29
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR Translated title: Educative actions in prenatal assistance: perceptions of pregnant women assisted at the Basic Health Unit of Maringá-PR Translated title: Acciones educativas en la asistencia prenatal: percepción de gestantes de la red básica de salud de Maringá-PR

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          A dimensão educativa é parte integrante e inovadora na assistência pré-natal. Desta forma o estudo objetivou conhecer a percepção de gestantes usuárias da rede básica de saúde de Maringá/PR sobre educação em saúde e como ela ocorre. Estudo de natureza qualitativa, do qual participaram 25 gestantes de cinco unidades básicas de saúde do município. Os dados foram coletados em novembro de 2009, por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, das mulheres em estudo, grande parte delas conhecem e identificam as ações de educação em saúde realizadas pelos profissionais. De forma geral atribuem grande importância a estas ações, principalmente para a prevenção de doenças e agravos durante a gestação e também para aprender sobre os cuidados com o bebê após o parto. Concluiu-se que ainda existe uma lacuna no que concerne às ações educativas direcionadas a assistência pré-natal na atenção primária à saúde.

          Translated abstract

          The educational dimension is a fundamental and innovative part in prenatal assistance. The objective of the study was to know the perception of pregnant women users of the Basic Health Unit of Maringá/PR regarding health education and how it takes place. It was a qualitative study carried out with 25 pregnant women from five Basic Health Units of Maringá/PR. Data were collected in November 2009 through semi-structured interviews submitted to content analysis. Results indicated that great part of the women knows and identifies the health educative actions accomplished by the professionals. They attribute great importance to these actions, mainly for prevention of diseases and aggravating circumstances during pregnancy, and also to learn how to care for the baby after childbirth. It was concluded that there is still a gap in what concerns to the educational actions addressed to prenatal attendance in primary health services.

          Translated abstract

          La dimensión educativa es parte integrante e innovadora en la asistencia prenatal. De esta forma el estudio tuvo como objetivo conocer la percepción de gestantes usuarias de la red básica de salud de Maringá/PR sobre educación en salud y como ella ocurre. Estudio de naturaleza cualitativa, del cual participaron 25 gestantes de cinco unidades básicas de salud del municipio. Los datos fueron recogidos en noviembre de 2009, por medio de entrevistas semiestructuradas y sometidos a análisis de contenido. Los resultados demostraron que, de las mujeres en estudio, gran parte de ellas, conocen e identifican las acciones de educación en salud realizadas por los profesionales. De forma general atribuyen gran importancia a estas acciones, principalmente para la prevención de enfermedades y agravios durante la gestación y también para aprender sobre los cuidados con el bebé después del parto. Se concluye que aún existe una falla en lo que concierne a las acciones educativas dirigidas a la asistencia prenatal en la atención primaria a la salud.

          Related collections

          Most cited references19

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Análise de Conteúdo

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            As tendências pedagógicas e a prática educativa nas ciências da saúde

            As práticas educativas são amplamente utilizadas na área da saúde, tanto na formação contínua dos profissionais que atuam nesta área quanto no campo da educação em saúde para a população em geral. A interseção destes dois campos de conhecimento humano se dá através do desenvolvimento de práticas educativas norteadas por um conjunto de representações de homem e de sociedade que se quer efetivar. Essas representações são demonstradas através da discussão dos processos de ensino-aprendizagem utilizados nas tendências pedagógicas mais dominantes em nosso meio: a pedagogia tradicional, renovada, por condicionamento e a libertadora. A partir dos princípios, métodos e conseqüências ao nível individual e social de cada pedagogia apresentada, concluímos que a pedagogia libertadora pode produzir melhores resultados que as demais correntes pedagógicas estudadas, por possibilitar a participação ativa do educando no processo da aprendizagem, propiciando o desenvolvimento contínuo das habilidades humanas tanto da clientela quanto dos trabalhadores da área de saúde.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de enfermagem como um espaço para educação em saúde

              Na busca de novos caminhos que melhor refletissem sobre a consulta de enfermagem como um espaço para a educação em saúde no pré-natal, realizamos um estudo reflexivo através de uma avaliação qualitativa, onde a participação dos sujeitos envolvidos foi um fator preponderante. Para tanto, lançamos mão de um novo paradigma como referencial metodológico, a avaliação emancipatória, que norteou esta pesquisa e trouxe a descrição da realidade. Além da observação não participante, utilizamos para a coleta de dados a entrevista com as cinco enfermeiras que atuam no ambulatório do Hospital Universitário, local escolhido para a pesquisa. Frente aos resultados encontrados, a ação educativa realizada pela enfermeira durante a consulta do pré-natal caracteriza-se como uma ação rotineira, pouco participativa, com predominância informativa apesar da existência do bom propósito de educar, onde questões relacionadas ao modelo assistencial, estrutural e organizacional da Instituição emergiram como obstáculos para a realização da educação em saúde, como tendência libertadora, crítico-social e transformadora. A pesquisa aponta para a reorientação do serviço de enfermagem na atenção à gestante; a criação de um ambiente físico adequado para o atendimento da consulta de enfermagem e a participação da gestante em grupos.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ree
                Revista Eletrônica de Enfermagem
                Rev. Eletr. Enf.
                Universidade Federal de Goiás (Goiânia, GO, Brazil )
                1518-1944
                2011
                : 13
                : 2
                : 199-210
                Affiliations
                [01] Maringá PR orgnameSecretaria Municipal de Saúde de Maringá Brasil vivianebarbosa28@ 123456ibest.com.br
                [03] Maringá PR orgnameUEM Brasil soniasilva.marcon@ 123456gmail.com
                [02] Maringá PR orgnameUniversidade Estadual de Maringá orgdiv1Programa de Mestrado em Enfermagem Brasil moneroecker@ 123456hotmail.com
                Article
                S1518-19442011000200006 S1518-1944(11)01300206
                ce5fabef-35e6-404a-9ce2-a655b1e65da9

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 3.0 International License.

                History
                : 12 April 2011
                : 11 June 2010
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 20, Pages: 12
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigo Original

                Enfermagem,Gestantes,Atenção Primária à Saúde,Health Education,Nursing,Pregnant Women,Primary Health Care,Educación en Salud,Enfermería,Mujeres Embarazadas,Atención Primaria de Salud,Educação em Saúde

                Comments

                Comment on this article