22
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Esta pesquisa teve por objetivo traçar um panorama da atual configuração da pós-graduação stricto sensu da educação física brasileira; analisar as condições e possibilidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica; e analisar a configuração do Qualis Periódicos da área 21, referente ao quadriênio 2013-2016. O estudo teve um caráter exploratório e seguiu os princípios epistemológicos e metodológicos da pesquisa qualitativa, usou prioritariamente a análise documental. Concluiu-se que as lógicas epistemológicas e avaliativas que vigoraram na área 21 nas últimas avaliações, principalmente por referendar um Qualis Periódicos predominantemente biológico, têm obstruído as condições e possiblidades de expansão das subáreas sociocultural e pedagógica.

          Translated abstract

          Abstract This research's goal is to paint a picture of the post graduation studies, stricto sensu, of brazilian physical education; analyzing conditions and possibilities of expansion of it's sociocultural and pedagogical subareas; analyzing "area 21" "Qualis Periodicos" condition, concerning the period between 2013-2016. This study has an exploratory approach and followed the methodological and epistemological method of qualitative research, using mainly documental data. Concludes, that the epistemological logic and the evaluations enforced in "area 21" during the periods evaluated, expecially those that enforced a biological predominant "Qualis Periódico" have been obstructing the conditions and possibilities of expansion of the sociocultural and pedagogical subareas.

          Translated abstract

          Resumen El presente trabajo tiene como objetivo trazar un panorama de la actual configuración de los estudios de posgrado, stricto sensu, de la educación física brasileña; analizar condiciones y posibilidades de expansión de las subáreas sociocultural y pedagógica, y analizar la configuración del sistema Qualis Periódicos del área 21, en relación con el cuatrienio 2013-2016. Este estudio tiene carácter exploratorio, obedece principios epistemológicos y metodológicos de investigación cualitativa, y utiliza principalmente el análisis documental. Se concluye que las lógicas epistemológicas y de evaluación que se llevaron a cabo en el área 21 durante las últimas evaluaciones, especialmente aquellas que reforzaban un Qualis Periódico predominantemente biológico, obstruyeron las posibilidades de expansión de las subáreas sociocultural y pedagógica.

          Related collections

          Most cited references10

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica

          O objetivo do trabalho foi caracterizar academicamente a educação física no Brasil. Primeiro, fez-se um paralelo entre os eventos desse processo ocorridos nos Estados Unidos e no Brasil. A seguir, os programas de pós-graduação brasileiros foram analisados do ponto de vista de suas áreas de concentração e de sua vinculação com o corpo docente, as linhas e os projetos de pesquisa. Educação física é o termo predominante na denominação da maioria dos programas brasileiros, diferentemente dos Estados Unidos, onde se privilegia cinesiologia. A análise das áreas de concentração dos programas de pós-graduação permitiu-nos identificar três subáreas: biodinâmica, sociocultural e pedagógica. A biodinâmica sobressai-se pela dimensão do corpo docente e pela quantidade de linhas e projetos de pesquisa, sempre mais numerosos em comparação com as subáreas sociocultural e pedagógica. Tal hegemonia expressa a valorização atribuída às pesquisas orientadas pelas ciências naturais em detrimento daquelas fundamentadas pelas ciências humanas e sociais, além da dificuldade em problematizar a intervenção, particularmente no âmbito da escola. Esse quadro guarda semelhança com a realidade norte-americana, haja vista que acadêmicos norte-americanos das subáreas sociocultural e pedagógica apontam os obstáculos para compatibilizar suas concepções teóricas e metodológicas com os modos hegemônicos de pensamento, investigação e ação no campo da cinesiologia. Tanto os acontecimentos nos Estados Unidos quanto a caracterização acadêmica predominante nos programas de pós-graduação no Brasil indicam a forte presença da biodinâmica em prejuízo da educação física, no que ela compreende e agrega, sobretudo, como prática social e pedagógica de longa data.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A influência do sistema de avaliação Qualis na produção de conhecimento científico: algumas reflexões sobre a Educação Física

            Nosso objetivo foi analisar os principais pontos de debates sobre o impacto do sistema de avaliação da pós-graduação na produção intelectual em Educação Física a partir de artigos disseminados em periódicos da área entre 2006 e 2009. Adotamos a abordagem qualitativa, especificamente a análise documental de artigos publicados nos últimos três anos. Analisamos o conteúdo de sete artigos em duas categorias de análise: (a) aspectos do sistema de avaliação Qualis e (b) reflexões sobre a influência deste sistema de avaliação na produção de conhecimento em Educação Física. Consideramos que os critérios utilizados para avaliar a produção científica na Educação Física precisam considerar a utilização de diferentes referenciais teórico-metodológicos, implicando a necessidade de se reconhecer que a disseminação do conhecimento produzido poderá ser realizada em veículos de comunicação diferentes.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Unidade na diversidade: desafios para a Educação Física no século XXI

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rbce
                Revista Brasileira de Ciências do Esporte
                Rev. Bras. Ciênc. Esporte
                Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (Porto Alegre, RS, Brazil )
                0101-3289
                2179-3255
                October 2019
                : 41
                : 4
                : 359-366
                Affiliations
                [1] Pelotas RS orgnameEscola Superior de educação física Brasil
                [4] Pelotas Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal de Pelotas orgdiv1Programa de pós-graduação em educação física Brazil
                [2] Rio Grande Rio Grande do Sul orgnameUniversidade Federal do Rio Grande Brazil
                Article
                S0101-32892019000400359 S0101-3289(19)04100400359
                10.1016/j.rbce.2018.03.009
                030e77b9-8df5-4cba-9156-248057ed06f2

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

                History
                : 15 February 2018
                : 13 March 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 32, Pages: 8
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos Originais

                Pós-graduação stricto sensu,Qualis Periódicos,Ciências sociais e humanas,Ciências biológicas e da saúde,Pos graduação strictu sensu,Qualis Periodico,Social and human sciences,Biological and health sciencies,Posgrado stricto sensu,Ciencias sociales y humanas,Ciencias biológicas y de la salud

                Comments

                Comment on this article