22
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Scientific production of the International Classification for Nursing Practice: a bibliometric study Translated title: La producción científica de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería: un estudio bibliométrico Translated title: Produção científica da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem: estudo bibliométrico

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Objective: To describe the scientific production of the International Classification for Nursing Practice throughout dissertations and theses published by nurses in Brazil from 1996 to 2016. Method: A bibliometric, descriptive, quantitative documentary study, carried out from October/2015 to July/2016 on the sites of the Center of Studies and Research in Nursing (CEPEn), at the thesis and dissertation banks of the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel and of the Plataforma Sucupira (Sucupira Platform). Results: There were 108 productions, 30 theses and 78 dissertations. In 2014, there was the largest number of publications (19). The Graduate Program in Nursing of the Universidade Federal da Paraíba had the highest number of productions (23). Regarding the theme, the use in clinical practice was highlighted (69), followed by the elaboration of terminology subsets (17). Conclusion: The Brazilian scientific production setting on ICNP® is expressive, evidencing this system as a tool that allows the provision of systematic care.

          Translated abstract

          RESUMEN Objetivo: Describir la producción científica de la Clasificación Internacional para la Práctica de Enfermería a partir de las disertaciones y tesis publicadas por enfermeros en Brasil en el período de 1996 a 2016. Método: Estudio bibliométrico, descriptivo, de abordaje cuantitativo documental, realizado de octubre/2015 a julio/2016 en los sitios del Centro de Estudios e Investigaciones en Enfermería, en los bancos de tesis y disertaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior y de la Plataforma Sucupira. Resultados: Se encontraron 108 producciones, siendo 30 tesis y 78 disertaciones. En 2014, hubo el mayor número de publicaciones, 19. El Programa de Post-Graduación en Enfermería de la Universidade Federal de Paraíba tuvo el mayor número de producciones, 23. En relación con la temática, se destacó el uso en la práctica clínica (69), seguida de la elaboración de Subconjuntos terminológicos (17). Conclusión: El escenario de la producción científica brasileña sobre la CIPE® es expresivo, evidenciando ese sistema como instrumento que posibilita la prestación de cuidados sistematizados.

          Translated abstract

          RESUMO Objetivo: Descrever a produção científica da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem a partir das dissertações e teses publicadas por enfermeiros no Brasil, no período de 1996 a 2016. Método: Estudo bibliométrico, descritivo, de abordagem quantitativa documental, realizado de outubro/2015 a julho/2016 nos sites do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, nos bancos de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Plataforma Sucupira. Resultados: Foram encontradas 108 produções, sendo 30 teses e 78 dissertações. Em 2014, houve o maior número de publicações (19). O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba, teve o maior número de produções (23). Em relação à temática, destacou-se o uso na prática clínica (69), seguida da elaboração de subconjuntos terminológicos (17). Conclusão: O cenário da produção científica brasileira sobre a CIPE® é expressivo, evidenciando esse sistema como instrumento que possibilita a prestação de cuidados sistematizados.

          Related collections

          Most cited references35

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Pós-graduação Stricto Sensu em Enfermagem no Brasil: avanços e perspectivas

          A Enfermagem é campo de conhecimento específico e prática social que se consolida e se fortalece como ciência. No Brasil, tem se desenvolvido em função do aumento e qualificação dos programas de pós-graduação stricto sensu. Este artigo tem como objetivo apresentar um resgate histórico da Pós-Graduação Stricto Sensu de Enfermagem no Brasil e refletir sobre sua evolução, avanços, desafios e perspectivas futuras. Explora-se a criação dos cursos de pós-graduação stricto sensu, destacando os movimentos para se construir a cultura da pós-graduação acadêmica e profissional na Enfermagem. Apresenta-se a trajetória histórica da sua consolidação, expansão, conquista da excelência e visibilidade internacional ao longo de quatro décadas e apontam-se os desafios e as perspectivas futuras. Constata-se que a pós-graduação na área vem contribuindo para o avanço e consolidação do conhecimento científico, tecnológico e de inovação em Enfermagem e saúde, tendo como filosofia, o respeito à diversidade e o livre debate de ideias, a elevação da qualidade de vida e saúde e a efetivação do exercício da cidadania.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Development of terminology subsets using ICNP®

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Práticas inovadoras em saúde coletiva: ferramenta re-leitora do processo saúde-doença

              O objetivo deste artigo foi apresentar as bases para a construção de uma ferramenta re-leitora do Processo Saúde-doença, por meio da relação dialógica entre categorias sociais e as variáveis funcionais, contidas no instrumento CIPESC® de Curitiba. Ancorou-se nos marcos conceituais apresentados na Teoria da Intervenção Práxica da Enfermagem em Saúde Coletiva. A ferramenta constituiu-se de um modelo analítico de apoio à tomada de decisão, pretendendo o desenvolvimento de data warehouse. Os dados do prontuário eletrônico do paciente, relacionados às categorias: Necessidade, Classe Social, Gênero, Etnia e Geração, desvelam a face social e atribuem vulnerabilidade aos grupos sociais homogêneos. Foram visualizados quatro graus de vulnerabilidade, qualificados por 11 marcadores. O estudo remeteu à reflexão de que as desigualdades reproduzem-se ao longo do tempo e transformam grupos em alvos de imobilidade social. Embora existam lacunas para visualização das categorias sociais, o instrumento permitiu visualizar a face coletiva de famílias e grupos sociais.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                reben
                Revista Brasileira de Enfermagem
                Rev. Bras. Enferm.
                Associação Brasileira de Enfermagem (Brasília, DF, Brazil )
                0034-7167
                1984-0446
                December 2018
                : 71
                : suppl 3
                : 2860-2868
                Affiliations
                [1] João Pessoa orgnameUniversidade Federal da Paraíba Brazil
                Article
                S0034-71672018000602860
                10.1590/0034-7167-2017-0411
                30517386
                cc23d1e4-e680-4b6f-9ea2-58119a1f0fa0

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 06 June 2017
                : 27 January 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 41, Pages: 9
                Product

                SciELO Brazil


                Enfermería,Clasificación,Terminología Normalizada de Enfermería,Bibliometría,Salud,Enfermagem,Classificação,Terminologia Padronizada em Enfermagem,Bibliometria,Saúde,Nursing,Classification,Standardized Nursing Terminology,Bibliometrics,Health

                Comments

                Comment on this article