16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      AVALIAÇÃO DO POTENCIAL FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE Encholirium spectabile Mart. ex Schult. & Schult. f. Translated title: EVALUATION OF THE PHYSIOLOGICAL POTENTIAL OF THE SEEDS OF Encholirium spectabile Mart. ex Schult. & Schult. f.

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO A bromeliácea Encholirium spectabile Mart. ex Schult. & Schult. f. para que seja explorada comercialmente, pela indústria farmacêutica, necessita de estudos quanto a sua propagação via sementes com o intuito de estabelecer plantios comerciais. Os testes rápidos de vigor destacam-se por fornecer resultados rápidos e precisos que complementam os de germinação para melhor aferir o potencial fisiológico da semente. Objetivou-se avaliar o potencial fisiológico das sementes de Encholirium spectabile procedentes de GraçaCE e Serra Talhada-PE, através dos testes de lixiviação de potássio e pH do exsudato-fenolftaleína. Os experimentos foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial (duas regiões geográficas e períodos de embebição). Para avaliação do teste do pH do exsudato-fenolftaleína as sementes foram embebidas por 15, 30, 45 e 60 minutos e as análises com base na lixiviação de potássio por 30, 60, 90, 120, 150 e 180 minutos de embebição imersas em 25, 50 e 75 mL de água destilada. Paralelamente, realizou-se a caracterização fisiológica das sementes por meio do teor de água, teste de germinação, índice de velocidade e tempo médio de germinação, comprimento da parte aérea e do sistema radicular e massa seca de plântulas. As sementes de Encholirium spectabile com poder germinativo semelhante foram classificadas em níveis distintos de vigor pelos testes de lixiviação de potássio e do pH do exsudatofenolftaleína. Pelo teste de lixiviação de potássio, o período de embebição de 30 minutos foi eficiente para classificar as sementes de Encholirium spectabile quanto ao vigor, de acordo com a região geográfica de coleta, independentemente do volume de água utilizado.

          Translated abstract

          ABSTRACT The use of the bromeliacea Encholirium spectabile Mart. ex Schult. & Schult. f. for commercial exploitation in the pharmaceutical industry requires study and propagation via seeds to establish commercial plantations. The rapid test stands out in providing fast and accurate results that complement germination to provide a better assessment of the physiological potential of seeds. This study aimed to evaluate the physiological potential of the seeds of Encholirium spectabile, originating from Graça-CE and Serra Talhada-PE, by testing potassium leaching and the pH of exudate with phenolphthalein. The experiments were conducted in a completely randomized design, in a factorial manner (two geographic regions and periods of immersion). To evaluate the test of the pH of exudate with phenolphthalein, the seeds were imbibed for 15, 30, 45, and 60 minutes, and analyses were conducted on potassium leaching for 30, 60, 90, 120, 150, and 180 minutes, with immersion in 25, 50, and 75 mL of distilled water. Simultaneously, the physiological characterization of the seeds was performed using the water content, a germination test, the speed index and mean germination time, shoot length and the root system, and seedling dry weight. Encholirium spectabile seeds with similar germinative power were classified at different levels of vigor by testing potassium leaching and the pH of exudate with phenolphthalein. In the potassium leaching test, the 30-minute imbibition period was efficient in classifying the vigor of Encholirium spectabile seeds according to the geographical region of collection, regardless the volume of water used.

          Related collections

          Most cited references21

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE SEMENTES E MUDAS DE CEDRO

          RESUMO Pertencente à família Meliaceae, o cedro (Cedrela fissilis Vell) apresenta grande importância econômica e ecológica. A madeira é leve e fácil de trabalhar, sendo recomendada para a fabricação de móveis em geral e também é utilizada em paisagismo de parques e recomposição de áreas degradadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade de sementes de cedro coletadas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná por meio da realização de diversos testes de vigor, teste de sanidade e avaliar a qualidade das mudas produzidas partindo dessas sementes mediante testes em viveiro. O presente estudo mostrou que a presença de fungos, como Aspergillus spp. e Penicillium spp., pode causar perdas na germinação em conseqüência do apodrecimento de sementes. Pelos testes realizados com as sementes coletadas nos diferentes estados foi possível verificar que existem diferenças dos níveis de vigor entre as procedências. Os patógenos encontrados podem causar prejuízos á produção de mudas por causa do apodrecimento de sementes.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Avaliação do potencial fisiológico de lotes de sementes de soja

