Blog
About

17
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Formação continuada de professores e bibliotecários para o letramento informacional: a contribuição da educação a distância Translated title: Continuing education of teachers and librarians for information literacy. The contribution of distance education

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Na sociedade contemporânea a capacitação contínua ao longo da vida é condição para que os indivíduos possam atuar como cidadãos críticos e reflexivos. Nesse contexto, a formação continuada é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades que não tenham sido aprendidas na graduação. O artigo apresenta reflexão sobre o potencial da Educação a Distância na formação continuada de professores e bibliotecários para a prática informacional, como atores fundamentais para que o letramento informacional seja implantado e consolidado na escola. Pesquisa realizada no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mostra a existência de poucos trabalhos publicados sobre cursos de letramento informacional por Educação a Distância, em especial para a formação de bibliotecários.

          Translated abstract

          Abstract In contemporary society, continuous qualification is a condition for individuals to act as critical and reflective citizens. In this context, continuing education is essential for the development of skills and abilities that have not been learned in graduation. The article presents a reflection about the potential of Distance Education to the continuing learning of teachers and librarians for informational practice, as they are important actors for the information literacy to be implanted and consolidated in school. Research conducted on Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior website shows that there are few published works about information literacy courses by distance education, especially for the training of librarians.

          Related collections

          Most cited references 52

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Article: not found

            A Ciência da Informação

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Information literacy: princípios, filosofia e prática

              Surgida na literatura em 1974, a information literacy liga-se à necessidade de se exercer o domínio sobre o sempre crescente universo informacional. Incorporando habilidades, conhecimentos e valores relacionados à busca, acesso, avaliação, organização e difusão da informação e do conhecimento. A information literacy é a própria essência da competência em informação. O objetivo deste trabalho é definir a information literacy a partir do entendimento do conceito, objetivos e práticas relacionadas, com ênfase no papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário. Inicialmente, apresenta-se a evolução do conceito segundo um referencial histórico. Examina-se a information literacy enquanto processo de interiorização de conhecimentos, habilidades e valores ligados à informação e ao aprendizado. Define-se a expressão, suas características e objetivos. Discutem-se diferentes concepções de information literacy, segundo três referenciais: informação, conhecimento e aprendizado. Em seguida, são elencados pontos relevantes de atuação de bibliotecas e bibliotecários na implementação de uma educação voltada para a information literacy. Explorando a information literacy education, evidencia-se a necessidade de construção de um novo paradigma educacional ante a sociedade atual que incorpore a competência em informação.
                Bookmark

                Author and article information

                Affiliations
                Goiânia Goiás orgnameUniversidade Federal de Goiás orgdiv1Faculdade de Informação e Comunicação Brazil
                Brasília Distrito Federal orgnameUniversidade de Brasília orgdiv1Faculdade de Ciência da Informação orgdiv2Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação Brazil
                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                tinf
                Transinformação
                Transinformação
                Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Campinas, SP, Brazil )
                2318-0889
                April 2018
                : 30
                : 1
                : 107-119
                S0103-37862018000100107
                10.1590/2318-08892018000100009

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                Counts
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 52, Pages: 13
                Product
                Product Information: SciELO Brazil

                Comments

                Comment on this article