13
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      ENTRE LATIFÚNDIOS E FAVELAS: O BRASIL URBANO NO PENSAMENTO DE ANTHONY LEEDS Translated title: BETWEEN ESTATES AND FAVELAS: URBAN BRAZIL IN THE THOUGHT OF ANTHONY LEEDS

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Resumo Neste artigo pretendemos analisar a contribuição de Anthony Leeds em seus trabalhos realizados no Brasil. Estabelecemos, com esse propósito, elementos de comparação entre a tese de doutoramento sobre a zona do cacau, a pesquisa sobre carreiras brasileiras e a análise sobre favelas. O estudo de sua obra permite ampliar a compreensão sobre as ciências sociais produzidas por antropólogos norte-americanos sobre o Brasil e a América Latina durante as décadas de 1950 a 1970, destacando perspectivas críticas ao pensamento hegemônico norte-americano orientado por teorias como a da modernização. Argumentamos que o estudo das favelas do Rio de Janeiro permitiu um maior refinamento dos argumentos de Leeds sobre a organização social no Brasil. Mais que localidades onde residiam pobres urbanos, elas foram vistas por ele como estruturas dinâmicas de circulação de pessoas e capitais, expressando as estratégias dos trabalhadores urbanos para lidar com as contradições de uma sociedade que vivia um acelerado processo de urbanização.

          Translated abstract

          Abstract In this article we analyse the contribution by Anthony Leeds through is research undertaken in Brazil. This aim in mind, we set out the elements for a comparison between his doctoral thesis on the cacao zone, his research on Brazilian careers and his analysis of favelas. The study of his work enables us to broaden our understanding of the social science produced by US anthropologists on Brazil and Latin America from the 1950s to the 1970s, highlighting perspectives critical of the US hegemonic thought geared towards theories like modernization. We argue that the study of Rio de Janeiro’s favelas allowed a greater refinement of Leeds’s arguments on social organization in Brazil. More than localities where the urban poor resided, they were seen by him as dynamic structures involving an intense circulation of people and capital, expressing the strategies developed by urban workers to deal with the contradictions of a society undergoing a rapid process of urbanization.

          Related collections

          Most cited references 18

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Violência, criminalidade, segurança pública e justiça criminal no Brasil: uma bibliografia

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Antropologia urbana: interdisciplinaridade e fronteiras do conhecimento

            Este texto lida com a complexidade e o desenvolvimento da Antropologia Urbana. É também um relato da carreira do autor e suas relações com os diferentes campos do conhecimento, não apenas de Ciências Sociais, num sentido mais restrito, como sociologia e ciência política, mas também literatura, filosofia, história e artes em geral. O texto enfatiza a importância do cruzamento de limites e fronteiras com o objetivo de enriquecer linhas de pesquisa e pensamento. Entre outros grupos, cita a Escola Sociológica de Chicago e a Antropologia Social Britânica como exemplos importantes de trabalho interdisciplinar. Chama a atenção para a complexidade e a heterogeneidade da sociedade moderno-contemporânea e para a importância de mobilizar diferentes tradições de trabalho e pesquisa, especialmente no que toca os estudos urbanos desenvolvidos nas grandes cidades e metrópoles.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Teoria e história na sociologia brasileira: a crítica de Maria Sylvia de Carvalho Franco

              Inserido em pesquisa mais ampla sobre as sequências da sociologia política no Brasil, o trabalho destaca a obra sociológica de Maria Sylvia de Carvalho Franco. Assimilada à produção da cadeira de Sociologia I da USP, pelo seu pertencimento institucional, a obra desta autora, porém, antes problematiza que corrobora alguns dos pressupostos da teoria do desenvolvimento associados aos trabalhos de Florestan Fernandes e seu grupo. A análise de suas teses de doutorado (1964) e de livre-docência (1970), entre outros textos, indica uma visão crítica, e uma proposição alternativa, sobre a contraposição entre "tradição" e "modernidade" na análise da sociedade brasileira em virtude da gênese essencialmente moderna dessa experiência social.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                sant
                Sociologia & Antropologia
                Sociol. Antropol.
                Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                2236-7527
                2238-3875
                December 2018
                : 8
                : 3
                : 771-805
                Affiliations
                Rio de Janeiro orgnameFundação Oswaldo Cruz orgdiv1Casa de Oswaldo Cruz Brazil nisia.lima@ 123456fiocruz.br
                Rio de Janeiro orgnameFundação Oswaldo Cruz orgdiv1Casa de Oswaldo Cruz Brazil racheldeaviana@ 123456gmail.com
                Article
                S2238-38752018000300771
                10.1590/2238-38752018v832

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 72, Pages: 35
                Product
                Product Information: website
                Categories
                Artigos

                Comments

                Comment on this article