19
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Privacidade do usuário na atividade de busca: o caso do Arquivo Público do Estado de São Paulo Translated title: User privacy in search activity: the case of the Public Archives of the State of São Paulo

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Com o advento da Internet tornou-se possível superar os espaços temporais, havendo um ganho no conhecimento ao identificarmos que dificilmente as informações disponíveis seriam acessadas por um número de usuários potencialmente ampliado pelo uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. A partir do ano de 2003, diante dessas novas possibilidades o Arquivo Público do Estado de São Paulo, ampliou sua forma de atuação ao disponibilizar parte de seu acervo documental no ambiente Web, disseminando informações arquivísticas e tornando-as acessíveis. A popularização da Internet e as políticas públicas de acesso à informação que garantem a todo cidadão tal direito por meio da Lei de Acesso à Informação nortearam este estudo que objetivou a aplicação do Framework para análise de privacidade, apresentado por Rubel e Biava (2014) no acesso à informação nos ambientes do Arquivo Público do Estado de São Paulo. A metodologia consistiu em uma investigação teórica baseada nos princípios de privacidade na ambiência física e digital e exploratório a partir da visita e da observação do referido arquivo em seus ambientes físicos e digitais. Verificou-se como resultado que o uso do framework possibilita conhecer problemas de complexidade variada quanto ao grau de privacidade dos usuários nos diferentes ambientes.

          Translated abstract

          With the advent of the Internet, it has become possible to overcome timelines with a gain in knowledge by identifying that information available were seldomly accessed by a number of potentially expanded users through the use of Information and Communication Technologies. From the year 2003, before these new possibilities, the Public Archives of the State of São Paulo magnified the way it operates to provide part of its collection of documents on the Web environment, disseminating archival information and making them accessible. The popularization of the Internet and the public policies that guarantee access to information for all citizens through the Access to Information Act. Guided this study, aimed towards the application of Framework for privacy analysis, presented by Rubel and Biava (2014) on access to information in the environments of Public Archives of the state of São Paulo. The methodology consisted of a theoretical investigation based on the principles of privacy in the physical, exploratory and digital environment, and from the visit and observation of said file in its physical and digital environments. As a result, it was found that the use of framework allows understanding of varying complexity problems in the degree of privacy of users in different environments.

          Related collections

          Most cited references17

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          A sociedade em rede

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A sociedade da informação e seus desafios

            Partindo de um conceito que ressalta as características do novo paradigma técnico econômico e critica as concepções deterministas e evolucionistas da mudança social, apresentam-se as promessas da sociedade da informação que justificam o esforço da sociedade na sua construção. Descontados os exageros utópicos que constituem a "computopia", a justificativa desse esforço prende-se às perspectivas oferecidas pelo novo paradigma de avanços significativos para a vida individual e coletiva, elevando o patamar dos conhecimentos gerados e utilizados na sociedade, oferecendo o estímulo para constante aprendizagem e mudança, facilitando a salvaguarda da diversidade e propiciando dinamismo econômico mais condizente com o respeito ao meio ambiente. Suas promessas não podem impedir a constatação de inúmeros desafios e problemas. Alguns são técnicos, outros de natureza social, outros ainda são puramente econômicos e requerem um compromisso político para assegurar o acesso a comunidades menos privilegiadas. Finalmente, há significativos desafios a enfrentar para criar um arcabouço internacional apropriado que minimize as desigualdades globais no acesso à informação.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Representação e economia da informação

              Este trabalho discute o papel da representação na atual economia da informação/conhecimento que se delineia a partir da emergência da Internet. Neste contexto, identificação e avaliação se tornam atividades essenciais para a utilização de recursos informacionais disponíveis na rede. A identificação/avaliação de informações é apresentada como um processo semiótico, no qual a representação substitui a informação original e serve a um usuário como um dispositivo inferecial com relação à sua relevância. O trabalho informacional de desenvolvimento e sistematização de representações das informações disponíveis na Internet joga um papel decisivo, viablizando processos de identificação, avaliação e uso, atuando como intermediária entre usuários e suas necessidades de informação e recursos informacionais potencialmente relevantes.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                pci
                Perspectivas em Ciência da Informação
                Perspect. ciênc. inf.
                Escola de Ciência da Informação da UFMG (Belo Horizonte )
                1981-5344
                September 2015
                : 20
                : 3
                : 137-151
                Affiliations
                [1 ] Universidade Estadual Paulista Brazil
                [2 ] Universidade Estadual Paulista Brazil
                [3 ] Universidade Estadual Paulista Brazil
                Article
                S1413-99362015000300137
                10.1590/1981-5344/2372
                e993dcc0-811a-4108-876a-3a27cefcb723

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1413-9936&lng=en
                Categories
                INFORMATION SCIENCE & LIBRARY SCIENCE

                Information & Library science
                Permanent Archives,Web,Information Technology,Privacy,Arquivos Permanentes,Informação e Tecnologia,Privacidade

                Comments

                Comment on this article