20
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Uso da casuística no processo ensino-aprendizagem de bioética em saúde Translated title: Uso de la casuística en el proceso de enseñanza-aprendizaje de bioética en la salud Translated title: Use of casuistry in the process of teaching-learning of bioethics in health

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Existem vários modelos em bioética capazes de contribuir para tomada de decisão em saúde. O modelo da casuística trabalha com análise de casos reais para se tomar decisões diante de problemas bioéticos. Trata-se de estudo descritivo, qualitativo, a partir de análise temática, realizado com 16 acadêmicos da área de saúde com o objetivo de identificar suas experiências no processo de ensino-aprendizagem em bioética a partir do método de casos, fundamentado no modelo da casuística. Emergiram duas categorias: “o modelo da casuística como facilitador da formação do posicionamento ético e do processo de tomada de decisão” e “a dificuldade da aplicação prática dos paradigmas e analogias no modelo da casuística”. A partir das experiências relatadas, conclui-se que o modelo da casuística contribui significativamente para a tomada de decisão em problemas bioéticos, bem como auxilia o processo de ensino-aprendizagem de bioética durante a graduação na área da saúde.

          Translated abstract

          Resumen Hay numerosos modelos de bioética capaces de contribuir a la toma de decisiones en salud. El modelo de la casuística trabaja con el análisis de casos reales para la toma de decisiones frente a las cuestiones de bioética. Este estudio tiene como objetivo identificar las experiencias académicas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de bioética a partir del método de casos, con base en el modelo de la casuística. Se trata de estudio descriptivo y cualitativo, a partir del análisis temático, realizado con 16 académicos de la salud. Surgieron dos categorías: “el modelo de la casuística como un facilitador en la formación de la posición ética y el proceso de toma de decisiones’’ y “la dificultad de la aplicación práctica de los paradigmas y analogías en el modelo de la casuística”. A partir de los experimentos relatados, se concluye que el modelo de la muestra contribuye significativamente a la toma de decisiones en cuestiones de bioética y ayuda positivamente en el proceso de la enseñanza-aprendizaje de bioética durante la graduación en salud.

          Translated abstract

          Abstract There are several bioethical models capable of contributing to decision making in health. The casuistic model works with the analysis of real cases for decision making regarding bioethical problems. It is conducted with 16 academic scholars from the health field with the objective of identifying academic experiences in the teaching-learning process of bioethics. It uses the case method, based on the casuistic model. It is a descriptive, qualitative study using thematic analysis, where two categories emerged: “the difficulty of practical application of paradigms and analogies in the casuistic model’’ and ‘’how the casuistic model facilitates the formation of ethical positioning and the decision making process’’. From the reported experiences, it is concluded that the casuistic model significantly contributes to decision making in bioethical issues and assists in the teaching- -learning process of bioethics during undergraduate study in the health field.

          Related collections

          Most cited references22

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade

          Neste ensaio busca-se aprofundar a reflexão sobre o processo de análise na pesquisa qualitativa a partir de autores referenciais e da experiência da própria autora. O texto está organizado em forma de decálogo por meio do qual é tratado o tema processualmente. A hipótese é de que uma análise para ser fidedigna precisa conter os termos estruturantes da investigação qualitativa que são os verbos: compreender e interpretar; e os substantivos: experiência, vivência, senso comum e ação social. A seguir a proposta avança por 10 passos que se iniciam na construção científica do objeto pela sua colocação no âmbito do conhecimento nacional e internacional, na elaboração de instrumentos que tornem concretos os conceitos teóricos, na execução de um trabalho de campo que envolva empaticamente o investigador no uso de vários tipos de técnicas e abordagens, tornando-o um construtor de relações, de observações e de uma narrativa em perspectiva. Por fim, a autora trata da análise propriamente dita, mostrando como o objeto, que já vem pensado em todas as etapas anteriores, deve se tornar um construto de segunda ordem, em que predomine a lógica dos atores em sua diversidade e não apenas as suas falas, dentro de uma narrativa teorizada, contextualizada, concisa e clara.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais

            As vertiginosas transformações das sociedades contemporâneas têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à formação profissional. Este debate ganha contornos próprios no trabalho em saúde, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática, o desenvolvimento de uma visão integral do homem e a ampliação da concepção de cuidado tornam-se prementes para o adequado desempenho laboral. Com base nestas considerações, o objetivo do presente artigo é discutir as principais transformações metodológicas no processo de formação dos profissionais de saúde, com ênfase na apreciação das metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Análise de conteúdo

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                bioet
                Revista Bioética
                Rev. Bioét.
                Conselho Federal de Medicina (Brasília, DF, Brazil )
                1983-8042
                1983-8034
                April 2017
                : 25
                : 1
                : 82-88
                Affiliations
                [5] Divinópolis Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de São João del-Rei Brazil cissinhans@ 123456yahoo.com.br
                [4] Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de São João del-Rei Brazil camila.rates@ 123456yahoo.com.br
                [2] Três Lagoas Mato Grosso do Sul orgnameUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul Brazil juliana@ 123456pessalacia.com.br
                [1] Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de São João del-Rei Brazil danileite06@ 123456hotmail.com
                [6] São Paulo São Paulo orgnameUniversidade de São Paulo Brazil elma@ 123456usp.br
                [3] Minas Gerais orgnameUniversidade Federal de São João del-Rei Brazil patriciabragaenf@ 123456ig.com.br
                Article
                S1983-80422017000100082
                10.1590/1983-80422017251169
                b64c5191-06f9-407e-9fca-46a7ffc4bd39

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 07 December 2015
                : 24 November 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 22, Pages: 7
                Product

                SciELO Brazil


                Bioética,Ciencias de la salud,Toma de decisiones,Enseñanza,Materiales de enseñanza,Ciências da saúde,Tomada de decisões,Ensino,Materiais de ensino,Bioethics,Health sciences,Decision making,Teaching,Teaching materials

                Comments

                Comment on this article