23
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      O testemunho e a produção de valor moral: observações etnográficas sobre um centro de recuperação evangélico Translated title: Testimony and production of moral value: ethnographic observations on an evangelical recovery center

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo O presente artigo procura discutir o testemunho como uma prática densa capaz de agregar valor moral a pessoas socialmente desacreditadas. Essa discussão é realizada a partir de uma pesquisa sobre um centro de recuperação evangélico, situado na periferia da região metropolitana do estado do Rio de Janeiro. Argumenta-se que o testemunho é uma prática que, além da elaboração de si através de uma narrativa biográfica (“ter testemunho”), performatizada em diversas situações (“dar testemunho”), também é composta por um exercício de elaboração de si que se constrói na vida cotidiana de forma relacional (“ser testemunho”). Encerro propondo a hipótese de que a articulação entre essas distintas dimensões do testemunho produz uma gramática própria capaz de agregar valor moral aos atores que a mobilizam.

          Translated abstract

          Abstract This paper discusses the testimony as a dense practice, crossed by several meanings, and capable of adding moral value to people socially discredited. This discussion is conducted from a research about a center of evangelical recovery, situated in outskirts of the metropolitan region of the state of Rio de Janeiro. It is argued that the witness is a practice that, in addition to preparing themselves through an autobiographical narrative (“to have a testimony”), performed in various situations (“to give a testimony”), is also composed of an exercise in preparing itself which is built, relationally, in everyday life (“to be a testimony”). The link between these different dimensions of the testimony produces its own grammar capable of adding value to moral actors to mobilize.

          Related collections

          Most cited references22

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O ato de testemunhar: violência, gênero e subjetividade

          Veena Das (2011)
          O contexto é a Partição da Índia em 1949, que levou à criação do Paquistão, visto a partir da cultura punjabi (o Punjab era a província mais próxima da fronteira com o novo estado) e, particularmente, através dos olhos de Asha que, aos 21 anos, em 1941, ficara viúva e passara a viver com a família do falecido marido. As transformações impostas pela Partição alteraram essa situação e levaram Asha às seguintes reflexões. A comida de uma filha nunca é pesada para os pais. Mas quanto viverão nossos pais? Quando até dois pedaços de pão são sentidos como "pesados" por nosso próprio irmão... é melhor manter a honra ... e fazer sua paz... e viver onde se está destinada a viver. A exegese dessas reflexões constitui o núcleo analítico do texto. E, sobre a partição, a autora não se pergunta como os acontecimentos estavam presentes nas consciências como acontecimentos passados, mas como vieram a ser incorporados na estrutura temporal das relações.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas

            O trabalho propõe uma reflexão sobre algumas das características do gesto testemunhal enfatizando as aporias que o marcam. Partindo da idéia de que o testemunho de certo modo só existe sob o signo de seu colapso e de sua impossibilidade, o texto enfatiza os dilemas nascidos da confluência entre a tarefa individual da narrativa do trauma e de sua componente coletiva. Nas "catástrofes históricas", como nos genocídios ou nas perseguições violentas em massa de determinadas parcelas da população, a memória do trauma é sempre uma busca de compromisso entre o trabalho de memória individual e outro construído pela sociedade. O testemunho é analisado como parte de uma complexa "política da memória".
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Life and Words: Violence and the Descent into the Ordinary

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Journal
                rs
                Religião & Sociedade
                Relig. soc.
                Instituto de Estudos da Religião (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0100-8587
                1984-0438
                December 2016
                : 36
                : 2
                : 107-134
                Affiliations
                [01] Rio de Janeiro Rio de Janeiro orgnameUniversidade Federal do Rio de Janeiro Brazil
                Article
                S0100-85872016000200107
                10.1590/0100-85872016v36n2cap06
                e9831f3b-53ca-4c25-96d0-ee3a854dfad7

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : May 2016
                : April 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 23, Pages: 28
                Product

                SciELO Brazil


                testimony,drug rehab centers,Pentecostalism,urban violence,moral,testemunho,comunidades terapêuticas,pentecostalismo,violência urbana

                Comments

                Comment on this article

                scite_

                Similar content457

                Cited by7

                Most referenced authors55