41
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Doenças sexualmente transmissíveis e gênero: um estudo transversal com adolescentes no Rio de Janeiro

      Cadernos de saúde pública
      Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz
      Sexuality, Adolescence, Sexually Transmitted Diseases, Gender, Sexualidade, Adolescência, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Gênero

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          As doenças sexualmente transmissíveis (DST) são freqüentes na adolescência e podem contribuir no aumento do número de casos de AIDS. A iniciação sexual precoce, a multiplicidade de parceiros e o não uso de preservativo nas relações sexuais têm sido apontados como fatores de risco, e são influenciados por um sistema de gênero que se pauta na dominação masculina. Para identificar possíveis fatores de risco às DST na adolescência, foi feito um estudo com 356 adolescentes atendidos no Núcleo de Estudos da Saúde do Adolescente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por meio de entrevistas semi-estruturadas. Os principais resultados na população estudada mostraram que os rapazes têm maior número de parceiras e iniciam a atividade sexual mais cedo. As moças, por sua vez, usam menos preservativo e são vítimas mais freqüentes de abuso sexual. Estes dados confirmam um modelo sustentado em valores tradicionais de gênero que demarcam as esferas masculina e feminina supondo uma supremacia da primeira. Conclui-se que para se ter um controle mais efetivo das DST é necessário ampliar-se o debate em torno dos modelos de masculinidade e feminilidade culturalmente construídos.

          Related collections

          Most cited references82

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Book: not found

          Historia da sexualidade I: A vontade de saber

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Pobreza, desigualdade e eqüidade em saúde: considerações a partir de uma perspectiva de gênero transversal

            Este trabalho aborda a atualização das desigualdades de gênero que ocorrem no Brasil nas últimas duas décadas, sob a hegemonia das políticas macroeconômicas de cunho neoliberal. No centro desta análise, um conceito de gênero transversal é aplicado a questões da saúde reprodutiva (contracepção e aborto, parto e pré-natal, gravidez na adolescência, mortalidade materna e reprodutiva, DST/AIDS e violência, entre outras) permitindo relacionar os gêneros e comparar mulheres de diferentes classes sociais. A história do PAISM (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher), por outro lado, revela a complexa articulação entre uma política pública nacional que foi fortemente influenciada pelo movimento de mulheres, mas permeável a interesses heterogêneos no contexto internacional. Serve como exemplo da apropriação e esvaziamento de propostas e princípios advindos deste movimento social, mas rearticulados para encobrir o aprofundamento das desigualdades de classe e de gênero.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              História da Sexualidade I: a vontade de saber.

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                S0102-311X2004000100046
                10.1590/S0102-311X2004000100046
                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                Public health
                Sexuality,Adolescence,Sexually Transmitted Diseases,Gender,Sexualidade,Adolescência,Doenças Sexualmente Transmissíveis,Gênero

                Comments

                Comment on this article