2
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Panem. Sobre seu viés de gênero entre os Zo’é* Translated title: Panem. Sobre su enfoque de género entre los Zo'é Translated title: Panem. Its gender bias among the Zo'é

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Esse artigo se insere no debate sobre panema, noção que caracteriza uma conhecida situação de insucesso na caçada. Entre os Zo’é, povo indígena da Amazônia brasileira, panema faz parte de uma lógica das qualidades sensíveis, uma vez que o corpo do homem panema é descrito como fétido, justificando o afastamento das caças. No primeiro momento do texto, demonstra-se como os aspectos olfativos conectam à caçada a diferentes âmbitos, tais como a culinária e os resguardos. É destacada a importância da moderação como uma potência para o sucesso no abate. Em um segundo momento, analisa-se a proposição de que o insucesso na caçada permite a comparação de homens panema com mulheres. Em se tratando de não matar caça, argumenta-se que o corpo panema é uma exclusividade dos homens em detrimento das mulheres. Por sua vez, propõe-se que a perspectiva de gênero combinada à atenção a diferentes casos de homens panema permite relativizar uma possível negatividade da existência dos mesmos, argumentando-se que sua vida não se reduz a tal condição. Com isso, pretende-se contribuir com o entendimento da noção de relação em etnologia, e, mais especificamente, de panema como um conceito de ampla circulação na Amazônia e além.

          Translated abstract

          Resumen Este artículo se incorpora al debate sobre “panema”, una noción que caracteriza una conocida situación de fracaso en la cacería. Entre los Zo'é, pueblo indígena de la Amazonia brasileña, “panema” forma parte de la lógica de cualidades sensibles, ya que el cuerpo del hombre “panema” se describe como fétido ytiene como consecuencia el alejamiento de los animales de caza. En la primera parte del texto, se muestra cómo los aspectos olfativos asocian la caza a diferentes ámbitos, como la culinaria y el resguardo; se destaca, también, la importancia de la moderación como una potencia para el éxito en la matanza. En un segundo momento, se analiza la hipótesis de que no tener éxito en la caza posibilita la comparación de los hombres “panema” con las mujeres. En relación al hecho de no lograr matar un animal de caza, se argumenta que “el cuerpo panema”” es una exclusividad de los hombres en detrimento de las mujeres. A su vez, se plantea que la perspectiva de género aplicada a la observación de diferentes casos de hombres “panema” permite relativizar una posible negatividad de su existencia, argumentando que sus vidas no se reducen a dicha condición. Con ello, se pretende contribuir a la comprensión de la noción de relación en la etnología, y más concretamente, de “panema” como un concepto de amplia circulación en la Amazonia y en otras regiones.

          Translated abstract

          Abstratc This article concerns “panema”, a notion that characterizes failure in hunting. Among the Zo'é, an Indigenous people of the Brazilian Amazon, “panema” is part of a logic of sensible qualities, since the body of a “panema” man is described as fetid, justifying his exclusion from the hunt. The first part of the article shows how the olfactory aspects of hunting connect it to different areas, such as culinary activity, the couvade and the seclusion of the killer. The importance of moderation for success in the kill is stressed. In the second part of the article, I analyze the proposition that failure in the hunt leads “panema” men to be compared to women. When it comes to not killing game, it is argued that the “panema” body is exclusive to men to the detriment of women. In turn, I propose that a focus on gender alongside an attention to different examples of “panema” men allows us to relativize a potential negativity of their existence, and to argue that their life is not reduced to their condition. I thus intend to contribute to an understanding of the notion of ‘relation’ in ethnology, and, more specifically, of “panema” as a concept with a wide circulation in the Amazon and beyond.

          Related collections

          Most cited references 46

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O dois e seu múltiplo: reflexões sobre o perspectivismo em uma cosmologia tupi

           Tânia Lima (1996)
          A partir da caça de porco do mato, este artigo é um ensaio etnográfico sobre uma noção indígena de ponto de vista, aplicada ao campo das relações entre o humano e o animal, na cosmologia de um povo Tupi, os Juruna. Além de revelar a complexidade particular dessas relações, a noção de ponto de vista permite mostrar como a noção de duplo é irredutível à noção de alma, como "natureza" e "sobrenatureza" são efeitos de perspectivas, e como, finalmente, a caça se insere em uma estrutura espaço-temporal bilinear múltipla, evocadora dos "labirintos" que os Juruna desenham na pele.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio

            Este trabalho discute o significado do "perspectivismo" ameríndio: as idéias, presentes nas cosmologias amazônicas, a respeito do modo como humanos, animais e espíritos vêem-se a si mesmos e aos outros seres do mundo. Essas idéias sugerem uma possibilidade de redefinição relacional das categorias clássicas de "natureza", "cultura" e "sobrenatureza" a partir do conceito de perspectiva ou ponto de vista. Em particular, argumenta-se que a antinomia entre duas caracterizações do pensamento indígena: de um lado, o "etnocentrismo", que negaria os predicados da humanidade aos humanos de outros grupos; de outro, o "animismo", que os estenderia a seres de outras espécies, pode ser resolvida se se considerar a diferença entre os aspectos espirituais e corporais dos seres.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Caipora e outros conflitos ontológicos

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                s_mana
                Mana
                Mana
                Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS-Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                0104-9313
                2021
                : 27
                : 2
                Affiliations
                São Paulo São Paulo orgnameUniversidade de São Paulo Brazil
                Article
                S0104-93132021000200201 S0104-9313(21)02700200201
                10.1590/1678-49442021v27n2a201

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 47, Pages: 0
                Product
                Product Information: website
                Categories
                Artigos

                Comments

                Comment on this article