11
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Estressores vivenciados por mulheres mastectomizadas integrantes de um grupo de apoio Translated title: Estresores vividos por mujeres mastectomizadas integrantes de un grupo de apoyo Translated title: Stressors experienced by mastectomized women members of a support group

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este estudo identificou estressores vivenciados por seis mulheres mastectomizadas, integrantes de um grupo de apoio. Configura-se como pesquisa de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de observação e de entrevista aberta, e analisados seguindo os passos da análise temática, tendo emergido uma categoria: Re-conhecendo os estressores vivenciados por mulheres mastectomizadas. Os resultados possibilitam entender o que leva as mulheres a vivenciar o estresse e podem contribuir para que profissionais da saúde e estudantes reflitam e compreendam essa situação, no sentido de manter um relacionamento de proximidade, criar espaço qualificado de escuta, e assim amenizar os estressores e melhorar o bem-estar físico e emocional de mulheres mastectomizadas.

          Translated abstract

          Este estudio identificó estresores vividos por seis mujeres que pasaron por mastectomía, integrantes de un grupo de apoyo. Se configura como investigación de abordaje cualitativo. Los datos fueron recogidos por medio de observación y de entrevista abierta, y analizados según los pasos del análisis temático, emergiendo una categoría: Re-conociendo los estresores vivenciados por mujeres mastectomizadas. Los resultados posibilitan entender lo que lleva las mujeres a vivir el estrese y pueden contribuir para que profesionales de la salud y estudiantes reflexionen y comprendan esa situación, en sentido de mantener una relación de proximidad, crear espacio cualificado de escucha y, así, amenizar los estresores y mejorar el bienestar físico y emocional de mujeres mastectomizadas.

          Translated abstract

          This study identified stressors experienced by six women who had mastectomy, members of a support group. It is a qualitative study. Data were collected through observation and open interviews, and analyzed following the steps of the thematic analysis technique, emerging as a category: Re-learning the stressors experienced by women with mastectomy. These results enable us to understand what drives women to experience stress and can contribute to health professionals and students to reflect and understand the situation, to maintain a close relationship, create qualified space for listening, and thus alleviate the stressors and improve the physical well-being and emotional development of women with mastectomy.

          Related collections

          Most cited references17

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Representação do corpo na relação consigo mesma após mastectomia

          Esta pesquisa objetivou compreender como a mulher mastectomizada representa o seu corpo nas relações consigo mesma. O referencial teórico-metodológico foram as representações sociais. Foram entrevistadas, no domicílio, dez mulheres mastectomizadas, no sétimo dia pós-alta e uma vez por mês, durante quatro meses de pós-operatório. Os conteúdos da representação do corpo consigo mesma convergiram para quatro unidades de significação: a) corpos mutilados, cuja percepção foi demonstrada de diferentes formas; b) sensação de impotência em diversos momentos do período pós-operatório; c) dor e limitação, principalmente no início de sua recuperação; d) cuidado com o corpo. Foi possível entender que o princípio do cuidado de si para as mulheres tomou a forma de uma atitude, desenvolvida em práticas que foram refletidas e ensinadas como um processo contínuo após a cirurgia. A percepção da relação de corpo/físico/mente/espírito permearam, todos os momentos, sua vivência. Os resultados oferecem importantes elementos para reflexão quanto à assistência às mulheres mastectomizadas.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: not found
            Is Open Access

            Vivências de uma equipe de enfermagem no cuidado a pacientes com câncer

            O termo câncer designa um conjunto de doenças cuja incidência tem sido progressiva nos últimos anos. O estudo busca conhecer vivências da equipe de enfermagem de uma unidade oncológica relacionadas ao cuidado a pacientes com câncer. Pesquisa qualitativa, descritiva, exploratória, desenvolvida em um Hospital do Rio Grande do Sul. Participaram os sete profissionais de enfermagem que atuam na unidade de oncologia. Na coleta de dados utilizou-se entrevista aberta, com a questão norteadora: fale-me como é para você cuidar de pacientes com câncer? Também foi realizada observação participante. Para a análise das informações seguiu-se os passos preconizados para análise temática, resultando na estruturação da categoria analítica denominada: a enfermagem cuidando e convivendo com o paciente oncológico. O cuidado ao paciente oncológico ocorre de forma interacional, havendo troca mútua de idéias, emoções e sentimentos. Para os profissionais a ação de cuidar requer compreensão, atendimento humanizado e formação de vínculo entre equipe, pacientes e familiares.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Visão da criança sobre a morte

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                ce
                Cogitare Enfermagem
                Cogitare enferm.
                Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR, Brazil )
                1414-8536
                2176-9133
                September 2010
                : 15
                : 3
                : 492-499
                Affiliations
                [02] Chiapetta RS orgnameRede Básica de Saúde
                [01] orgnameUnijuí
                [03] orgnameUniversidade Federal de Santa Maria
                [04] orgnameUnijuí
                Article
                S1414-85362010000300015 S1414-8536(10)01500315
                0579c99c-3326-4435-beaa-1351b2815537

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 14 April 2010
                : 02 June 2010
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 17, Pages: 8
                Product

                SciELO Revista de Enfermagem

                Categories
                Artigos Originais

                Mastectomia,Asistencia de enfermería,Mujeres,Estrés Psicológico,Mastectomía,Nursing care,Women,Stress, psychological,Mastectomy,Assistência de enfermagem,Mulheres,Estresse psicológico

                Comments

                Comment on this article