34
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Psicologia escolar no Brasil: considerações e reflexões históricas Translated title: School psychology in Brazil: appreciation and historical reflections

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O presente artigo apresenta um panorama histórico da psicologia escolar no Brasil desde a transição do século XIX para o XX, com a formação dos primeiros laboratórios de psicologia para estudos de crianças com problemas de aprendizagem, constituídos, principalmente, a partir da influência norte-americana e francesa. Discutem-se, ainda, momentos posteriores de crise, localizados na década de 1980, e a busca por novas bases teórico-metodológicas para a atuação. O artigo está dividido em duas partes: em primeiro lugar, apresentam-se um panorama dos principais fatos históricos e dados de pesquisas acerca das concepções e da atuação em psicologia escolar no cenário brasileiro; posteriormente, discutem-se temas contemporâneos que emergiram a partir de um movimento de ressignificação das práticas de algumas ações que vêm sendo propostas a partir da década de 1990.

          Translated abstract

          This article presents an historic overview of School Psychology in Brazil covering the transition between the XIX and XX centuries, with the creation of the first psychology laboratories for studies of children with learning difficulties, mainly resulting from the influence of North America and France. The subsequent period of crisis in the 1980s is also discussed, as is the search for new theoretical and methodological bases for involvement. The article is divided into two parts. First, it presents an overview of the main historical facts and data from research into concepts and involvement in school psychology in the Brazilian setting. Subsequently, contemporary issues are discussed that emerged from a movement towards the resignification of the practice of certain actions that have been proposed since the 1990s.

          Related collections

          Most cited references37

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social

          O tema "A Psicologia a caminho do novo século: identidade profissional e compromisso social" foi desenvolvido aqui a partir de três aspectos: um pequeno resgate histórico sobre o vínculo da Psicologia com a sociedade brasileira, buscando caracterizar sua relação com esta sociedade; em seguida, desenvolver a perspectiva da profissão comprometida com a realidade social, apresentando alguns critérios para se julgar o compromisso social de práticas e saberes da Psicologia, além da defesa de que a Psicologia, como saber e fazer, se desenvolva sempre vinculada à sociedade que a acolhe; e para finalizar, trazer a questão da identidade profissional do psicólogo, partindo do princípio de que identidade deve ser sempre vista como metamorfose e como movimento permanente de transformação. O texto pretende ser uma defesa de uma identidade para os psicólogos que seja movimento e transformação, porque é reflexo do vínculo que a Psicologia deve manter com a sociedade, que está sempre em movimento, vínculo este de compromisso com as necessidades e demandas da maioria da população brasileira.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            A psicologia no Brasil: leitura histórica sobre sua constituição

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              História da psicologia brasileira

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                epc
                Estudos de Psicologia (Campinas)
                Estud. psicol. (Campinas)
                PUC-Campinas (Campinas )
                0103-166X
                September 2010
                : 27
                : 3
                : 393-402
                Affiliations
                [1 ] Universidade de Brasília Brazil
                Article
                S0103-166X2010000300011
                10.1590/S0103-166X2010000300011
                e36abdda-2b0d-46db-a55a-a6762d1a34ba

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History

                School psychology,History of psychology,Educacional psychologists,Psicologia escolar,História da psicologia,Psicólogo educacional

                Comments

                Comment on this article