19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Representação e estereótipos de mulheres negras no cinema brasileiro Translated title: Representation and Stereotypes of Black Women in Brazilian Film

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir à crítica feminista do cinema a partir da análise da representação das mulheres negras nos longas-metragens brasileiros de maior público dos últimos anos. Este esforço se divide em três partes: em primeiro lugar, revisamos os estudos sobre o tema, mostrando que a articulação entre raça e gênero tem sido tratada de maneira marginal e com falhas metodológicas; em seguida, apresentamos dados quantitativos sobre o perfil dos elencos principais dos filmes nacionais; e, por fim, desenvolvemos uma tipologia dos estereótipos atribuídos às protagonistas de cor preta ou parda. Os resultados permitem concluir que perdura a sub-representação da mulher negra e a criação predominante de imaginários negativos, que as reduzem a ícones do espaço doméstico e a objetos de sexualização e de dissimulação.

          Translated abstract

          Abstract: This article presents a feminist critique of the Brazilian film industry through the analysis of the representation of black women in the highest-grossing movies over the last years. Our effort is divided in three parts: first, we review the literature on gender and race in Brazilian film, showing that the interplay between these categories has been seldom explored and the few works that do it suffer from methodological flaws; then we make a descriptive quantitative analysis on the profile of the top-grossing movies produced in Brazil; and, finally, we propose a typology of stereotypes associated with black and brown female protagonists. The results allow us to conclude that black women are still severely underpresented and predominantly represented by negative stereotypes that convey oversexualization, mischievousness, and domesticity.

          Related collections

          Most cited references18

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Sobre a invenção da mulata

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Amefricanizando o feminismo: o pensamento de Lélia Gonzalez

            Neste artigo exploro o pensamento de Lélia Gonzalez, intelectual negra brasileira, defensora de um feminismo afrolatinoamericano, comprometido com a recuperação dos processos de resistência e insurgência aos poderes estabelecidos, ainda, em sua maioria, ocultos, mas que historicamente foram levados a termo por mulheres negras e indígenas contra o colonialismo e podem servir de fonte de inspiração para ações políticas feministas descolonizadoras.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A cor dos eleitos: determinantes da sub-representação política dos não brancos no Brasil

              Parece fora de qualquer polêmica o fato de que a política nacional é majoritariamente branca. Levantamentos recentes indicam que a proporção de negros no parlamento federal nunca ultrapassou os míseros 9%. Mas a despeito dessa evidente marginalidade, pouco se sabe sobre as causas dessa sub-representação política. Este artigo pretende elucidar quais são os principais filtros que afastam os não brancos, pretos e pardos, da política brasileira. Para tal, foi feito um levantamento sobre a cor dos candidatos a vereador nas eleições de 2012 nas duas maiores cidades brasileiras: São Paulo e Rio de Janeiro. Diante da carência de registros oficiais sobre a raça ou cor desses candidatos, optamos por submeter suas fotos, disponibilizadas pelo TSE, à classificação de uma equipe de pesquisadores. Os resultados permitiram entender até que ponto o alheamento político dos não brancos brasileiros se deve: (i) a vieses no recrutamento partidário; (ii) às diferenças de capital educacional e patrimônio entre os candidatos brancos e não brancos; (iii) às desigualdades na distribuição dos recursos partidários e eleitorais; ou (iv) às próprias preferências eleitorais dos votantes. Ao que parece, as chances eleitorais dos pretos e pardos refletem as dificuldades que esses grupos têm em ascender à pequena elite de candidatos que possuem os maiores financiamentos e as maiores votações.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                s_ref
                Estudos Feministas
                Estud. fem.
                Centro de Filosofia e Ciências Humanas e Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, SC, Brazil )
                0104-026X
                2019
                : 27
                : 2
                : e54549
                Affiliations
                [1] Rio de Janeiro Rio de Janeiro orgnameUniversidade do Estado do Rio de Janeiro orgdiv1Instituto de Estudos Sociais e Políticos Brazil
                Article
                S0104-026X2019000200207
                10.1590/1806-9584-2019v27n254549
                da769484-938b-45f6-a157-b44f82e295ed

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 01 November 2018
                : 15 December 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 63, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                Brazilian cinema,stereotype,representation,racism,mulheres negras,cinema brasileiro,racismo,representação,estereótipo,black women

                Comments

                Comment on this article