23
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Classificação de risco na emergência: avaliação da equipe de enfermagem Translated title: Clasificación de riesgo en la emergencia: evaluación del equipo de enfermería Translated title: Risk rating in the emergency department: assessment of the nursing team

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa cujo objetivo foi conhecer e analisar como os profissionais de enfermagem de um serviço de emergência hospitalar avaliaram o acolhimento com classificação de risco (ACR). A coleta de dados ocorreu em abril e maio de 2010, através de entrevista semiestruturada, com 13 profissionais de enfermagem (três enfermeiras e 10 técnicos em enfermagem), do serviço de emergência de um hospital público de Santa Catarina. Para o tratamento dos dados, adotou-se o discurso do sujeito coletivo. Dos relatos surgiram dois temas: mudanças no atendimento com a implantação do ACR e dificuldades para a sua realização. Para a análise dos discursos, utilizou-se o ACR, além das referências bibliográficas consultadas. O estudo evidenciou que houve melhora no atendimento, porém a falta de referência e contrarreferência dificulta a garantia de um atendimento de qualidade aos usuários e gera insatisfação dos profissionais de enfermagem.

          Translated abstract

          Se trata de un estudio descriptivo con enfoque cualitativo cuyo objetivo fue conocer y analizar como los profesionales de enfermería de un servicio de emergencia hospitalario evaluaron el acogimiento con clasificación de riesgo (ACR). La recolección de datos acaeció en abril y mayo de 2010, por medio de entrevista semiestructurada, con 13 profesionales de enfermería (tres enfermeros y 10 técnicos de enfermería), del servicio de emergencia de un hospital público de Santa Catarina-Brasil. Para el tratamiento de los datos, se adoptó el discurso del sujeto colectivo. De las declaraciones surgieron dos temas: cambios en el atendimiento con la implantación del ACR y dificultades para su realización. Para el análisis de los discursos, se uso el ACR, además de las referencias bibliográficas consultadas. El estudio evidenció que hubo mejora en el atendimiento, pero la falta de referencia y contrareferencia dificulta la garantía de un atendimiento de calidad a los usuarios y genera insatisfacción de los profesionales de enfermería.

          Translated abstract

          This qualitative, descriptive study aimed to ascertain and examine how nursing personnel in a hospital emergency service evaluate reception with classification of ryisk (RCR). Data were collected in April and May 2010 by semi-structured interview of thirteen nursing personnel at a public hospital emergency service in Santa Catarina, and were treated by collective subject discourse analysis. Two themes emerged from the interviews: changes in care following introduction of RCR and difficulties in providing such care. Discourse analysis was conducted using RCR, in addition to the bibliographical references consulted. The study revealed that care had improved with RCR, but lack of referral and counter-referral made it difficult to ensure a quality service and generate dissatisfaction among nursing personnel.

          Related collections

          Most cited references12

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            HumanizaSUS: documento base para gestores e trabalhadores do SUS

            (2008)
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Avaliação dos serviços hospitalares de emergência do programa QualiSUS

              A assistência prestada nos serviços hospitalares de emergência é o objeto deste artigo, que pretende avaliar as emergências do programa QualiSUS. O estudo é descritivo, com aplicação de questionário aos responsáveis pela emergência de oito hospitais. A superlotação das emergências é constante e as causas apontadas são a baixa resolutividade da atenção básica e a precariedade da rede hospitalar. Seis hospitais não gerenciam a superlotação. A porta de entrada não é organizada e apenas três hospitais fazem classificação de risco. Foram verificadas dificuldades de relacionamento internas e externas, demonstrando um isolamento da emergência em relação à rede e ao próprio hospital. As patologias difíceis de encaminhar para o sistema são as crônicas, neurológicas e sociais. Em relação às equipes, a precariedade dos vínculos dificulta a fixação do profissional e sua qualificação Os profissionais não têm capacitação específica e só um serviço utiliza protocolos. Constatou-se pouca influência do QualiSUS nos hospitais. A falência da rede interfere com a superlotação e com o perfil do paciente atendido. O investimento QualiSUS não pode restringir-se ao hospital. A emergência deve estar mais integrada ao sistema e ao hospital. A capacitação de recursos humanos é imprescindível, assim como a regulação de leitos.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reuerj
                Revista Enfermagem UERJ
                Rev. enferm. UERJ
                Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0104-3552
                March 2011
                : 19
                : 1
                : 84-88
                Affiliations
                [01] orgnameUniversidade Federal de Santa Catarina orgdiv1Departamento de Enfermagem
                [02] Florianópolis Santa Catarina orgnameGrupo de Estudo no Cuidado de Pessoas nas Situações Agudas de Saúde Brasil
                Article
                S0104-35522011000100014 S0104-3552(11)01900114
                f406baea-5f78-4da8-bd02-4c3aabbb1208

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 10 January 2011
                : 29 October 2010
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 15, Pages: 5
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos de Pesquisa

                Emergências,acolhimento,classificação,enfermagem,Emergencias,acogimiento,clasificación,enfermería,Emergencies,user embracement,classification,nursing

                Comments

                Comment on this article