27
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Comparações entre EAP e SDS: Interesses profissionais em alunos do ensino médio Translated title: Comparisons between EAP and SDS: Professional interests in middle school students

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Os instrumentos psicológicos utilizados em Orientação Profissional têm como objetivo auxiliar os indivíduos no autoconhecimento e na comparação entre características pessoais e atividades profissionais. Esse estudo objetivou analisar as diferenças de médias entre os instrumentos Escala de Aconselhamento Profissional (EAP) e o Self- Directed Search Career Explorer (SDS), no que se refere ao sexo e série escolar. Participaram da pesquisa 177 estudantes do Ensino Médio de quatro escolas particulares do Estado de São Paulo, sendo 44,6% homens e 55,4% mulheres, com idade variando de 14 a 19 anos. Verificou-se que as médias de interesses não diferiram significativamente em razão das séries escolares, porém o sexo apresentou diferenças significativas para os dois testes. São discutidas as possibilidades de uso dos testes em orientação profissional.

          Translated abstract

          Psychological instruments used in professional guidance aim at helping people in their self-knowledge and to compare personal aspects and professional activities. The purpose of the present research was to analyze mean differences between two instruments: Escala de Aconselhamento Profissional (EAP - Professional Counseling Scale) and Self-Directed Search Career Explorer (SDS), regarding sex and school grade. 177 middle school students from four private schools in the state of São Paulo, 44.6% men and 55.4% women, with ages varying from 14 to 19 years old have taken part in the research. Mean differences did not differ significantly for school grades, but gender showed significant differences in both tests. The potential use of these tests in professional guidance are discussed.

          Related collections

          Most cited references28

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Exploring careers with a typology: What we have learned and some new directions.

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Acesso e sucesso no Ensino Superior em Portugal: questões de género, origem sócio-cultural e percurso académico dos alunos

            Analisa-se o impacto do sexo e da origem sócio-cultural na nota de candidatura e nos cursos escolhidos no Ensino Superior, assim como nas dificuldades antecipadas e no rendimento académico no final do 1º ano de frequência universitária. O estudo tomou 1407 estudantes da Universidade do Minho. Os resultados apontam que o sexo, a par do nível sócio-cultural das famílias, influencia a escolha de cursos (mais estudantes do sexo feminino e das classes mais desfavorecidas frequentam cursos de ciências sociais, ao passo que mais estudantes do sexo masculino e das classes mais favorecidas o fazem em cursos de engenharia). Verifica-se ainda que os estudantes do sexo feminino e mais favorecidos socialmente apresentam notas mais elevadas de candidatura ao Ensino Superior e na média no final do 1º ano. Em relação às dificuldades antecipadas, os estudantes do sexo feminino e dos cursos de ciências sociais e económicas antecipam mais dificuldades interpessoais, enquanto os alunos do sexo masculino e a frequentar cursos de engenharia e de ciências económicas o revelam em relação à aprendizagem e à organização das tarefas diárias. A antecipação de dificuldades de aprendizagem relaciona-se ainda de forma negativa e estatisticamente significativa tanto com a nota de ingresso como com a média no final do 1º ano.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: not found
              Is Open Access

              Estudo correlacional do inventário de busca auto dirigida (self-directed search) com o IFP

              Este estudo investigou as correlações da versão brasileira do Self-Directed Search (SDS) de John L. Holland, com o Inventário Fatorial de Personalidade (IFP) avaliando um conjunto de necessidades conceituadas por Henrry Murray. O estudo foi realizado com 81 adolescentes, 76,8% mulheres a maioria com 16-17 anos que participavam de um programa de orientação profissional. Os coeficientes de consistência interna das escalas do SDS estiveram entre 0,86 a 0,94. As correlações significativas situaram-se entre os 0,22 a 0,39 e foram observadas entre o Tipo R com Heterossexualidade, O Tipo I com Exibição e Desabilidade; Tipo A com Assistência, Intracepção, Deferência e Afiliação; Tipo S com Assistência, Intracepção, Desejabilidade e correlação negativa com Agressão; Tipo E com Dominância, Desempenho, Exibição, Agressão, Autonomia, Heterossexualide e correlação negativa com Ordem; e Tipo C com Persistência. Estes resultados foram discutidos fazendo referência à precisão e validade do SDS.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                bolpsi
                Boletim de Psicologia
                Bol. psicol
                Associação de Psicologia de São Paulo (São Paulo )
                0006-5943
                June 2009
                : 59
                : 130
                : 17-29
                Affiliations
                [1 ] Universidade São Francisco
                Article
                S0006-59432009000100003
                d6132394-f157-41be-9d92-8e37e700044a

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Categories
                PSYCHOLOGY

                Clinical Psychology & Psychiatry
                Professional guidance,Psychological assessment,Interests tests,Orientação profissional,Avaliação psicológica,Testes de interesses

                Comments

                Comment on this article