20
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Indicadores de atenção básica em saúde bucal: associação com as condições socioeconômicas, provisão de serviços, fluoretação de águas e a estratégia de saúde da família no Sul do Brasil Translated title: Primary dental care indicators: association with socioeconomic status, dental care, water fluoridation and Family Health Program in Southern Brazil

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Foram analisados os indicadores de saúde bucal do pacto de atenção básica do SUS (cobertura, razão de exodontias em relação aos procedimentos individuais e cobertura de procedimentos coletivos na população de até 14 anos de idade) em municípios do Sul do Brasil (n = 1159) entre 2000 e 2005. Além disso, foram testadas as associações dos indicadores com variáveis socioeconômicas, de provisão de serviços odontológicos, fluoretação de águas e cobertura da saúde bucal na estratégia de saúde da família. Associaram-se positivamente com o aumento da cobertura, o Estado (RS com a menor), população rural, IDH, número de dentistas pela população e cobertura da saúde bucal no PSF. Para razão de exodontias foram associados o Estado (SC e RS maiores), negativamente com população rural, IDH, número de dentistas pela população e cobertura da saúde bucal no PSF e positivamente o índice de Gini. Procedimentos coletivos foram associados negativamente ao índice de Gini, intensidade de indigência e razão do número de dentistas pela população e positivamente com o Estado (menor no RS), população rural, IDH e cobertura da saúde bucal no PSF.

          Translated abstract

          This paper analyzed the primary dental care indicators of the Brazilian National Health System (SUS) considering coverage of dental care, ratio between dental extraction and dental procedures, and coverage of preventive measures among children up to 14 years-old in the municipalities from the southern region of Brazil (n=1,159) between the years 2000 and 2005. In addition, the association of these indicators with socioeconomic indicators, dental care, water fluoridation and coverage of oral health care by the Family Health Program (FHP) was tested. The increase in the coverage of dental care was positively associated with the percentage of rural population, Human Development Index (HDI), number of dentists per capita, and FHP coverage. Dental extraction was negatively associated with percentage of rural population, HDI, number of dentists per capita, and FHP coverage, and positively associated with the Gini index. Preventive dental care measures were negatively associated with the Gini index, poverty and number of dentists per capita, and positively associated with the percentage of rural population, HDI, and FHP coverage.

          Related collections

          Most cited references12

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002-2003: resultados principais

          (2004)
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Desigualdades na utilização e no acesso a serviços odontológicos: uma avaliação em nível nacional

            Para avaliar a situação de utilização e acesso aos serviços de odontologia no Brasil e estudar diferenciais entre os estratos socioeconômicos, utilizaram-se dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) de 1998, realizada pelo IBGE. A análise, que levou em conta o desenho amostral, indicou um nível baixo de utilização de serviços odontológicos. Setenta e sete por cento das crianças de 0-6 anos e 4% dos adultos de 20-49 anos nunca haviam consultado um dentista. Entre estes adultos, comparando-se os 20% mais pobres com os 20% mais ricos, observou-se que o número de desassistidos era 16 vezes maior entre os primeiros. No grupo de 0-6 anos, as crianças ricas consultaram o dentista cinco vezes mais do que as pobres no ano anterior à entrevista. Cerca de 4% dos que procuraram atendimento odontológico não o obtiveram, 8% dos quais entre os mais pobres e 1% entre os mais ricos. A maioria (68%) dos atendimentos do grupo mais pobre foi financiada pelo SUS, enquanto 63% deles foram pagos pelos mais ricos. As maiores desigualdades no acesso e na utilização de serviços odontológicos foram encontradas, exatamente, nos grupos de menor acesso ou utilização. A participação do SUS nos atendimentos odontológicos é muito mais baixa do que na atenção médica.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Cárie dentária no Brasil: declínio, polarização, iniqüidade e exclusão social

              OBJETIVO: Analisar a evolução da experiência de cárie dentária entre escolares brasileiros no período de 1980 a 2003 e determinar a distribuição da cárie e o acesso dessa população ao tratamento da doença. MÉTODO: Foram utilizados dados secundários produzidos no período de 1980 a 2003, empregando o índice dentes permanentes cariados, perdidos e restaurados (CPOD). Os estudos que deram origem aos dados variaram quanto ao tipo de investigação, delineamento, plano amostral e critério diagnóstico para a doença, mas produziram estimativas nacionais consideradas válidas para os valores do índice CPOD, admitindo-se como possível a presente análise de tendência. RESULTADOS: Os valores de CPOD indicaram um nível alto de cárie dentária nos anos 1980, declinando para um nível moderado nos anos 1990. Em 2003, o valor do CPOD ainda era moderado (2,8). Entre 1980 e 2003, o declínio nos valores do CPOD foi de 61,7%. A porcentagem de escolares com CPOD igual a zero aumentou de 3,7% em 1986 para 31,1% em 2003. Por outro lado, enquanto no segmento menos atingido pela doença (CPOD de 1 a 3), o índice de cuidados aumentou de 26,3% em 1986 para 34,7% em 2003, no segmento com CPOD de 4 a 5 o índice de cuidados caiu de 50,2% em 1986 para 39,3% em 2003. No segmento com CPOD de 6 ou mais, o índice de cuidados se manteve estável (28.0%). Aproximadamente 20% da população passou a concentrar cerca de 60% da carga de doença. CONCLUSÃO: Um declínio relevante do CPOD foi observado no período do estudo, sendo a hipótese explicativa mais plausível a elevação no acesso a água e creme dental fluorados e as mudanças nos programas de saúde bucal coletiva. A despeito da melhora, a distribuição da cárie ainda é desigual. Os dentes atingidos por cárie passaram a se concentrar numa proporção menor de indivíduos. Ademais, não se alterou a proporção de dentes cariados não tratados. A redução das disparidades socioeconômicas e medidas de saúde pública dirigidas aos grupos mais vulneráveis permanecem como um desafio para todos os que formulam e implementam as políticas públicas no Brasil.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rbepid
                Revista Brasileira de Epidemiologia
                Rev. bras. epidemiol.
                Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1415-790X
                1980-5497
                March 2010
                : 13
                : 1
                : 126-138
                Affiliations
                [01] Florianópolis Santa Catarina orgnameUniversidade Federal de Santa Catarina Brazil
                Article
                S1415-790X2010000100012 S1415-790X(10)01300112
                10.1590/S1415-790X2010000100012
                af06ca0c-a417-4ebe-ab73-fa251af163f2

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 23 September 2009
                : 04 February 2010
                : 10 February 2010
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 19, Pages: 13
                Product

                SciELO Public Health

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Artigos Originais

                Avaliação de serviços,Oral Health,Social indicators,Primary health care,Indicadores sociais,Family Health Program,Saúde bucal,Services evaluation,Programa Saúde da Família,Cuidados primários de saúde

                Comments

                Comment on this article