29
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Desembaralhando: a mobile application for intervention in the problem of dyslexic children mirror writing Translated title: Desembaralhando: um aplicativo para a intervenção no problema do espelhamento de letras por crianças disléxicas

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Purpose: to present a new application for mobile devices, referred to as Desembaralhando, for intervention in the problem of dyslexic children mirror writring. Methods: the development of the application is the result of a set of clinical and speech therapy information and experiences, which points out frequency of letter mirroring as a challenging problem in children with dyslexia. The application, developed in the light of the multisensory approach, was created by a multidisciplinary team of computer scientists, a game designer and a speech therapist, in order to meet users requirements, such as appropriate fonts and colors. Results: the activities stimulate phonological awareness skills from the association between images and words, audio aids, as well as an original function that is the rotational movement of letters b/d and a/e, which facilitates the perception of the visual layout of the letters. Conclusions: guidelines such as the choice of typography and interface colors appropriate to dyslexic children are used to favor intervention, in order to minimize the difficulties of these children regarding letters mirroring.

          Translated abstract

          RESUMO Objetivo: apresentar um novo aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis, denominado Desembaralhando, para a intervenção no problema do espelhamento de letras por crianças disléxicas. Métodos: o desenvolvimento do aplicativo é resultado de um conjunto de informações de experiências fonoaudiológicas, que apontam a ocorrência de espelhamentos de letras como um problema desafiador em crianças com dislexia. O aplicativo, desenvolvido à luz da abordagem multissensorial, foi criado por uma equipe multidisciplinar composta de cientistas da computação, designer de jogos e fonoaudióloga e foi projetado para atender requisitos sintonizados com o público-alvo, como fontes e cores apropriadas. Resultados: as atividades desenvolvidas estimulam as habilidades de consciência fonológica por meio da associação entre imagem e palavra, recursos de áudio, além de uma funcionalidade original, que é o movimento de rotação das letras b/d e a/e, que facilita a percepção do traçado visual das letras. Conclusões: diretrizes tais como a escolha da tipografia e cores de interface, adequadas a crianças disléxicas, são utilizadas para favorecer a intervenção para minimizar as dificuldades dessas crianças no âmbito do espelhamento de letras.

          Related collections

          Most cited references36

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Aprendizagem e distúrbios da linguagem escrita: questões clínicas e educacionais

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Defining dyslexia, comorbidity, teacher's knowledge of language and reading

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Parâmetros de fluência e tipos de erros na leitura de escolares com indicação de dificuldades para ler e escrever

              OBJETIVO: Caracterizar o desempenho de escolares com indicação de dificuldades de leitura e escrita, segundo o ano escolar, categorias de erros, parâmetros de fluência leitora e as correlações entre essas variáveis. MÉTODOS: Foram avaliadas 60 crianças (48% meninas), do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública. Trinta (dez de cada ano) que apresentavam indícios de dificuldades relacionadas ao aprendizado ou desempenho de leitura e escrita, compuseram o Grupo Pesquisa. Trinta, pareadas por idade e ano escolar, indicadas pelos professores como boas leitoras, compuseram o Grupo Controle. Todas leram, oralmente, duas listas de itens isolados (38 palavras e 29 pseudopalavras) e um texto. As leituras foram gravadas, transcritas e os parâmetros e erros, analisados. RESULTADOS: Foram encontradas diferenças entre os grupos, com pior desempenho do Grupo Pesquisa em todas as variáveis estudadas. Os tipos de erros de leitura: desrespeito à regra de correspondência independente do contexto, omissões e adições, desrespeito à acentuação, erros complexos e recusas foram mais frequentes nesse grupo. As taxas e valores de fluência mostraram-se mais baixos nos escolares com queixas em relação aos bons leitores. Correlações negativas foram identificadas entre as variáveis de fluência de leitura e os diferentes erros, com diferentes valores para cada grupo e mostraram nessa amostra de escolares, que o número total de erros diminuiu com a progressão da escolaridade. CONCLUSÃO: Os escolares com indicação de dificuldades de leitura e de escrita apresentaram piores desempenhos de fluência na leitura, e maior número de erros em todos os anos escolares estudados. As correlações encontradas evidenciaram a influência do tipo de erro sobre a fluência da leitura, segundo diferentes padrões para cada grupo.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rcefac
                Revista CEFAC
                Rev. CEFAC
                ABRAMO Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (São Paulo, SP, Brazil )
                1982-0216
                February 2018
                : 20
                : 1
                : 13-20
                Affiliations
                [1] Recife Pernambuco orgnameUniversidade Católica de Pernambuco Brazil
                Article
                S1516-18462018000100013
                10.1590/1982-0216201820111917
                bdc64a60-ef8d-4ff1-b3e1-931addba88fd

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 08 December 2017
                : 27 July 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 38, Pages: 8
                Product

                SciELO Brazil


                Speech, Language and Hearing Sciences,Dyslexia,Reading,Handwriting,Technology,Fonoaudiologia,Dislexia,Leitura,Escrita Manual,Tecnologia

                Comments

                Comment on this article