18
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Avaliação da cobertura do Serviço Odontológico da Polícia Militar da Bahia em Salvador, Bahia, Brasil Translated title: Evaluation of dental care coverage in the State Military Police in Salvador, Bahia, Brazil

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este estudo visou avaliar a cobertura do Serviço Odontológico da Polícia Militar da Bahia (SOPMBA) na cidade de Salvador, Bahia, Brasil, entre 2002 e 2004, e estimar as taxas de sua cobertura potencial e real. Foi realizado um estudo de caso único, descritivo. Foram calculadas as taxas de cobertura potencial levando-se em conta a carga horária dos cirurgiões-dentistas do serviço e cobertura real, com base na produção ambulatorial odontológica. Encontrou-se uma adequada cobertura potencial de recursos humanos (1 cirurgião-dentista/1.618 habitantes) e a taxa de cobertura real foi considerada abaixo do padrão proposto pelo Ministério da Saúde (0,39 procedimento/habitante/ano). A baixa cobertura real encontrada pode estar relacionada à baixa produtividade do serviço, cujas razões devem ser mais bem investigadas em estudos posteriores como problemas estruturais e a falta de um sistema de gestão do desempenho da qualidade da prática profissional com metas a serem cumpridas.

          Translated abstract

          This study seeks to evaluate dental care coverage in the State Military Police in Salvador, Bahia State, Brazil, from 2002 to 2004, estimating potential and real coverage rates. A single descriptive study was performed. Calculations were made of potential coverage rates considering hourly workloads of staff dentists and the real rates resulting from actual outpatient treatment. Potential human resources coverage was adequate (1 dentist per 1,618 policemen), while the real coverage rate was considered below the standard proposed by the Brazilian Ministry of Health (0.39 procedures per policeman per year). The low real coverage rate could be related to low productivity, the reasons for which should be investigated in greater depth in future studies, and might include organizational problems and lack of a management system to improve the quality of professional practice, with specifically defined targets.

          Related collections

          Most cited references8

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Desigualdades na utilização e no acesso a serviços odontológicos: uma avaliação em nível nacional

          Para avaliar a situação de utilização e acesso aos serviços de odontologia no Brasil e estudar diferenciais entre os estratos socioeconômicos, utilizaram-se dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) de 1998, realizada pelo IBGE. A análise, que levou em conta o desenho amostral, indicou um nível baixo de utilização de serviços odontológicos. Setenta e sete por cento das crianças de 0-6 anos e 4% dos adultos de 20-49 anos nunca haviam consultado um dentista. Entre estes adultos, comparando-se os 20% mais pobres com os 20% mais ricos, observou-se que o número de desassistidos era 16 vezes maior entre os primeiros. No grupo de 0-6 anos, as crianças ricas consultaram o dentista cinco vezes mais do que as pobres no ano anterior à entrevista. Cerca de 4% dos que procuraram atendimento odontológico não o obtiveram, 8% dos quais entre os mais pobres e 1% entre os mais ricos. A maioria (68%) dos atendimentos do grupo mais pobre foi financiada pelo SUS, enquanto 63% deles foram pagos pelos mais ricos. As maiores desigualdades no acesso e na utilização de serviços odontológicos foram encontradas, exatamente, nos grupos de menor acesso ou utilização. A participação do SUS nos atendimentos odontológicos é muito mais baixa do que na atenção médica.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Avaliação em saúde: limites e perspectivas

            É realizada discussão sobre a avaliação em saúde no que diz respeito ao seu objeto, atributos, enfoques teóricos e desenhos, a partir da revisão da literatura sobre o tema. São relacionadas possíveis técnicas para avaliação da eficácia, efetividade, cobertura e qualidade técnico-científica dos serviços de saúde, além da satisfação dos usuários. Os desenhos da chamada "pesquisa avaliativa" são comparados com aqueles da epidemiologia. A diversidade terminológica, insuficiências e inadequações de alguns métodos e técnicas dominantes na literatura específica são identificados como problemas a serem superados. É também discutida a incipiente incorporação da prática da avaliação no processo concreto de gestão dos serviços de saúde no nosso meio e relacionadas as possibilidades de utilização das informações registradas rotineiramente nas unidades sanitárias para o processo de avaliação. Por fim, são identificadas as necessidades de desenvolvimento metodológico para avaliação dos recentes projetos de reorganização de práticas de saúde em distritos sanitários e sistemas locais de saúde e apontadas perspectivas nessa direção.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Associação entre atenção básica em saúde bucal e indicadores socioeconômicos municipais

              OBJETIVO: Testar associações entre indicadores de atenção básica em saúde bucal e indicadores municipais socioeconômicos e de provisão de serviços odontológicos. MÉTODOS: Estudo ecológico realizado nos 293 municípios do Estado de Santa Catarina, no período 2000 a 2003. Foram utilizados indicadores de atenção básica a saúde bucal: (1) Cobertura; (2) Razão entre procedimentos odontológicos coletivos e a população de zero a 14 anos de idade; (3) razão entre exodontias de dentes permanentes e procedimentos odontológicos individuais na atenção básica. As variáveis investigadas foram: razão entre o número total de dentistas por mil habitantes, razão entre o número total de dentistas cadastrados no Sistema Único de Saúde por mil habitantes, fluoretação da água de abastecimento, índice de desenvolvimento infantil, índice de desenvolvimento humano municipal e a população do município. Foram realizadas as análises pelos testes de Kruskall-Wallis, qui-quadrado e o teste de Spearman para avaliar a correlação entre as variáveis. RESULTADOS: A cobertura foi de 21,8%, a razão de procedimentos coletivos na população entre zero a 14 anos foi de 0,37 e a proporção de exodontias em relação ao total de procedimentos odontológicos individuais foi de 11,9%. Menores proporções de exodontias foram associadas às maiores proporções de dentistas no Sistema (p<0,01). Maiores proporções de exodontias foram associadas aos menores índices de desenvolvimento humano municipal (p<0,01). CONCLUSÕES: Maiores coberturas foram associadas ao aumento de dentistas no SUS. Municípios com piores condições socioeconômicas foram associados a maiores proporções de exodontias. Políticas de saúde bucal devem priorizar municípios que apresentam piores indicadores socioeconômicos.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                csp
                Cadernos de Saúde Pública
                Cad. Saúde Pública
                Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0102-311X
                1678-4464
                February 2008
                : 24
                : 2
                : 295-302
                Affiliations
                [01] Lauro de Freitas orgnamePolícia Militar da Bahia Brasil
                [02] Salvador orgnameUniversidade Federal da Bahia orgdiv1Instituto de Saúde Coletiva Brazil
                [03] Salvador orgnameUniversidade Federal da Bahia orgdiv1Faculdade de Odontologia Brazil
                Article
                S0102-311X2008000200008 S0102-311X(08)02400208
                10.1590/S0102-311X2008000200008
                e2d3d9a0-2777-40ab-a878-c23a850c2129

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 24 July 2007
                : 31 January 2007
                : 05 July 2007
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 23, Pages: 8
                Product

                SciELO Public Health

                Self URI: Texto completo somente em PDF (PT)
                Categories
                Artigos

                Saúde Bucal,Health Services Coverage,Police,Cobertura de Serviços de Saúde,Polícia,Oral Health

                Comments

                Comment on this article