19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Aspectos do cuidado integral para pessoas em situação de rua acompanhadas por serviço de saúde e de assistência social: um olhar para e pela terapia ocupacional Translated title: Aspects of the whole care for people in street followed by health and social assistance services: a look at and for occupational therapy

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Introdução A população que (sobre)vive nas ruas se caracteriza, muitas vezes, pela ruptura dos vínculos sociais e pelo uso de drogas, necessitando de cuidados de saúde e de assistência social. Objetivo Identificar e analisar as percepções dos profissionais terapeutas ocupacionais e dos usuários sobre a atuação e especificidade da terapia ocupacional junto às pessoas em situação de rua atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS-ad III) e pela Unidade de Acolhimento (UA). Método Trata-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com três terapeutas ocupacionais e cinco usuários de um CAPS-ad III do Distrito Federal e da UA referenciada por este CAPS-ad III; os dados foram analisados a partir do método de Análise de Conteúdo. Resultados Os dados foram organizados em três categorias temáticas: (1) uso de drogas, a situação de morador de rua e o tratamento no CAPS-ad III; (2) o cotidiano de atuação da terapia ocupacional; e (3) terapia ocupacional e reinserção social. Conclusão A terapia ocupacional atua com população em situação de rua com olhar para o cotidiano e desempenho de Atividades de Vida Diária (AVD), trabalhando na perspectiva da Redução de Danos como forma de buscar uma maior qualidade de vida dos usuários. Torna-se necessário levar espaços de saúde e de assistência social para o contexto do usuário, realizar ações extrapolando o espaço físico do CAPS-ad e colocando o usuário como participante ativo desse processo.

          Translated abstract

          Abstract Introduction The population that lives (survive) on the streets is often characterized by the rupture of social ties and the use of drugs, necessitating health care and social assistance. Objective To identify and analyze the perceptions of the occupational therapist professionals and the users about the performance and specificity of the occupational therapy with the street people assisted by the community-based drug treatment service (CAPS-ad III) and the Embracement Unit (EU). Method This is an exploratory and qualitative study based on semi-structured interviews with 3 occupational therapists and 5 users of a CAPS-ad III from the Federal District and the Embracement Unit (EU) referenced by this CAPS-ad III; the data were analyzed using analysis content. Results The data were organized into three thematic categories: (1) drug use, homelessness and treatment in CAPS-ad III; (2) the daily routine of Occupational Therapy; (3) Occupational Therapy and Social Integration. Conclusion The Occupational Therapy acts with the population in a street situation with a look at the daily life and performance of Activity of Daily Living (ADL), working in the perspective of Harm Reduction as a way to seek a higher quality of life of users. It is necessary to take care spaces and social assistance to the user context, to take actions extrapolating the physical space of CAPS-ad and placing the user as an active participant in this process.

          Related collections

          Most cited references27

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Descartáveis urbanos: discutindo a complexidade da população de rua e o desafio para políticas de saúde

          A condição de precariedade da população adulta de rua é tratada no âmbito da saúde e das intervenções sociais visando levantar subsídios para a implementação de políticas públicas de saúde para essa população. A conceituação dessa população e sua relação com a exclusão social, a cidade, as economias paralelas, a globalização, as estratégias e os circuitos de sobrevivência desenvolvidos se inserem num contexto de oposição aos mecanismos de apartação social e rompimento dos vínculos familiares, bem como na forma de tratamento institucional. A precariedade e insalubridade das ruas, culminando em exposição e riscos cumulativos requerem intervenções e formas de tratamento orientadas, segundo a sua especificidade, desafiando os conceitos gerais de universalidade, integralidade e eqüidade do Sistema Único de Saúde.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011. Institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS

            (2011)
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Direito à saúde da população em situação de rua: reflexões sobre a problemática

              Resumo No atual cenário do neoliberalismo, percebe-se uma fragilização dos vínculos empregatícios e familiares, o que contribui para o fenômeno da exclusão social e dá visibilidade à População em Situação de Rua - PSR. A PSR desafia a universalidade, a equidade e a integralidade do Sistema Único de Saúde - SUS, encontra-se à margem da rede de atenção à saúde e é alvo de políticas focalizadoras. Esse debate transformou-se em objeto deste estudo de revisão integrativa das publicações nacionais dos bancos de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde - Lilacs e Base de Dados de Enfermagem - BDENF, com objetivo de levantar o que existe na literatura acerca da caracterização da PSR, suas necessidades e as políticas desenvolvidas para atendê-la. O estudo revelou que a discussão sobre a PSR é tímida na produção do conhecimento, principalmente, quanto à compreensão dos determinantes sociais do seu processo saúde/doença. As políticas sociais voltadas para essa população são, em sua maioria, compensatórias e assistencialistas, de modo que não possibilitam a materialização do direito à saúde. Diante disso, torna-se necessária a construção de políticas sociais coerentes com as necessidades sociais da PSR.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                cadbto
                Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional
                Cad. Bras. Ter. Ocup.
                Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Terapia Ocupacional (São Carlos, SP, Brazil )
                2526-8910
                December 2019
                : 27
                : 4
                : 806-816
                Affiliations
                [02] Brasília Distrito Federal orgnameUniversidade de Brasília Brazil
                [01] Palmas TO orgnameUniversidade Luterana de Palmas Brasil
                Article
                S2526-89102019000400806
                10.4322/2526-8910.ctoao1809
                c34fab9e-5959-4765-8da4-8bc8b70043b5

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 17 October 2018
                : 12 May 2019
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 38, Pages: 11
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos Originais

                População em Situação de Rua,Occupational Therapy,Drogas de Abuso,Homeless Persons,Street Drugs,Terapia Ocupacional

                Comments

                Comment on this article