8
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Detection Methods of Fungi in Ilex paraguariensis Seeds

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Abstract There has been an increase in the occurrence of fungal diseases in Ilex paraguariensis A. St.-Hill. (yerba mate) resulting from their domestication. Seed health tests may indicate pathogens prior to sowing, enabling their control. Our study sought to compare the efficacy of fungi detection methods on yerba mate seeds. Seeds from four lots were subjected to the following detection methods: BDA, V8 and filter paper; as well as the performance of asepsis with 1% sodium hypochlorite and 70% alcohol. The fungi found in the lots were: Penicillium spp., Cladosporium spp., Aureobasidium melanogenum, Aspergillus spp., Pestalotia spp., Nigrospora spp., Trichoderma spp., Fusarium graminearum, F. oxysporum and F. guttiforme. The asepsis in the seeds reduced the occurrence of contaminating organisms. There were differences between the evaluated lots regarding fungal incidence. In general, the BDA and V8 culture media showed better results in fungal detection.

          Related collections

          Most cited references11

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES E MUDAS DE CEDRO

          RESUMO Pertencente à família Meliaceae, o cedro (Cedrela fissilis Vell) apresenta grande importância econômica e ecológica. A madeira é leve e fácil de trabalhar, sendo recomendada para a fabricação de móveis em geral e também é utilizada em paisagismo de parques e recomposição de áreas degradadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de sementes de cedro coletadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná por meio da realização de diversos testes de vigor, teste de sanidade e avaliar a qualidade das mudas produzidas partindo dessas sementes mediante testes em viveiro. O presente estudo mostrou que a presença de fungos, como Aspergillus spp. e Penicillium spp., pode causar perdas na germinação em conseqüência do apodrecimento de sementes. Pelos testes realizados com as sementes coletadas nos diferentes estados foi possível verificar que existem diferenças dos níveis de vigor entre as procedências. Os patógenos encontrados podem causar prejuízos á produção de mudas por causa do apodrecimento de sementes.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            ZONEAMENTO E IDENTIFICAÇÃO DE Fusarium spp. CAUSADORES DE PODRIDÃO DE RAÍZES EM PLANTIOS DE ERVA-MATE (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.) NA REGIÃO DO VALE DO TAQUARÍ, RS

            RESUMO Em 2004, foram constatados sintomas da doença podridão-de-raízes em ervais nos municípios da região alta do Vale do Taquari, RS. Com o auxílio de técnicos da EMATER, fez-se um levantamento dos municípios que possuíam ervais com sintomas. Em 10% dos ervais afetados, coletaram-se amostras de raízes que foram enviadas para análise no Laboratório de Fitopatologia pertencente ao Departamento de Defesa Sanitária/CCR/UFSM. Foram isoladas e identificadas cinco diferentes espécies do fungo Fusarium associadas à doença: Fusarium oxysporum, Fusarium solani, Fusarium decemcellulare, Fusarium tabacinum e Fusarium tricinctum. Todas as espécies se mostraram patogênicas quando inoculadas em plantas de erva- mate (Ilex paraguariensis A. St.-Hil.). No momento da coleta das amostras, levantaram-se informações sobre o manejo do erval e discutiu-se a similaridade entre os sintomas apresentados na erva-mate e em culturas agronômicas bem como hipóteses sobre a origem do inóculo de Fusarium spp. que proporcionou a contaminação dos ervais.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              SANIDADE, TRANSMISSÃO VIA SEMENTE E PATOGENICIDADE DE FUNGOS EM SEMENTES DE Cedrela fissilis PROCEDENTES DA REGIÃO SUL DO BRASIL

              RESUMO Pesquisas relacionadas à patologia de sementes de espécies florestais nativas, especialmente aquelas mais aprofundadas, são escassas. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a sanidade das sementes de cedro através de dois métodos de detecção, avaliar a transmissão de fungos associados às sementes para as plântulas e avaliar a patogenicidade de fungos associados às sementes e transmitidos para as plântulas. Para tanto, sementes de seis procedências, dentre os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, foram utilizadas. Estas foram submetidas a testes de sanidade, pelos métodos do papel-filtro e batata-dextrose-ágar (BDA), a teste de transmissão via sementes para as plântulas e a teste de patogenicidade de isolados de Rhizoctonia sp., patógeno escolhido por ser o mais frequente nos testes de sanidade e transmitido via semente. Os fungos encontrados em ambos os testes foram: Pestalotia sp., Rhizoctonia sp., Penicillium sp., Phomopsis sp., Rhizopus sp., Aspergillus sp. e Fusarium sp. Ambos os métodos podem ser utilizados para teste de sanidade em sementes de cedro. Os fungos transmitidos via semente para plântula foram Fusarium sp. e Rhizoctonia sp., sendo que, estes causaram danos nas raízes e posterior tombamento. Foi identificado um isolado de Rhizoctonia sp. patogênico para plântulas de cedro, causando os mesmos sintomas relatados no teste de transmissão.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                floram
                Floresta e Ambiente
                Floresta Ambient.
                Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Seropédica, RJ, Brazil )
                1415-0980
                2179-8087
                2020
                : 27
                : 3
                : e20170983
                Affiliations
                [2] Lages SC orgnameUniversidade do Planalto Catarinense Brasil
                [1] Lages Santa Catarina orgnameUniversidade do Estado de Santa Catarina Brazil
                Article
                S2179-80872020000300114 S2179-8087(20)02700300114
                10.1590/2179-8087.098317
                dbc93a32-3f7d-433f-8150-a8fd6250e2f7

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 13 December 2018
                : 02 October 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 33, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Original Articles

                sanity tests,seed pathology,yerba-mate
                sanity tests, seed pathology, yerba-mate

                Comments

                Comment on this article