18
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Literatura e Humanização: uma Experiência Didática de Educação Humanística em Saúde

      Revista Brasileira de Educação Médica
      Associação Brasileira de Educação Médica
      Humanization of Assistance, Health Human Resource Training, Aesthetic, Medical Education, Humanização da Assistência, Capacitação de Recursos Humanos em Saúde, Estética, Educação Médica

      Read this article at

          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO Considerando a fundamental importância do debate sobre a humanização na área da saúde, apresentamos resultados de uma experiência didática de formação humanística com base na experiência estética causada pela literatura do romance “Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister”, de Goethe, com base numa atividade acadêmica oferecida a estudantes e profissionais da área da saúde. Investigamos o potencial desta experiência como meio de fomentar a formação humanística e a humanização. Na coleta dos dados utilizamos metodologias qualitativas, partindo da observação participante e da história oral de vida. Os dados foram analisados com base na Fenomenologia Hermenêutica. Inspirados na filosofia estética de Friedrich Schiller e Immanuel Kant, verificamos que a leitura do romance, com apoio da metodologia utilizada na atividade, proporcionou o que entendemos ser uma educação humanizadora, por meio da “ampliação da experiência da arte” e do “despertar lúdico”.

          Related collections

          Most cited references27

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Entrevistas em pesquisas qualitativas

          O uso de entrevistas em pesquisas qualitativas é tema recorrente e ainda polêmico nas discussões acadêmicas, pois se trata de um procedimento de coleta de informações que muitas vezes é utilizado de forma menos rigorosa do que seria desejável. Cabe aos pesquisadores que fazem uso de entrevistas em suas investigações explicitar as regras e pressupostos teórico/metodológicos que norteiam seu trabalho, de modo a ampliar o debate acerca da necessária definição de critérios para avaliação de confiabilidade de pesquisas científicas que lançam mão desse recurso. Este texto tem como objetivo contribuir com a realização dessa tarefa.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Crítica da faculdade do juízo

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Obras e vidas: o antropólogo como autor

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                S0100-55022016000100093
                10.1590/1981-52712015v40n1e01542015
                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                Health & Social care
                Humanization of Assistance,Health Human Resource Training,Aesthetic,Medical Education,Humanização da Assistência,Capacitação de Recursos Humanos em Saúde,Estética,Educação Médica

                Comments

                Comment on this article