de médias foi realizada pelo teste de Tukey, a 5% de probabilidade; para o estudo sobre a metodologia do teste de envelhecimento acelerado utilizou-se o coeficiente de correlação de postos de Spearman, onde se buscou obter uma medida de intensidade da associação entre os dados do teste de vigor com os dados obtidos na emergência de plântulas em campo. Pelos resultados obtidos conclui-se que o teste de envelhecimento acelerado utilizando a temperatura de 43 ºC, por 48 h fornece informações consistentes que permitem diferenciar lotes de sementes de trigo.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Teste de envelhecimento acelerado para avaliação do potencial fisiológico de sementes de rabanete

            O presente trabalho teve o objetivo de estudar procedimentos para condução do teste de envelhecimento acelerado para determinar o potencial fisiológico de sementes de rabanete. Foram utilizados seis lotes de sementes de rabanete, cultivar Vip Crimson. A avaliação inicial desses lotes consistiu na determinação do teor de água e nos testes de germinação, primeira contagem da germinação, germinação a baixa temperatura, emergência de plântulas (sob diferentes temperaturas). O experimento foi conduzido em duas etapas: na primeira, as sementes foram submetidas ao teste de envelhecimento acelerado tradicional e com uso de solução saturada de NaCl e, na segunda etapa, com uso de solução não saturada de NaCl, todos durante 48, 72 e 96h a 41ºC. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, utilizando-se na primeira etapa seis tratamentos (lotes) e na segunda etapa quatro tratamentos (lotes) com quatro repetições. Dentre os procedimentos adotados no teste de envelhecimento acelerado, os períodos de exposição de 72h a 41ºC com uso de solução saturada de NaCl e de 48h a 41ºC com uso de solução não saturada de NaCl são adequados para avaliação do potencial fisiológico de sementes de rabanete.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Parâmetros do teste de envelhecimento acelerado para determinação do vigor de sementes de feijão

              O vigor de sementes representa atributos da qualidade fisiológica não revelados pelo teste de germinação. O teste de envelhecimento acelerado é realizado em condições de elevadas temperaturas e umidade relativa do ar por períodos curtos, logo estudos a respeito da utilização de temperaturas de 43 a 45 °C e a redução do período de envelhecimento são possibilidades que merecem reflexão. No estudo foi objetivo a análise dos efeitos de temperaturas e períodos de exposição ao teste de envelhecimento acelerado para identificar o vigor de sementes de feijão e características relativas ao genótipo. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, foram utilizados 20 genótipos de feijão, sendo que as sementes foram submetidas a cinco períodos de envelhecimento acelerado (12, 24, 36, 48 e 60 h) e três temperaturas (41, 43 e 45 °C). Foram avaliados também germinação, primeira contagem de germinação, velocidade de germinação e emergência de plântulas. Os genótipos de sementes não diferiram quanto ao teste de germinação, no entanto apresentaram níveis distintos de qualidade através do teste de envelhecimento acelerado. O teste de envelhecimento acelerado é conveniente quando realizado a 41 °C/48 h e 43 °C/24 h. É possível a realização do teste de envelhecimento acelerado com utilização de temperatura superior e redução do período de exposição ao teste.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                jss
                Journal of Seed Science
                J. Seed Sci.
                ABRATES - Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes (Londrina, PR, Brazil )
                2317-1537
                2317-1545
                March 2018
                : 40
                : 1
                : 44-51
                Affiliations
                [1] Pelotas Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Pelotas orgdiv1Departamento de Ciência e Tecnologia de Sementes Brazil
                Article
                S2317-15372018000100044
                10.1590/2317-1545v40n1183116
                ab1e0bf0-9aa1-46cd-8970-a277d57b5f03

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 16 November 2017
                : 24 July 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 25, Pages: 8
                Product

                SciELO Brazil


                lixiviação de solutos,solução salina,germinação,vigor,Amaranthus cruentus,solutes leaching,NaCl solution,germination

                Comments

                Comment on this article