16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Physical attributes of ultisol of Brazil's northeastern semiarid under organic farming of wine grapes

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          The purpose of this study was to evaluate the effects of organic farming of wine grapes under physical and chemical characteristics of Ultisol Brazil's northeastern semiarid region. The samples of soil were collected from the row and interrow of the farming and from the fallow area, at the depths of 0.0-0.10, 0.10-0.20, 0.20-0.30 and 0.30-0.60 m. The samples were collected at six and twelve months after the culture implementation to evaluate the state of aggregation, bulk density and total soil porosity, flocculation index and organic matter contents, calcium, magnesium, and sodium. The results were submitted to statistical analysis. The adoption of organic farming contributed to the soil aggregation process. The bulk density and total soil porosity did not differ significantly between the evaluations, but were within the critical limits for sandy soils. The index flocculation did not have a great influence on the aggregates formation, being this process influenced by organic matter. The period of one year was considered short to obtain conclusive results in improving the soil quality by organic farming, since there are difficulties in tropical soils in promoting significant increases in organic matter content in short time.

          Translated abstract

          O objetivo desse trabalho foi avaliar os efeitos do cultivo orgânico de videira de vinho sobre características físicas e químicas de Argissolo da região semiárida do Brasil. Foram coletadas amostras de solo na linha e entrelinha de plantio e em área de pousio nas profundidades de 0,00-0,10, 0,10-0,20, 0,20-0,30 e 0,30-0,60 m. As amostras foram coletadas aos seis e doze meses após a implantação da cultura para avaliação do estado de agregação, densidade do solo, porosidade total, índice de floculação, matéria orgânica, cálcio, magnésio e sódio. Os resultados foram submetido à análise estatística. A adoção do cultivo orgânico contribuiu para o processo de agregação do solo. A densidade do solo e a porosidade total não diferiram significativamente entre as avaliações, entretanto, encontraram-se entre os limites críticos para solos arenosos agricultáveis. A floculação das argilas, não colaborou na formação de agregados, sendo este processo influenciado principalmente pela matéria orgânica. O período de um ano foi considerado curto para obtenção de resultados conclusivos sobre a melhoria da qualidade do solo sob cultivo orgânico, tendo em vista a dificuldade de incremento de matéria orgânica em solos de regiões tropicais.

          Related collections

          Most cited references33

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Soil health and global sustainability: translating science into practice

          John Doran (2002)
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Manual de métodos em análises de solo

            (1997)
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Estabilidade dos agregados e sua relação com o teor de carbono orgânico num latossolo roxo distrófico, em função de sistemas de plantio, rotações de culturas e métodos de preparo das amostras

              O tamanho dos agregados do solo e o estado de agregação podem ser influenciados por diferentes processos de manejo e práticas culturais que alteram o teor de matéria orgânica e a atividade biológica do solo. O objetivo do trabalho foi verificar as relações entre o teor de C-orgânico e o tamanho e estabilidade dos agregados do solo em dois sistemas de plantio (convencional e direto) e três rotações de culturas (milho/trigo/milho, soja/trigo/milho e soja/trigo/soja), submetendo-se as amostras a dois processos de preparo: uso das peneiras de 4 e 8 mm antes do tamisamento úmido. O trabalho foi executado em 1990, usando-se amostras de solo, coletadas num experimento com 14 anos de duração, localizado em Londrina, PR, num Latossolo Roxo (Typic Haplorthox). As amostras de solo foram coletadas em 5 de abril de 1990, em duas profundidades: 0-10 e 10-20 cm. Os índices de agregação determinados foram: o diâmetro médio ponderado (DMP), o diâmetro médio geométrico (DMG) e o índice de estabilidade de agregados (IEA). Os resultados mostraram que o sistema de plantio direto melhorou o estado de agregação do solo com o incremento do teor de C-orgânico, sobretudo na camada de 0-10 cm, onde os valores de DMP e DMG foram significativamente superiores. A agregação tendeu a aumentar quando a sucessão de culturas incluiu espécie de relação C/N mais alta (milho). O aumento do teor de C-orgânico resultou em aumento do IEA pela diminuição de agregados das classes com diâmetro < 0,25 mm e aumento das classes de diâmetro maior. Os métodos de preparo das amostras produziram diferenças na agregação do solo, tendo o preparo com peneira 8 mm melhorado a sensibilidade para determinar o estado de agregação em função dos processos de manejo.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                aabc
                Anais da Academia Brasileira de Ciências
                An. Acad. Bras. Ciênc.
                Academia Brasileira de Ciências (Rio de Janeiro )
                1678-2690
                March 2015
                : 87
                : 1
                : 483-493
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal de Viçosa Brazil
                [2 ] Embrapa Semiárido Brazil
                [3 ] Universidade Federal do Vale do São Francisco Brazil
                [4 ] Universidade Federal da Grande Dourados Brazil
                Article
                S0001-37652015000100483
                10.1590/0001-3765201520130066
                ba024fc4-053a-475f-af82-6b561fed210e

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0001-3765&lng=en
                Categories
                MULTIDISCIPLINARY SCIENCES

                aggregate stability,organic farming,soil quality,vitiviniculture,estabilidade de agregados,cultivo orgânico,qualidade do solo,vitivinicultura

                Comments

                Comment on this article