6
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      System to outline the graduatestudents Translated title: Sistema de mapeamento dos egressos

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Objective: to evaluate the system to outline the graduate students from the Post-Graduate Programs of CAPES Medicine III area. Method: it was analyzed the book of indicators and the Document of Area of the Post-Graduate Programs of Surgery, also checking the literature about this issue. Results: there was a paucity of data from most of the programs, as regards to the methods for evaluation of graduate students. The current system lacks a standard and an institutional support to outline the graduate students. In the public system there is a concentration of postgraduate students in Medicine; however, they represent a small part of those Brazilians students who finished their graduation courses in Medicine. In the current context, the quest for the post graduate courses and consequently for a research field or even a teaching career, has been replaced by the private sector jobs and the labor market, both in non-academic assistance activities. Conclusion: it is imperative to establish not only science and technology innovation policies but also educational and health policies acting harmoniously and stimulating the qualification and the teaching career, improving the post-graduate courses. It is necessary to develop a single form under the institutional guidance of CAPES with the conception of a National Program for Graduate Student in order to consolidate guidelines to mapping the graduate students of post-graduate programs in surgery, in our country.

          Translated abstract

          Objetivo: avaliar o sistema de mapeamento dos egressos dos Programas de Pós-Graduação da área Medicina III da CAPES. Métodos: compôs-se da análise dos Cadernos de indicadores e do Documento de área dos Programas de Pós-Graduação em Cirurgia e da consulta à literatura sobre o tema. Resultados: Constatou-se uma escassez de dados no que tange a avaliação dos egressos, junto a maior parte dos Programas. O sistema vigente para mapeamento de egressos carece de padronização e suporte institucional. Há uma concentração de pós-graduados médicos no sistema público, no entanto, estes representam uma pequena parcela dos alunos formados pelos Cursos de Graduação em Medicina no Brasil. No contexto atual, a procura pela Pós-Graduação e, consequentemente, pela pesquisa e carreira docente vem cedendo espaço para as atividades assistenciais não acadêmicas, na iniciativa privada e no mercado de trabalho. Conclusão: urge instituir não políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, mas de Educação e Saúde que atuem harmonicamente, estimulem a qualificação e a carreira docente e aprimorem a Pós-Graduação. Faz-se necessária a elaboração de um formulário único, sob a égide institucional da CAPES, por meio da criação de um Programa Nacional de Egressos, objetivando consolidar diretrizes para o mapeamento dos egressos dos Programas de Pós-Graduação em Cirurgia no país.

          Related collections

          Most cited references 11

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação

          Qual é o destino profissional de mestres e doutores titulados no país? Como percebem a relevância da formação em pesquisa que obtiveram em seus cursos, tendo em vista o trabalho que realizam? O artigo procura responder a estas questões com base em estudo anterior e, a partir da evidência, discute aspectos das políticas de pós-graduação. O estudo original entrevistou 8,7 mil mestres e doutores titulados nos anos 90, em 15 áreas do conhecimento, oriundos de universidades do Nordeste ao Sul do país. A agregação dos dados em três grupos de grandes áreas do conhecimento permitiu uma nova perspectiva de análise. Nos três grupos, o destino profissional de mestres é bastante diversificado e a docência no ensino superior não costuma ser a ocupação majoritária; o de doutores concentra-se na academia (universidades e instituições de pesquisa). Os titulados freqüentemente têm uma avaliação positiva da formação em pesquisa, mas a apreciação de mestres que trabalham fora da academia geralmente é menos favorável que a de docentes e pesquisadores; já entre doutores, diferenças análogas são observadas apenas num dos grupos. A evidência sugere, para várias áreas, uma diversificação de modelos de formação pós-graduada no país.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            Universidade desconstruída: avaliação institucional e resistência

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Mestres e doutores no país: destinos profissionais e política de pós-graduação

              (2004)
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                rcbc
                Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
                Rev. Col. Bras. Cir.
                Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Rio de Janeiro )
                1809-4546
                December 2015
                : 42
                : 6
                : 413-417
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal do Rio de Janeiro Brazil
                Article
                S0100-69912015000700413
                10.1590/0100-69912015006011
                Product
                Product Information: website
                Categories
                SURGERY

                Comments

                Comment on this article