7
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Educação e autoridade: alguns apontamentos sobre a prática educativa e o impossível na emancipação do sujeito Translated title: Educación y autoridad: algunas notas sobre la práctica educativa y lo imposible en la emancipación de sujeto Translated title: Education and authority: a few appointments on the educational practice and the impossible in the emancipation of the subject

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O objetivo deste artigo foi analisar alguns apontamentos para que se possa elaborar a prática educativa no campo educacional e os processos relacionados com o impossível na emancipação do sujeito. Para tanto, os focos de análise foram as interfaces entre o campo educacional e as considerações freudianas apresentadas no prefácio "A Juventude Desorientada de Aichhorn" (1925) e em outros escritos que também podem colaborar para se compreender a produção do sujeito no campo das relações educativas. Conclui-se que a intensificação das práticas educativas e os variados discursos sobre a questão da aprendizagem seriam tentativas, por parte do educador, de evitar os diferentes enfrentamentos dos problemas educacionais. O processo educacional deveria se constituir como lugar de instauração da produção do sujeito que se opõe a qualquer modo de consolidação de práticas sociais de cunho autoritário e, por isso, já seria o elemento fundamental para que todos aqueles que atuam no campo educativo compreendam desde já a responsabilidade no uso das palavras e, mais propriamente, assumam a autoridade de instaurar a produção de sujeitos para uma sociedade efetivamente democrática.

          Translated abstract

          El objetivo de este trabajo fue analizar algunas notas para que se pueda desarrollar la práctica educativa en el campo de la educación y los procesos relacionados con lo imposible en la emancipación del sujeto. Por lo tanto, el análisis se centró en las interfaces entre el campo de la educación y las consideraciones freudianas presentadas en el prefacio "La Juventud Desorientada de Aichhorn" (1925) y otros escritos, que también pueden contribuir a la comprensión de la producción del sujeto en el ámbito de la las relaciones educativas. Se concluye que la intensificación de las prácticas educativas y las diversas intervenciones sobre la cuestión del aprendizaje serían intentos de los educadores para evitar diferentes enfrentamientos de los problemas educativos. El proceso educativo debería constituirse como un lugar para establecer la producción del sujeto que se opone a cualquier modo de consolidación de las prácticas sociales de naturaleza autoritaria y, por lo tanto, sería el elemento clave para que todos los que trabajan en el campo de la educación comprendan desde ya la responsabilidad en el uso de las palabras y, más propiamente, asuman la autoridad para establecer la producción de sujetos de una sociedad verdaderamente democrática.

          Translated abstract

          This paper aimed to analyze a few appointments to enable the development of the educational practice in the educational field and the analysis of processes related to the impossible in the emancipation of the subject. To do so, the analysis focused on interfaces between educational field and Freud's considerations in the foreword of "Wayward Youth" by Aichhorn (1925), as well as in another writings, which can cooperate with the understanding of the production of the subject in the field of educational relationships. Thus, it is possible to conclude that the intensification of educational practices and the various discourses on learning would be attempts of the educator to avoid different confrontations of educational problems. The educational process should be a place to establish the production of the subject who opposes to any consolidation of social practices with authoritarian nature and, therefore, would be the key element for all those working in the educational field who assume the authority to establish the production of subjects for a truly democratic society.

          Related collections

          Most cited references2

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural)

          Apresento um breve estudo do conceito alemão de Bildung, com base no artigo "Bildung et Bildungsroman", de Antoine Berman. O conceito é desenvolvido em cinco etapas: Bildung como trabalho, como viagem, como tradução, como viagem à Antigüidade e como prática filológica. Estas sugestões podem contribuir para a interpretação de obras de filosofia da arte e da cultura, por exemplo, passagens de Hegel, de Hölderlin, do romântico Friedrich Schlegel e de Nietzsche.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A prática educativa como uma atividade de desencontro de sujeitos

            Os educadores, de modo geral, partem do princípio de que a prática educativa é algo que surge na transmissão de saberes provenientes do encontro entre sujeitos. Entretanto, nas relações que se estabelecem entre os sujeitos, principalmente, naquilo que orbita no campo do uso da palavra, vive-se o que podemos denominar como o mal-entendido, pois falamos o que não pensamos e escutamos o que não foi dito. No campo educativo, portanto, assumimos a convicção profunda de que as relações são de encontro entre sujeitos, mas paradoxalmente e para desespero dos educadores, temos na prática educativa uma atividade de desencontro de sujeitos. Neste artigo, o objetivo é analisar a prática educativa na dinâmica do desencontro de sujeitos. São tais desencontros que de certo modo abrem as fendas no saber pedagógico e evidenciam a fragilidade desses saberes educativos. Partimos da perspectiva freudiana anunciada em prefácio do livro de August Aichhorn (1925), em que se inscreve a afirmação de que existem três profissões impossíveis - educar, curar e governar. A nossa hipótese é a de que a prática educativa é a realização de uma tarefa que exige do educador uma constante desconstrução de seus princípios pedagógicos que coisificam o sujeito/educando - o desamparo de não sabermos educar.
              Bookmark

              Author and article information

              Contributors
              Role: ND
              Journal
              mental
              Mental
              Mental
              Universidade Presidente Antônio Carlos (Barbacena, MG, Brazil )
              1679-4427
              1984-980X
              June 2017
              : 11
              : 20
              : 206-225
              Affiliations
              [01] orgnameUniversidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
              Article
              S1679-44272017000100011
              e7530fcc-a952-4823-b846-ad46f36b6a44

              This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

              History
              : 28 October 2016
              : 08 July 2016
              Page count
              Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 17, Pages: 20
              Product

              SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia


              educação,crise na educação,educación,educación y psicoanálisis,fundamentos de la educación,crisis en la educación,education,education and psychoanalysis,educational principles,crisis in education,educação e psicanálise,fundamentos da educação

              Comments

              Comment on this article