13
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Dificuldades e conflitos enfrentados pela família no cuidado cotidiano a uma criança com doença crônica Translated title: Las dificultades y conflictos enfrentados por la familia en el cuidado cotidiano a un niño con enfermedad crónica Translated title: Dificulties and conflicts faced by the family during routine care for a child with a chronic illness

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Trata-se de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi compreender as estratégias utilizadas pela família na organização familiar e no cuidado à criança portadora de doença crônica. A unidade de análise foi uma família assistida pelo projeto de extensão de assistência domiciliar “Serviço de Assistência e Apoio às Famílias de Pacientes Crônicos do Hospital Universitário de Maringá no Domicílio”, da Universidade Estadual de Maringá, desenvolvido por acadêmicas de enfermagem. Para a coleta de dados, foram realizadas visitas domiciliares, consulta ao prontuário da família no projeto e entrevista semi-estruturada. Os resultados mostraram que assistir a família transcende a dimensão biomédica, revelando a importância de se compreender família como um conjunto em que a doença não acarreta mudanças somente no sentido biológico do ser doente, mas também no sentido psicossocial, afetivo e emocional. Neste contexto, os relacionamentos, as rotinas e as prioridades ganham outra dimensão, exacerbando a necessidade de apoio para o enfrentamento das intercorrências. Apesar das dificuldades enfrentadas com as doenças crônicas que acometem esta família, podemos considerá-la saudável, pois seus integrantes conseguem cuidar-se mutuamente, administrando as adversidades impostas pela doença.

          Translated abstract

          Se trata de un estudio de caso, con abordaje cualitativo, cuyo objetivo fue comprender las estrategias utilizadas por la familia en la organización familiar y en el cuidado al niño portador de enfermedad crónica. La unidad de análisis fue una familia asistida por el proyecto de extensión de asistencia domiciliaria "Servicio de Asistencia y Apoyo a las familias de Pacientes Crónicos del Hospital Universitario de Maringá en el domicilio" de la Universidad Estadual de Maringá, desarrollado por académicas de enfermería. Para la colecta de datos, fueron realizadas visitas domiciliarias, consulta al prontuario de la familia en el proyecto y entrevista semiestructurada. Los resultados mostraron que asistir a la familia supera la dimensión biomédica, revelando la importancia de comprenderse familia como un conjunto donde la enfermedad no acarrea cambios solamente en el sentido biológico del ser enfermo, pero también en el sentido psicosocial, afectivo y emocional. En este contexto, las relaciones, las rutinas y las prioridades ganan otra dimensión, exacerbando la necesidad de apoyo para el enfrentamiento de las intercurrencias. A pesar de las dificultades enfrentadas con las enfermedades crónicas que acometen esta familia, podemos considerarla como saludable, pues consigue cuidarse mutuamente y administrar las adversidades impuestas por la enfermedad.

          Translated abstract

          The following is a case study, using a qualitative approach, with the objective of understanding the strategies employed by the family in organizing and caring for a child with a chronic illness. The analysis unit consisted of a family assisted by the "Home Assistance and Support Service to Families of Chronic Patients of the University Hospital of Maringá" home care extension project of the State University of Maringá, developed by Nursing students. For data collection, home visits were made, the family’s records in the extension project were consulted, and a semi-structured interview was conducted. Results showed that assisting the family transcends the biomedical dimension, revealing the importance of regarding “family” as an entity, where the illness brings about changes not only in the biological sense for the ill individual, but also in the psychosocial, affective and emotional senses. In this context, relationships, routines and priorities gain a new dimension, emphasizing the need for support in order to face adversity. In spite of the difficulties faced due to the chronic illnesses that afflicts this family, it can be regarded as healthy and functional, as it is able to mutually care for itself and deal with the adversities imposed by the illness.

          Related collections

          Most cited references12

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: not found
          Is Open Access

          Crianças e adolescentes com doença crônica: convivendo com mudanças

          Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com o objetivo de apreender, por meio de entrevista, a experiência da criança e do adolescente com doença crônica, tal como ela é vivenciada por eles. Os resultados revelam que as crianças e os adolescentes têm seu cotidiano modificado pelas freqüentes hospitalizações, pelos limites ditados pela doença e tratamento, ocasionando mudanças, especialmente no processo de escolarização. Considerando que a criança e o adolescente vivenciam sentimentos e situações complexas, no cotidiano da doença crônica, é importante que os profissionais de saúde conheçam essas demandas e as incorporem ao plano de cuidados, visando a uma intervenção efetiva, para a promoção do crescimento e desenvolvimento.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Criança hospitalizada: mãe e enfermagem compartilhando o cuidado

            Nesta pesquisa objetivou-se verificar em que momento, em quais cuidados e de que forma as mães são incluídas na assistência à criança hospitalizada e verificar como acontece a negociação dos cuidados entre a equipe de enfermagem e mães. A pesquisa de campo foi realizada por meio da observação participante do cotidiano da assistência, em uma unidade pediátrica hospitalar e entrevistas com mães e equipe de enfermagem. A inclusão da mãe nos cuidados do filho tem acontecido de forma sutil. A mãe tem assumido procedimentos que eram de competência da enfermagem, concentrando informações sobre o processo terapêutico. A falta de um projeto terapêutico coletivo sob a perspectiva do cuidado centrado na família é um dos óbices ao envolvimento da mãe na assistência. Os resultados demonstram que as relações entre mães e equipe de enfermagem mostram-se complexas e permeadas pelo exercício do poder, sendo necessária a busca da construção do cuidado compartilhado.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Crianças/adolescentes em quimioterapia ambulatorial: implicações para a enfermagem

              A hospitalização era a indicação mais comum na assistência à criança com câncer, entretanto, um grande enfoque vem sendo dado à desospitalização, viabilizada através do seguimento ambulatorial e/ou assistência domiciliar (home care). O objetivo deste trabalho é analisar as dificuldades que os pais enfrentam no ambiente domiciliar, quando seus filhos são submetidos à quimioterapia ambulatorial. Para tanto, foi realizada uma entrevista semi-estruturada com os pais, nos meses de janeiro e fevereiro de 2000, na sala de quimioterapia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Os resultados apontam as seguintes dificuldades: alteração no cotidiano familiar; comunicação ineficiente; alteração da auto-imagem e reação adversa à quimioterapia. Este trabalho possibilitou o acesso a informações de real interesse para assistência à criança/adolescente com câncer e sua família. A partir dos dados empíricos, elaborou-se uma cartilha de orientação para o cuidado domiciliar.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ccs
                Ciência, Cuidado & Saúde
                Ciênc. cuid. saúde
                Universidade Estadual de Maringá (Maringá, PR, Brazil )
                1677-3861
                2007
                : 6
                : suppl 2
                : 411-419
                Affiliations
                [01] orgnameUniversidade Estadual de Maringá orgdiv1Departamento de Enfermagem
                Article
                S1677-38612007000600012 S1677-3861(07)00600012
                c306dfaf-83d8-4bfd-b1d8-c056c1cb3546

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 12, Pages: 9
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos Originais

                Assistência domiciliar,Atención domiciliaria de Salud,Relaciones familiares,Doença crônica,Relações familiares,Chronic disease,Home nursing,Family relations,Enfermedad crónica

                Comments

                Comment on this article