27
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Disponibilidade de recursos dos serviços ambulatoriais do Sistema Único de Saúde destinados a pessoas vivendo com HIV em Mato Grosso, 2016 Translated title: Availability of resources in Brazilian National Health System outpatient services for people living with HIV in Mato Grosso, Brazil, 2016 Translated title: La disponibilidad de recursos de los servicios ambulatorios del Sistema Único de Salud que asisten a las personas que viven con HIV en Mato Grosso, Brasil, 2016

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Objetivo: avaliar a disponibilidade de recursos dos serviços ambulatoriais do Sistema Único de Saúde (SUS) destinados a pessoas vivendo com HIV no estado de Mato Grosso, Brasil. Métodos: trata-se de estudo avaliativo com delineamento transversal descritivo realizado em 2016; os dados foram coletados mediante aplicação do Sistema de Avaliação da Qualidade de Serviços de HIV em todos os 15 serviços ambulatoriais existentes, analisados por frequência das respostas. Resultados: cinco dos 15 serviços possuiam número suficiente de médicos; os antirretrovirais faltaram por mais de sete dias em metade dos serviços; outros medicamentos para infecções sexualmente transmissíveis, infecções oportunistas, hepatites B e C e distúrbio metabólico estavam disponíveis em menos de 1/3 dos serviços nos prazos preconizados. Conclusão: constatou-se deficiência de recursos nos serviços ambulatoriais do SUS destinados a pessoas vivendo com HIV em Mato Grosso, principalmente quanto à disponibilidade de profissionais e medicamentos.

          Translated abstract

          Abstract Objective: to evaluate the availability of Brazilian National Health System (SUS) outpatient services for people living with HIV in Mato Grosso state, Brazil. Methods: this is an evaluative study with descriptive cross-sectional design carried out in 2016; data were collected via the HIV Services Quality Assessment System in all 15 outpatient services; data were analyzed by frequency of answers. Results: five of the 15 services had a sufficient number of physicians; antirretroviral drugs were out of stock for more than seven days in half of the services; other medications for sexually transmitted infections, opportunistic infections, Hepatitis B and C, and metabolic disorders were available in less than 1/3 of the services within the recommended timeframe. Conclusion: resources were found to be deficient in services for people living with HIV in Mato Grosso, mainly regarding the availability of professionals and drugs.

          Translated abstract

          Resumen Objetivo: evaluar la disponibilidad de recursos de los servicios ambulatorios del Sistema Único de Salud (SUS) destinados a personas viviendo con VIH en el estado de Mato Grosso, Brasil. Métodos: se trata de estudio evaluativo con delineamiento transversal descriptivo realizado en 2016; los datos fueron colectados mediante la aplicación del Sistema de Evaluación de la Calidad de Servicios de VIH en los 15 servicios ambulatorios existentes. Resultados: cinco de los 15 servicios poseían suficiente número de médicos; los antirretrovirales faltaron por más de siete días en la mitad de los servicios; otros medicamentos para infecciones sexualmente transmisibles, infecciones oportunistas, Hepatitis B y C y trastorno metabólico estaban disponibles en menos de 1/3 de los servicios en los plazos preconizados. Conclusión: se constató deficiencia de recursos en los servicios destinados a personas viviendo con VIH en Mato Grosso, principalmente en cuanto a la disponibilidad de profesionales y medicamentos.

          Related collections

          Most cited references4

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Avaliação da estrutura organizacional da assistência ambulatorial em HIV/Aids no Brasil

          OBJETIVO: No contexto de acesso universal à terapia antiretroviral, os resultados do Programa de Aids dependem da qualidade do cuidado prestado. O objetivo do estudo foi avaliar a qualidade do cuidado dos serviços ambulatoriais que assistem pacientes de Aids. MÉTODOS: Estudo realizado em sete Estados brasileiros, em 2001 e 2002. Foi avaliada a qualidade do atendimento a pacientes com Aids quanto à disponibilidade de recursos e a organização do trabalho de assistência. Um questionário com 112 questões estruturadas abordando esses aspectos, foi enviado a 336 serviços. RESULTADOS: A taxa de resposta foi de 95,8% (322). Os indicadores de disponibilidade de recursos mostram uma adequação maior do que os indicadores de organização do trabalho. Não faltam antiretrovirais em 95,5% dos serviços, os exames de CD4 e Carga Viral estão disponíveis em quantidade adequada em 59 e 41% dos serviços, respectivamente. Em 90,4% dos serviços há pelo menos um profissional não médico (psicólogo, enfermeiro ou assistente social). Quanto à organização, 80% não agendavam consulta médica com hora marcada; 40,4% agendavam mais que 10 consultas médicas por período; 17% não possuíam gerentes exclusivos na assistência e 68,6% não realizavam reuniões sistemáticas de trabalho com a equipe. CONCLUSÕES: Os resultados apontam que além de garantir a distribuição mais homogênea de recursos, o programa precisa investir no treinamento e disseminação do manejo do cuidado, conforme evidenciado nos resultados da organização de trabalho.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Avaliação da qualidade da assistência no programa de AIDS: questões para a investigação em serviços de saúde no Brasil

