18
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Pesquisa em psicologia da saúde: avaliação da produção de um programa de pós-graduação Translated title: Health psychology research: assessment of a postgraduate program production

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Este estudo tem como objetivo apresentar uma revisão das dissertações defendidas no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia concernentes à Psicologia da Saúde. No total, 16 dissertações foram examinadas em função de um conjunto de dimensões de análise. Os resultados possibilitam a obtenção de um panorama acerca das dissertações em questão e o delineamento de novas perspectivas. Sugere-se, por exemplo, a opção por temáticas relativas à Psicologia da Saúde Pública em dissertações futuras, buscando-se contribuir para a formulação de propostas para a gestão de serviços ou para o aprimoramento de intervenções em diferentes níveis de atenção. E tal sugestão se estende aos pesquisadores brasileiros em geral, pois se revela potencialmente proveitosa para o avanço da Psicologia da Saúde no país, particularmente no sentido de promover uma maior articulação entre a produção do conhecimento científico e as demandas da realidade social no contexto nacional.

          Translated abstract

          This study aims to present a review of dissertations submitted to the Psychology Postgraduate Program at the Universidade Federal de Uberlândia concerning Health Psychology. In total, 16 dissertations were examined considering a set of analytical dimensions. The results can provide an overview about the Postgraduate Program production and the design of new perspectives. A suggestion is for the preference for new dissertations that focus on the theme of public health policies, hoping to contribute to new propositions for the different health care levels. This suggestion is valid for all Brazilian researchers, once it contributes to knowledge development in the area of health care in the country and, particularly, promotes a better articulation between scientific knowledge production and social needs.

          Related collections

          Most cited references27

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa

          Interesses e realizações referentes a pesquisas qualitativas têm sido crescentes no campo da saúde. Por conseqüência, tem havido maior demanda para os programas de pesquisa institucional e para publicações nos periódicos científicos. Frente a esta realidade, o presente artigo teve os seguintes objetivos: (a) apresentar definições de métodos qualitativos usados nas Ciências do Homem e nas Ciências da Saúde; (b) compará-los com os métodos quantitativos comuns das Ciências da Saúde; (c) ilustrar o assunto com os constructos mais importantes nesses campos metodológicos. São fornecidos critérios para julgar a pertinência do caminho percorrido pelos pesquisadores qualitativistas, desde a elaboração do plano de pesquisa até a interpretação dos resultados.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            A interface psicologia social e saúde: perspectivas e desafios

            Esse trabalho constitui uma reflexão sobre as práticas de saúde e as dificuldades da psicologia de se inserir como campo interdisciplinar de intervenção nessa área. Apesar de muito se falar do modelo biopsicossocial, observa-se que se continua privilegiando a etiologia biologicista, a concepção fragmentada de saúde e o caráter impositivo e normatizador da visão positivista de ciência, esquecendo-se a relevância dos aspectos sociais, psicológicos e ecológicos como mediadores dos processos saúde-doença. O modelo biomédico mostra-se totalmente funcional para as necessidades do sistema socioeconômico vigente, condicionando uma visão individualista, fragmentada e descontextualizada dos comportamentos humanos relacionados à saúde e à doença, pelo que se sugere um permanente processo de deconstrução sobre as formas vigentes de fazer ciência nessa área. Isso implica uma revisão crítica do desenvolvimento dos processos de significação relacionados com a saúde-doença e com a formação profissional, bem como da própria estruturação da saúde pública e dos modelos assistenciais implementados ao longo de sua história, implícita ou explicitamente dirigida para a população carente. Pressupõe, ainda, uma posição de permanente autocrítica voltada a nossa participação nesses processos, como profissionais.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A psicologia e a estratégia saúde da família: compondo saberes e fazeres

              Este ensaio traz para o debate possíveis articulações entre a psicologia e a Estratégia Saúde da Família (ESF). O texto inicia com um recorte histórico das transformações ocorridas na área da saúde culminando na implantação do SUS e na inserção de outros profissionais na Saúde Pública. Destaque especial se dá a psicologia, principalmente no campo da Psicologia Social da Saúde, que propõe uma atuação mais social, interativa, coletiva e local. A ESF, política pública instaurada para auxiliar na reorganização do sistema de saúde e na consolidação do SUS, ressalta a inter-relação de profissionais da saúde/usuários enfatizando a produção de vínculos, a criação de laços de compromisso e a co-responsabilidade. Por fim, o esforço é de articular os saberes e fazeres de cada campo, apontando essa composição como fértil no sentido de contribuir com a produção do cuidado em saúde e, ainda, com a reorientação do modelo assistencial.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                gerais
                Gerais : Revista Interinstitucional de Psicologia
                Gerais, Rev. Interinst. Psicol.
                Universidade Federal de São João del-Rei, Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal de Uberlândia. (Belo Horizonte, MG, Brazil )
                1983-8220
                June 2015
                : 8
                : 1
                : 143-155
                Affiliations
                [02] Uberaba orgnameUniversidade Federal do Triângulo Mineiro Brasil
                [01] Uberlândia orgnameUniversidade Federal de Uberlândia Brasil
                Article
                S1983-82202015000100011 S1983-8220(15)00800100011
                161a2c69-ce23-45f0-80a6-0e6208f97de6

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 13 November 2012
                : 25 February 2013
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 45, Pages: 13
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Revisões críticas de literatura

                Psicologia da Saúde,Métodos de pesquisa,Pós-graduação,Health Psychology,Research methods,Postgraduate training,Integrative review

                Comments

                Comment on this article