            Vários procedimentos são utilizados para avaliar o potencial fisiológico de sementes, sendo fundamental a utilização daqueles que reflitam melhor o desempenho em campo. A pesquisa teve como objetivo avaliar o potencial fisiológico de sementes de soja por meio de testes de avaliação rápida, de vigor, de emergência de plântulas em campo e análise computadorizada de imagens (SVIS®), procurando identificar o procedimento mais eficiente na separação de lotes. Cinco lotes das cultivares BRS Valiosa RR e CD 208 foram avaliados em duas épocas (antes e após armazenamento) pelos testes de germinação, de avaliação rápida (embebição em água e pH do exsudato), de vigor (envelhecimento acelerado e condutividade elétrica), de emergência de plântulas em campo e análise computadorizada de imagens (SVIS®). Os testes de germinação em areia, de condutividade elétrica e de embebição em água foram eficientes na separação dos lotes, mas apenas este último possibilitou identificar diferenças consistentes entre os lotes nos dois períodos avaliados. Assim, o teste de embebição em água pode ser considerado promissor na composição de programas de controle de qualidade.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Testes do pH do exsudato para sementes de milho

              Com a finalidade de verificar os resultados para genótipos de milho e simplificar o processo por meio da avaliação individual e massal das sementes, desenvolveu-se o presente estudo. Foram utilizados 32 lotes de sementes de milho em dois experimentos. O primeiro visou a avaliação individual do pH do exsudato das sementes, empregando concentrações de uma solução indicadora (SI) composta de carbonato de sódio e fenolftaleína, e períodos de embebição de sementes. O segundo visou a avaliação massal das sementes em duas modalidades: (i) do tempo necessário até desaparecimento da coloração rosa forte do meio contendo sementes, água destilada e SI agregada ao início da prova, (ii) quantidade da SI necessária para colorir o exsudato das sementes após embebição em água destilada. A germinação e o vigor (teste de frio) foram correlacionados com os dados obtidos no teste de pH do exsudato. Baseado nos resultados concluiu-se que é possível determinar a viabilidade das sementes pelo teste de pH do exsudato massal, porém, apresenta relação mediana com o teste de frio. O processo de determinação da viabilidade das sementes pelo teste de pH do exsudato individual que melhor relaciona-se é o utilizado a SI após 20' de embebição. Na avaliação massal, é possível determinar que lotes de sementes de baixa qualidade requerem mais de 0,7ml da SI para mudar de coloração, após 25min. de embebição.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                cflo
                Ciência Florestal
                Ciênc. Florest.
                Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria, RS, Brazil )
                0103-9954
                1980-5098
                March 2018
                : 28
                : 1
                : 56-66
                Affiliations
                [3] Serra Talhada orgnameUniversidade Federal Rural de Pernambuco orgdiv1Programa de Pós-Graduação em Produção Vegeta Brazil monallyysa@ 123456yahoo.com.br
                [2] Fortaleza Ceará orgnameUniversidade Federal do Ceará orgdiv1Programa de Pós-Graduação em Agronomia/Fitotecnia Brazil ariana.veras@ 123456hotmail.com
                Article
                S1980-50982018000100056
                10.5902/1980509831576
                1dea97df-304d-419f-996e-79aa03a22178

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 13 March 2015
                : 09 January 2017
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 26, Pages: 11
                Product

                SciELO Brazil


                viability,potassium leaching,Bromeliaceae,viabilidade,pH do exsudato-fenolftaleína,lixiviação de potássio,pH exudate-phenolphthalein

                Comments

                Comment on this article