22
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Modos de ver e de fazer: saúde, doença e cuidado em unidades familiares de feirantes Translated title: Ways of seeing and doing: health, disease and care in marketers’ family units

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo As concepções de saúde, doença, cuidado e de práticas de cuidado em unidades familiares de feirantes em Feira de Santana – BA constituem o objeto do estudo com o objetivo de compreender as relações entre as concepções de saúde, doença e os modos de ver suas práticas de cuidado. Realizou-se pesquisa exploratória na abordagem qualitativa, com 16 trabalhadores feirantes, mediante entrevista semiestruturada. O “corpus” foi submetido à análise de conteúdo temática. As concepções sobre saúde, doença e cuidar atrelam-se a modelos explicativos do processo saúde-doença emanados do setor profissional de assistência e a lógicas de ação construídas socialmente e articulam-se às maneiras de agir no cotidiano para prestar cuidados. A família destaca-se nas práticas de cuidado pelo recurso à solidariedade para potencializar forças visando à superação de problemas de saúde. Entre as opções terapêuticas os feirantes utilizam o setor informal, sobretudo o cuidado domiciliar oferecido por sua rede de apoio. A família constitui-se como rede de apoio social que assume um dever moral e solidário na oferta de cuidados de saúde a seus membros, sem prescindir das redes de atenção à saúde.

          Translated abstract

          Abstract The concepts of health, disease, care and care practices in family units of marketers in Feira de Santana (BA), Brazil, are the object of the study, which aimed to understand the relationships between the concepts of health, disease, care and ways of seeing their care practices. An exploratory research through qualitative approach was conducted with 16 marketers through a semi-structured interview. The corpus was submitted to thematic content analysis. The concepts about health, disease and care are linked to the explanatory models of health-disease process emanating from the professional sector of care and to the socially constructed of action rationales and are coordinated with the ways of daily acting to provide care. The family stands out in the care of its members through solidarity, leveraging resources in order to overcome health problems. Among the therapeutic options, the marketers use the informal sector, especially home care provided by their support network. The family is a network of social support that assumes a moral and solidary duty in the provision of health care to its members without relinquishing the healthcare networks.

          Related collections

          Most cited references18

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: not found

          Culture care theory: a major contribution to advance transcultural nursing knowledge and practices.

          This article is focused on the major features of the Culture Care Diversity and Universality theory as a central contributing theory to advance transcultural nursing knowledge and to use the findings in teaching, research, practice, and consultation. It remains one of the oldest, most holistic, and most comprehensive theories to generate knowledge of diverse and similar cultures worldwide. The theory has been a powerful means to discover largely unknown knowledge in nursing and the health fields. It provides a new mode to assure culturally competent, safe, and congruent transcultural nursing care. The purpose, goal, assumptive premises, ethnonursing research method, criteria, and some findings are highlighted.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Saúde-doença: uma concepção popular da etiologia

            Este artigo trata basicamente das REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SAÚDE/DOENÇA de um segmento da classe trabalhadora que vive em favelas do Rio de Janeiro. Mais especificamente, discute-se aqui a visão etiológica das doenças, a partir da perspectiva popular, em confronto com os modelos biomédicos e com as interpretações correntes da antropologia e da sociologia médica. Fundado em trabalho de campo, esse estudo aponta para o fato de que, como fragmento da cultura popular, a visão de saúde-doença é pluralista, ecológica e holística. A base de concepções populares é a sua própria inserção no mundo material, histórico, vivo e repleto de contradições. O modo de pensar saúde-doença que é, ao mesmo tempo, o modo de pensar a vida e a morte, remete às raízes tradicionais desses grupos mas também à sua inserção no mundo industrial; faz parte do imaginário social que ultrapassa os limites de tempo, do espaço e das classes, mas se projeta de forma específica, contribuindo tanto para definir como para questionar as políticas e os serviços oficiais de saúde.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Concepções de família e práticas de intervenção: uma contribuição antropológica

              Falar sobre a família como foco de intervenção exige aprofundar a discussão sobre o que é uma família e como ela pode servir ou não de recurso em programas de intervenção; exige também problematizar um elemento básico do processo de intervenção: a comunicação entre técnicos que atuam na intervenção e a população-alvo. Assim, neste trabalho, sugere-se, num primeiro momento, algumas pistas analíticas que podem ajudar o técnico a perceber dinâmicas familiares em grupos populares do Brasil. Descobrimos assim que, da perspectiva espacial, redes de parentesco se estendem além do grupo consangüíneo e da unidade doméstica para esferas mais amplas. Da perspectiva temporal, as pessoas se inserem em uma sucessão de gerações, possibilitando projeções para o futuro ou resgates de elementos do passado. Passa-se então a considerar a contribuição específica de uma teoria da prática e as implicações metodológicas de uma análise centrada em "modos de vida", arraigados numa situação de classe. Finalmente, comenta-se o olhar reflexivo - um elemento fundamental do processo dialógico que permite a escuta do outro em qualquer situação de intervenção. Propõe-se com essa abordagem descolonizar o olhar do técnico, propiciando uma interação dialógica capaz de reforçar, antes de reprimir, recursos tradicionais na situação em que se pretende intervir.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                csc
                Ciência & Saúde Coletiva
                Ciênc. saúde coletiva
                ABRASCO - Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1413-8123
                1678-4561
                May 2019
                : 24
                : 5
                : 1723-1732
                Affiliations
                [2] Santo Antônio de Jesus Bahia orgnameUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia Brazil
                [1] Feira de Santana Bahia orgnameUniversidade Estadual de Feira de Santana Brazil mil.n.s.saturnino@ 123456gmail.com
                Article
                S1413-81232019000501723
                10.1590/1413-81232018245.10602017
                d7cfa2b9-a2ed-4681-9df2-b76a159c0753

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 06 January 2017
                : 29 July 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 29, Pages: 10
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigo

                Care,Social support,Processo saúde-doença,Família,Cuidado,Apoio social,Health-disease process,Family

                Comments

                Comment on this article