            O artigo mostra o desenvolvimento de uma pesquisa que objetivou avaliar a qualidade da assistência ambulatorial do Programa Brasileiro de DST/ AIDS. A investigação, realizada entre 2001-2003, envolveu três projetos: uma análise do padrão tecnológico da assistência realizada em cinco serviços, uma avaliação qualitativa em 27 serviços e, finalmente, uma avaliação estruturada de 322 serviços de sete estados brasileiros. Mediante a descrição de todas as etapas dos projetos, as autoras discutem questões teóricas e metodológicas envolvidas na avaliação da assistência em programas de saúde. Discutem ainda algumas questões relacionadas à aplicabilidade e ao impacto das avaliações em serviços de saúde.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Avaliação de serviços de assistência ambulatorial em aids, Brasil: estudo comparativo 2001/2007

              OBJETIVO: Avaliar os serviços do Sistema Único de Saúde brasileiro de assistência ambulatorial a adultos vivendo com aids em 2007 e comparar com a avaliação de 2001. MÉTODOS: Os 636 serviços cadastrados no Ministério da Saúde em 2007 foram convidados a responder a um questionário previamente validado (Questionário Qualiaids) com 107 questões de múltipla escolha sobre a organização da assistência prestada. Analisaram-se as frequências das respostas de 2007 comparando-as com as obtidas em 2001 na forma de variação percentual (VP). RESULTADOS: Responderam o questionário 504 (79,2%) serviços. Cerca de 100,0% dos respondentes relataram ter pelo menos um médico, suprimento sem falhas de antirretrovirais e de exames CD4 e carga viral. Vários aspectos mostraram melhor desempenho em 2007 comparados a 2001: registro de número de faltas à consulta médica (de 18,3 para 27,0%, VP: 47,5%), agendamento de consulta em menos de 15 dias no início da terapia antirretroviral (de 55,3 para 66,2%, VP: 19,7%) e participação organizada do usuário (de 5,9 para 16,7%, VP: 183,1%). Houve manutenção de dificuldades: pequena variação na disponibilidade de exames especializados em até 15 dias, como endoscopia (31,9 para 34,5%, VP: 8,1%), e a piora de indicadores como tempo ideal de acesso a consultas especializadas (55,9 para 34,5% em cardiologia, VP negativa de 38,3%). O tempo médio despendido nas consultas médicas de seguimento manteve-se baixo: 15 minutos ou menos (52,5 para 49,5%, VP negativa de 5,8%). CONCLUSÕES: A avaliação de 2007 mostrou que os serviços contam com os recursos essenciais para a assistência ambulatorial. Houve melhoras em muitos aspectos em relação a 2001, mas persistem desafios. Pouco tempo dedicado à consulta médica pode estar vinculado ao número insuficiente de médicos e/ou à baixa capacidade de escuta e diálogo. A acessibilidade prejudicada a consultas especializadas mostra a dificuldade das infraestruturas locais do Sistema Único de Saúde.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                ress
                Epidemiologia e Serviços de Saúde
                Epidemiol. Serv. Saúde
                Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde do Brasil (Brasília, DF, Brazil )
                1679-4974
                2237-9622
                October 2018
                : 27
                : 3
                : e2017406
                Affiliations
                [1] Cuiabá Distrito Federal orgnameMinistério da Saúde orgdiv1Núcleo Estadual Brazil
                [2] Cuiabá Mato Grosso orgnameUniversidade Federal de Mato Grosso orgdiv1Instituto de Saúde Coletiva Brazil
                Article
                S2237-96222018000400312
                10.5123/s1679-49742018000300001
                30365700
                b23324c4-077f-40dd-82fc-3457caefb6ab

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 09 February 2018
                : 12 December 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 21, Pages: 0
                Product

                SciELO Public Health


                Acquired Immunodeficiency Syndrome,HIV,Health Evaluation: Epidemiology, Descriptive,Health Services Research,Síndrome da Imunodeficiência Adquirida,Avaliação em Saúde,Epidemiologia Descritiva,Pesquisa sobre Serviços de Saúde,Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida,VIH,Evaluación en Salud,Epidemiología Descriptiva, Investigación en Servicios de Salud

                Comments

                Comment on this article