28
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Quantitative analysis of growth in coffee plants cultivated with a water-retaining polymer in an irrigated system1 Translated title: Análise quantitativa do crescimento de cafeeiros cultivados com polímero hidro retentor em sistema irrigado

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT This study aimed to evaluate the use of hydro polymer retainer in the quantitative growth of coffee plants at different levels of irrigation and soil types. The experiment was conducted in pots with seedlings bag in the greenhouse of the Setor de Cafeicultura, Universidade Federal de Lavras. The experimental design was in randomized blocks in factorial (2x4x2): absence or presence of hydro polymer retainer, four levels of irrigation (25%, 50%, 75% and 100%), two soil types (sandy soil and medium texture). At 150 days evaluated the stem diameter, plant height, leaf area, number of leaves, dry weight of shoots, plant dry mass, root dry weight, root dry weight ratio of shoot, leaf area ratio, absolute growth rate, relative growth rate, net assimilation rate and leaf area index. It was concluded that the polymer hydro retainer hydrated favored the growth of coffee plants and irrigation promoted greater growth of coffee in medium textured soil compared to soils with sandy texture.

          Translated abstract

          RESUMO Objetivou-se avaliar o uso do polímero hidro retentor no crescimento quantitativo de cafeeiros em diferentes níveis de irrigação e tipos de solo. O experimento foi instalado em vasos com mudas produzidas em saquinhos, em casa de vegetação no Setor de Cafeicultura, Universidade Federal de Lavras, MG. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso em esquema fatorial (2x4x2): ausência ou presença do polímero hidro retentor, quatro níveis de irrigação (25%, 50%, 75% e 100%), dois tipos de solo (solo com textura média e arenosa). Aos 150 dias, avaliou-se o diâmetro de caule, altura de planta, área foliar, número de folhas, massa seca de parte aérea, massa seca de plantas, massa seca de raízes, relação massa seca de raiz e parte aérea, razão de área foliar, taxa de crescimento absoluto, taxa de crescimento relativo, taxa de assimilação líquida e índice de área foliar. Concluiu-se que o polímero hidro retentor hidratado favoreceu o crescimento de plantas de café e que a irrigação promoveu maior crescimento do cafeeiro em solo de textura média, quando comparado a solos de textura arenosa.

          Related collections

          Most cited references28

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Sistema brasi-leiro de classificação de solos

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Classificação e tendências climáticas em Lavras, MG

            Objetivou-se com este trabalho avaliar a tendência de dados climáticos nos últimos 14 anos, na região de Lavras, MG, comparando-os com aqueles da série histórica do período de 1961 a 1990. Foi utilizado o método do balanço hídrico de Thornthwaite & Mather (1955)para os dados do período de 1961-1990 e para os dados recentemente observados de 1991-2004. O método do balanço hídrico de Thornthwaite considera a evapotranspiração potencial, a precipitação pluvial, o armazenamento de água no solo e seu subsequente uso. Este método também apresenta os períodos de excesso e deficiência hídrica, então utilizados no método de classificação climática de Thornthwaite para determinar os índices de umidade e de aridez. Os índices resultaram na fórmula climática de Thornthwaite que nesta comparação, mudou de B3 r B'3 a' para B2 r B'3 a' no período mais recente. A classificação climática de Köppen, também utilizada neste trabalho não apresentou diferenças para ambos os períodos, permanecendo Cwa.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Influência de um polímero hidroabsorvente sobre a retenção de água no solo

              Com este trabalho, objetivou-se avaliar a influência da concentração de um polímero hidroabsorvente nas características de retenção de água de dois solos classificados como Latossolo Vermelho-Amarelo, de textura franco-argilo-arenosa, e Argissolo Câmbico Vermelho-Amarelo, de textura argilosa. Os estudos consistiram na obtenção das curvas características de retenção de água desses solos misturados com o polímero hidroabsorvente Terracottem®, nas concentrações 0,01, 0,05, 0,10, 0,15 e 0,20 dag kg-1. A avaliação de alteração das características de retenção de água foi feita com base nos valores de disponibilidade total de água (DTA) no solo e nas umidades correspondentes à capacidade de campo e ao ponto de murchamento permanente. Verificou-se que, para potenciais matriciais superiores a -1,0 MPa, a retenção de água foi maior à medida que se aumentou a concentração do polímero na mistura, para os dois solos estudados. No entanto, para potenciais matriciais inferiores, a retenção de água não foi influenciada pela concentração do produto. O polímero, usado na concentração de 0,2 dag kg-1, aumentou a umidade no potencial matricial de -0,03 MPa em cerca de 41% para o solo franco-argilo-arenoso e em 37% para o solo argiloso, em relação às respectivas testemunhas, com aumento da DTA correspondente a 123 e 135%, respectivamente.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                rca
                Revista Ciência Agronômica
                Rev. Ciênc. Agron.
                Universidade Federal do Ceará (Fortaleza )
                1806-6690
                March 2016
                : 47
                : 1
                : 162-171
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal de Lavras Brazil
                [2 ] Universidade Federal de Lavras Brazil
                Article
                S1806-66902016000100162
                10.5935/1806-6690.20160019
                032ab642-9171-41b2-8b9f-6c505ae8f34f

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1806-6690&lng=en
                Categories
                AGRONOMY

                Horticulture
                Soil types,Greenhouse,Coffea arabica L.,Hydrogel,Tipos de solo,Casa de vegetação,Hidrogel
                Horticulture
                Soil types, Greenhouse, Coffea arabica L., Hydrogel, Tipos de solo, Casa de vegetação, Hidrogel

                Comments

                Comment on this article