12
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      O grupo como estratégia para atenção integral da criança lactente Translated title: The group as a strategy to provide full cara to the breastfeeding infant Translated title: El grupo como estrategia para la atención integral del niño lactante

      case-report

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Dados da literatura apontam que, na atenção básica, a inserção da enfermagem na assistência à criança tem sido fragmentada e apresentado dificuldade de vínculo com a clientela. Este relato objetiva apresentar a experiência de profissionais de uma unidade local de saúde com grupos de mães e/ou familiares e seus lactentes como uma estratégia para a atenção integral à saúde da criança. A atividade tem um momento de recepção, seguindo-se a avaliação das crianças, e passa-se depois para o momento em que as mães e/ou familiares relatam seu cotidiano no cuidado à criança. Conclui-se que esta estratégia é uma forma atraente de engajar profissionais e família na agenda de compromissos para a saúde integral da criança e redução de mortalidade infantil. Possibilita à enfermeira e à equipe de enfermagem inserir-se de forma ativa na assistência integral da criança.

          Translated abstract

          Data from literature suggests that as basic care is regarded, the insertion of nursing into child care has been fragmented and has lacked enough bonding with patients. This report aims to present the experience of health professionals of a Local Health Unit with groups of mothers (and/or relatives) and their breastfeeding infants as a strategy to provide full care to the child's health. An activity takes place which comprises three steps: first, mothers and infants are welcomed; after that, the children's needs are evaluated; then, mothers and/or relatives report on their daily care toward their children. This strategy is concluded to be an appealing manner to bring together health professionals and the child's family into working in favor of the child's full health development and the reduction of child mortality. In addition, it enables the nurse and the nursing team to actively offer full support to children.

          Translated abstract

          Los datos de la literatura señalan que en la atención básica, la inserción de enfermería en la asistencia al niño ha sido fragmentada y con dificultades de vinculación con la clientela. Este relato tiene por objetivo presentar la experiencia de profesionales de una Unidad Local de Salud con grupos de madres y/o familiares y sus lactantes como una estrategia para atención integral de la salud del niño. La actividad tiene un primer momento de recepción, siguiendo la evaluación de los niños, pasando después para el momento en que las madres y/o familiares relatan el cuidado cotidiano del niño. Se concluye que esta estrategia es una forma atrayente de emplear a todos, profesionales y familia en la agenda de compromisos para la salud integral del niño y la reducción de la mortalidad infantil. Además de eso, posibilita a la enfermera y al equipo de enfermería insertarse de forma activa en la asistencia integral del niño.

          Related collections

          Most cited references13

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Agenda de compromisso para a saúde integral da criança e redução da mortalidade infantil.

          (2005)
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            A prática da enfermagem na atenção à saúde da criança em unidade básica de saúde

            Este estudo tem como objetivo identificar as ações de enfermagem no acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças menores de cinco anos de idade, usuárias de duas Unidades Básicas de Saúde de Franca-SP. O estudo empírico foi baseado em observação, através de videogravação, das atividades de enfermagem nos setores de vacinação, pré-consulta, pós-consulta e coleta para o teste do "pezinho". Depreendemos que as ações básicas de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, de estímulo ao aleitamento materno, orientações alimentares, vacinação, prevenção de doenças prevalentes estão permeando a assistência de enfermagem, embora de forma fragmentada na comunicação e vínculo com a clientela.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Pedagogia interdisciplinar: "educare" (educação e cuidado) como objeto fronteiriço em saúde

              Esta reflexão emergiu da constatação de dificuldades para a concretização de políticas públicas em saúde, especialmente das decorrentes da integração entre os profissionais, com o propósito de consolidação da Reforma Sanitária Brasileira. Com esta realidade identificada, buscou-se uma contribuição para o debate que objetiva trazer a discussão acerca da interdisciplinaridade como possibilidade pedagógica através do - educare - educação e cuidado como objeto fronteiriço no trabalho com as equipes de saúde. Fundamenta-se nos conceitos de interdisciplinaridade, objeto fronteiriço e educare. Além disso, faz um resgate histórico dos principais modelos pedagógicos e traz como proposta uma pedagogia interdisciplinar, que se insere no movimento das teorias pós-críticas. Aponta alguns pressupostos, princípios e conceito que se concretizam através da busca de soluções conjuntas para enfrentamento dos desafios do trabalho em equipe interdisciplinar. Trata-se, portanto, de uma proposta de formação e de educação permanente para os profissionais de saúde.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ccs
                Ciência, Cuidado & Saúde
                Ciênc. cuid. saúde
                Universidade Estadual de Maringá (Maringá, PR, Brazil )
                1677-3861
                March 2007
                : 6
                : 1
                : 121-126
                Affiliations
                [01] orgnameNúcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Popular em Saúde
                Article
                S1677-38612007000100014 S1677-3861(07)00600114
                d2c8df36-4476-45d6-886d-611fe92e5ecf

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 18 October 2006
                : 19 March 2007
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 13, Pages: 6
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Relato de Experiência

                Saúde da Criança,Program evaluation,Health centers,Child health,Evolución de programas y proyectos de salud,Centros de salud,Salud del niño,Avaliação de programas,Unidade Básica de Saúde

                Comments

                Comment on this article

                Similar content351

                Cited by2

                Most referenced authors89