8
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA E ATENÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DO PROCESSO DE TRABALHO Translated title: NÚCLEO AMPLIADO DE SALUD DE LA FAMILIA Y ATENCIÓN BÁSICA: ANÁLISIS DEL PROCESO DE TRABAJO Translated title: FAMILY HEALTH AND PRIMARY HEALTH CARE EXPANDED SUPPORT CENTER: ANALYSIS OF THE WORK PROCESS

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo O artigo tem o objetivo de analisar o processo de trabalho de uma equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica localizado em um município de Pernambuco. Trata-se de um estudo de caso com enfoque qualitativo, de caráter analítico-descritivo. As técnicas empregadas para a coleta de dados foram os grupos focais e mapas analíticos; para organização e análise, adotou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. A análise do processo de trabalho revelou concepções no discurso da equipe de um ‘dever ser’ pautado no que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Entretanto, foram identificados os seguintes aspectos: há pouco êxito em executar o apoio matricial; não há sucesso na construção de pactuações sobre o processo de trabalho; o trabalho é fragmentado e com foco assistencialista; não há utilização de tecnologias de análise e intervenção familiar e populacional. Observou-se, também, escassa prática de planejamento das ações. Isso revela uma atuação distante do que se concebe como adequada pela própria equipe. Fatores problemáticos, internos e externos à equipe foram identificados. Indica-se partir de uma análise do processo de trabalho realizada pela própria equipe, contribuindo para o alcance de maior resolutividade.

          Translated abstract

          Resumen El artículo tiene el objetivo de analizar el proceso de trabajo de un equipo del Núcleo Ampliado de Salud de la Familia y Atención Básica ubicado en un municipio del Estado de Pernambuco, Brasil. Se trata de un estudio de caso con enfoque cualitativo, de carácter analítico-descriptivo. Las técnicas empleadas para la recogida de datos fueron los grupos focales y mapas analíticos; para organización y análisis, se adoptó la técnica del Discurso del Sujeto Colectivo. El análisis del proceso de trabajo reveló concepciones en el discurso del equipo de un ‘deber ser’ pautado por lo propuesto por el Ministerio de Salud de Brasil. Sin embargo, se identificaron los siguientes aspectos: poco éxito en ejecutar el apoyo matricial; no se logra obtener éxito en la construcción de acuerdos sobre el proceso de trabajo; el trabajo es fragmentado y con foco asistencialista; no se utilizan tecnologías de análisis e intervención familiar y poblacional. Se observó además una escasa práctica de planificación de las acciones. Esto revela una actuación distante de lo que se concibe como adecuado por el propio equipo. Se identificaron factores problemáticos, internos y externos al equipo. Se indica partir de un análisis del proceso de trabajo realizado por el propio equipo, contribuyendo para obtener una mayor capacidad de resolución.

          Translated abstract

          Abstract The present article has the goal of analyzing the work process of a team at the Family Health and Primary Health Care Expanded Support Center located in a municipality in the state of Pernambuco, Brazil. It is a case study with a qualitative focus and an analytical-descriptive nature. The techniques employed for the data collection were focus groups and analytical maps; for the organization and analysis, we adopted the technique of the Discourse of the Collective Subject. The analysis of the work process revealed in the discourse of the team conceptions regarding a ‘must be’ guided by what is recommended by the Brazilian Ministry of Health. However, the following aspects were identified: there is little success in the execution of the matrix support; there is no success in the development of agreements about the work process; the work is fragmented and has a focus on welfare; and there is no use of the technologies for analysis and family and populational intervention. We also observed that the planning of actions was rarely performed. This reveals a work that differs from what is considered adequate by the very same team. Problematic factors within and without the teams were also identified. We recommend beginning with an analysis of the work process that is to be performed by the very same team, which will contribute to reach more solutions.

          Related collections

          Most cited references11

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia

          Apresenta-se um conceito e uma tipologia de trabalho em equipe, bem como os critérios de reconhecimento dos tipos de equipe. O conceito e a tipologia foram elaborados com base na literatura sobre o tema e em uma pesquisa empírica sobre trabalho multiprofissional em saúde, fundamentada teoricamente nos estudos do processo de trabalho em saúde e na teoria do agir comunicativo. Segundo essa formulação teórica, o trabalho em equipe consiste numa modalidade de trabalho coletivo que se configura na relação recíproca entre as intervenções técnicas e a interação dos agentes. A tipologia proposta refere-se a duas modalidades de equipe: equipe integração e equipe agrupamento, e os critérios de reconhecimento dos tipos de equipe dizem respeito a comunicação entre os agentes do trabalho; diferenças técnicas e desigual valoração social dos trabalhos especializados; formulação de um projeto assistencial comum; especificidade de cada área profissional; e flexibilidade da divisão do trabalho e autonomia técnica.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Mudança na graduação das profissões de saúde sob o eixo da integralidade

            O artigo argumenta a legitimidade legal, técnica e política para a formulação de uma política de Estado com o objetivo de ordenar a formação de profissionais em consonância com as necessidades de saúde da população e destaca as competências do setor da educação e do setor da saúde nessa construção. A integralidade é tomada como eixo para propor e apoiar as necessárias mudanças na formação de profissionais, já que implica uma compreensão ampliada da saúde, a articulação de saberes e práticas multiprofissionais e interdisciplinares e a alteridade com os usuários para a inovação das práticas em todos os cenários de atenção à saúde e de gestão setorial.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Qualidade e subjetividade na avaliação de programas e serviços em saúde

              Este ensaio versa sobre a avaliação de programas e serviços de saúde, dando ênfase à subjetividade imanente ao processo de avaliar. Trata-se de uma construção teórica que focaliza os diversos sentidos da avaliação, a influência do paradigma positivista no campo da avaliação de programas e serviços de saúde, o caráter polissêmico do termo qualidade e sua estreita imbricação com a subjetividade. Em adição, procuramos indicar a importância dos estudos que incorporam as perspectivas dos atores sociais nos processos de avaliação, apontando a metodologia qualitativa de pesquisa social como sendo um profícuo instrumento.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                tes
                Trabalho, Educação e Saúde
                Trab. educ. saúde
                Fundação Oswaldo Cruz, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1678-1007
                1981-7746
                February 2019
                : 17
                : 2
                : e0019424
                Affiliations
                [1] Recife orgnameFundação Oswaldo Cruz orgdiv1Instituto Aggeu Magalhães Brazil arthurgn@ 123456hotmail.com
                [2] Recife Pernambuco orgnameUniversidade de Pernambuco orgdiv1Faculdade de Ciências Médicas Brazil
                Article
                S1981-77462019000200502
                10.1590/1981-7746-sol00194
                06a71785-03f4-4246-801b-3e451ab15b08

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 20 July 2018
                : 25 October 2018
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 30, Pages: 0
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigos

                atención primaria de la salud,trabajo en salud,personal de salud,Estrategia de Salud de la Familia,investigación cualitativa,primary healthcare,work in health,health personnel,family health strategy,qualitative research,atenção primária à saúde,trabalho em saúde,pessoal de saúde,Estratégia Saúde da Família,pesquisa qualitativa

                Comments

                Comment on this article