24
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Do trabalho à formação de professores Translated title: From work to teacher education

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Focaliza-se o trabalho como via de realização pessoal, no caso do professor da educação básica como ponto de partida para sua formação. O magistério, um trabalho considerado fácil, na verdade envolve muitas dificuldades, que se refletem como desafios à formação de futuros professores. São analisados alguns desses desafios e a contribuição de autores, dedicados ao seu estudo, como Nóvoa, Saviani, Tardif, Lessard, Dubet, Vincent, Labaree, procurando olhar para o trabalho real efetuado pelo professor como inspiração para a sua formação. Hoje, sob a responsabilidade da universidade, ela está marcada por forte acento no aspecto teórico, ficando o da prática bem menos atendido. Atentar ao trabalho realizado pelo professor pode ajudar a aproximá-la das necessidades que o futuro professor irá enfrentar. Para tanto é urgente que se construa uma parceria efetiva entre as duas instituições formadoras do professor, a universidade e a escola.

          Translated abstract

          The study focuses on work as a path toward personal realization, in the case of compulsory education teachers, as a starting-point for their training. Teaching, a job seen as easy, actually involves a great many difficulties, reflected as challenges to the training of future teachers. Some of these challenges are examined, as is the contribution of authors such as Nóvoa, Saviani, Tardif, Lessard, Dubet, Vincent, and Labaree, who have studied the topic, seeking to focus on the real work done by teachers as an inspiration for teacher education. Teacher education, today a responsibility of universities, is marked by a strong accent on the theoretical aspect, while practice comes a distant second. Attention to the work carried out by teachers may help bring teacher education closer to the needs of future teachers. This is why an effective partnership between the two teacher-educating institutions, universities and schools, needs urgently to be built.

          Related collections

          Most cited references42

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          The sociology of teaching.

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro

            Este artigo versa sobre o tema da formação de professores abordando os aspectos históricos e teóricos. Na primeira parte introduz-se o enfoque histórico e examinase a trajetória da formação de professores no Brasil, desdobrando-a em seis períodos que se iniciam com a aprovação da Lei das Escolas de Primeiras Letras, em 1827, e culminam com a promulgação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996. A segunda parte trata dos aspectos teóricos, considerando os dois modelos básicos de formação docente, suas implicações para a formação, em nível superior, dos professores da educação infantil e do ensino elementar, o dilema decorrente da contraposição entre os dois modelos e o caminho para sua superação, completando-se com observações sobre a formação de professores para a educação especial.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional

              Analisa-se a especificidade da função de ensinar enquanto caracterizadora da actividade do professor e examina-se a evolução e pluralidade de sentidos associados ao conceito de ensinar e suas implicações no desenvolvimento profissional dos docentes ao longo da evolução histórica da actividade. Em um segundo momento, analisa-se também a natureza do conhecimento específico necessário ao desempenho da função de ensinar, procurando dar conta das teorizações existentes acerca desse conhecimento, e propondo e discutindo um conjunto de caracterizadores distintivos desse saber que a autora designa como geradores de especificidade. A proposta do trabalho situa-se no quadro de uma valorização da dimensão analítica e teorizadora da acção de ensinar por parte do professor, no sentido de desenvolvimentos futuros da docência que possam reforçar a afirmação social da profissionalidade dos docentes.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                cp
                Cadernos de Pesquisa
                Cad. Pesqui.
                Fundação Carlos Chagas (São Paulo )
                1980-5314
                August 2012
                : 42
                : 146
                : 428-451
                Affiliations
                [1 ] Universidade Católica de Petrópolis
                [2 ] Pontifícia Universidade Católica
                Article
                S0100-15742012000200007
                10.1590/S0100-15742012000200007
                eb595ecb-dad8-45c3-a744-395def3a7c0e

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                Product
                Product Information: website
                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0100-1574&lng=en
                Categories
                EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH

                Educational research & Statistics
                teacher education,employement qualifications,labour,universities,formação de professores,qualificação,trabalho,universidades

                Comments

                Comment on this article