20
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Medidas de conforto e comunicação nas ações de cuidado de enfermagem ao paciente crítico Translated title: Comfort and communication measures in nursing caring actions for critically ill patients Translated title: Medidas de comodidad y comunicación en las acciones de atención de enfermería a pacientes críticos

      research-article

      Read this article at

      ScienceOpenPublisher
      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Estudo descritivo, quantitativo, realizado em um hospital universitário de Curitiba-PR. Objetivou-se analisar as ações de cuidado realizadas em um centro de terapia semi-intensiva, na perspectiva da humanização da assistência, e avaliar a presença de medidas de conforto e comunicação na realização destas ações. A coleta de dados ocorreu mediante observação sistemática não participante. As ações de cuidado foram agrupadas, conforme sua frequência, e apresentadas em gráficos. As medidas de conforto estiveram presentes em 45% das ações de cuidado desenvolvidas e o estabelecimento de comunicação em 40% destas ações. Ainda hoje, as medidas de conforto e comunicação, traduzidas no processo de humanização do cuidado, continuam como um discurso ideal, porém muito distante da realidade dos usuários e trabalhadores da saúde.

          Translated abstract

          Descriptive, quantitative study carried out at a University Hospital in Curitiba-PR, Brazil. The objective was to analyze the caring actions performed at a semi-intensive care unit, from the perspective of the caring humanization, and also to evaluate the presence of comfort and communication measures in performing these actions. The data collection occurred under a systematic non-participant observation. The caring actions were grouped, according to its frequency, and presented in graphs. The comfort measures were present at 45% of the caring actions performed, and communication establishment was present at 40% of these actions. Even today, the comfort and communication measures, as reflected in the process of caring humanization, remain as an ideal speech. However, they are too far from reality of the health care system's users and workers.

          Translated abstract

          Estudio descriptivo con enfoque cuantitativo, realizado en un Hospital Universitario en Curitiba. Este estudio tuvo como objetivo analizar las acciones de atención realizadas en un centro de terapia semi intensiva, según la perspectiva de la humanización de la atención, y evaluar la presencia de medidas de comodidad y de la comunicación en la realización de estas acciones. La técnica de recolección de datos fue la observación sistemática sin participación. Las acciones de atención se agruparon, de acuerdo con su frecuencia, y son presentadas en gráficos. Las medidas de comodidad estuvieron presentes en el 45% de las acciones de atención desarrolladas, y la comunicación estuve presente en el 40%. Incluso hoy en día, las medidas de comodidad y la comunicación, tal como se refleja en el proceso de humanización de la atención, permanecen como un discurso ideal, pero lejos de la realidad para los usuarios y profesionales de la salud.

          Related collections

          Most cited references23

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: not found
          Is Open Access

          Humanização no processo de trabalho em enfermagem: uma reflexão

          Este estudo tem como objetivo refletir sobre a humanização do processo de trabalho em saúde, tendo como foco os trabalhadores de enfermagem, considerando que a Política Nacional de Humanização estimula a autonomia e o protagonismo dos sujeitos produtores de saúde. Utilizou-se como referência principal documentos do Ministério da Saúde que regulamentam tal política, articulando-se a algumas fontes primárias de investigação científica acerca da temática. Apontam-se algumas alternativas para a humanização das práticas centradas no trabalhador, admitindo-se o compromisso com a ambiência e melhoria das condições de trabalho. Estabelecer vínculos solidários e participativos e transformar os modelos de gestão, tendo como foco a democratização das relações de trabalho e a valorização dos profissionais de saúde são atitudes que podem agregar valor ao humano.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Dimensionamento de pessoal de enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva para adultos

            OBJETIVO: Analisar o dimensionamento do pessoal de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva de Adultos (UTI-A) através da aplicação do Nursing Activities Score (NAS) e da Resolução COFEN n.º 293/2004. MÉTODOS: Pesquisa descritiva, exploratória realizada na UTI-A de um hospital-escola do Paraná, entre novembro/2007 e maio/2008. A população constituiu-se de 107 pacientes que permaneceram mais de 24 horas nessa unidade. RESULTADOS: De acordo com os resultados, a média do NAS (697,3 pontos) aponta para alta carga de trabalho de enfermagem; a equipe de enfermagem do setor deve contar com 40 profissionais em ao invés de 28; a proporção de 35,7% de enfermeiros não corresponde com o recomendado que é de 52,5%. CONCLUSÃO: Apesar de algumas limitações do instrumento NAS para mensurar a carga de trabalho de enfermagem em UTI e do Índice de Segurança Técnica empírico, recomendado nacionalmente, concluiu-se que os dois métodos utilizados contribuem para um dimensionamento do pessoal de enfermagem mais adequado às necessidades desse serviço.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Parturiente e equipe obstétrica: a difícil arte da comunicação

              O estudo teve como objetivo descrever como ocorre a comunicação entre os profissionais que assistem o parto de baixo risco e a mulher que vivencia o processo de parturição. Os dados foram obtidos por meio da observação participante das situações ocorridas no centro obstétrico de duas instituições e de entrevistas com puérperas. Constatou-se que, entre profissionais e parturientes, prevalece a comunicação não terapêutica, imprimindo à assistência obstétrica um perfil de impessoalidade e exercício de poder do profissional sobre a mulher.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                reben
                Revista Brasileira de Enfermagem
                Rev. Bras. Enferm.
                Associação Brasileira de Enfermagem (Brasília, DF, Brazil )
                0034-7167
                1984-0446
                April 2013
                : 66
                : 2
                : 174-179
                Affiliations
                [02] Curitiba PR orgnameUniversidade Federal do Paraná orgdiv1Departamento de Enfermagem Brasil
                [04] Curitiba PR orgnameUniversidade Federal do Paraná orgdiv1Departamento de Enfermagem orgdiv2Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Brasil
                [01] Curitiba PR orgnameUniversidade Federal do Paraná orgdiv1Departamento de Enfermagem orgdiv2Programa de Pós Graduação em Enfermagem Brasil
                [03] Curitiba PR orgnameUniversidade Federal do Paraná orgdiv1Departamento de Enfermagem Brasil
                Article
                S0034-71672013000200004 S0034-7167(13)06600200004
                10.1590/S0034-71672013000200004
                004ec67b-9f6e-4b23-bf84-8ce6dabb8e74

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 14 April 2011
                : 06 March 2013
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 25, Pages: 6
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Pesquisa

                Technology,Atención de la Enfermería,Humanización de la Atención,Tecnología,Cuidados de Enfermagem,Humanização da Assistência,Tecnologia,Nursing Care,Humanization of Assistance

                Comments

                Comment on this article