28
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Estudo bioclimático das regiões litorânea, agreste e semiárida do estado de Sergipe para a avicultura de corte e postura Translated title: Bioclimatic study for broiler production and posture in the of coastal, agreste and semi arid regions of Sergipe state, Brazil

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          Objetivou-se com o presente trabalho realizar o estudo bioclimático do estado de Sergipe para a avicultura, como forma de definir os limites de aceitabilidade da espécie às condições ambientais prevalecentes nas regiões litorânea, agreste e semiárida do estado. Para isso, foi realizado o levantamento histórico dos valores médios mensais de temperatura e umidade relativa do ar e o cálculo mensal do índice de temperatura e umidade (ITU) das três regiões do estado de Sergipe. Verificou-se que, apesar de suas particularidades climáticas, as regiões litorânea, agreste e semiárida do estado de Sergipe apresentam as melhores condições de conforto térmico para a avicultura de corte e postura apenas durante os meses de junho a setembro; no período seco, nenhuma das regiões apresenta condições de conforto térmico para a atividade avícola; no período chuvoso, apenas a região agreste apresenta condições de conforto para a avicultura de corte; para a avicultura de postura, apenas a região litorânea não apresenta condições de conforto térmico.

          Translated abstract

          This research aimed to carry out a bioclimatic study of Sergipe state to poultry farming, as a way to define the limits of acceptability of the species to the prevailing environmental conditions in coastal, agreste and semi arid regions of the state. For this survey it was conducted a history of the monthly mean values of temperature and relative humidity of the air and the calculation of the monthly index of temperature and humidity (ITU) of the three regions of the state of Sergipe. It was found that despite its special climate, coastal, agreste and semi arid region of Sergipe present the best thermal comfort conditions for the poultry industry and posture only during the months from June to September. In the dry season, no region presents thermal comfort conditions for the poultry activity. Only in the rainy season the region has rugged comfort conditions for the poultry industry. For laying poultry only the coastal region not provides thermal comfort.

          Related collections

          Most cited references15

          • Record: found
          • Abstract: not found
          • Article: not found

          Maior produção com melhor ambiente para aves, suínos e bovinos

            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Programa computacional para a estimativa da temperatura do ar para a região Nordeste do Brasil

            A meta principal através desta pesquisa foi estabelecer modelo de estimativa de temperatura do ar (Estima_T) em função das coordenadas geográficas e das Anomalias de Temperaturas da Superfície do Mar (ATSM). Neste estudo foram utilizadas as séries temporais das médias mensais de temperatura do ar (média diária, mínima e máxima) de 69 estações meteorológicas do Nordeste do Brasil (NEB) e ATSM do oceano Atlântico Tropical. O modelo Estima_T mostrou-se capaz de reconstruir séries temporais de temperatura do ar com razoável precisão para todo o NEB. Os resultados mostraram correlações estatisticamente significantes ao nível de 1% de probabilidade entre as temperaturas do ar observada e estimada pelo modelo, em toda a região de estudo.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Avaliação de índices de conforto térmico de instalações para poedeiras no nordeste do Brasil

              Neste trabalho foram analisados os índices de conforto térmico de poedeiras na fase de cria e recria, em galpões cobertos com diferentes tipos de materiais de cobertura, instalados no Nordeste do Brasil. Todos os galpões foram avaliados através do índice de temperatura do globo negro e umidade (ITGU), da carga térmica de radiação (CTR) e da umidade relativa do ar (UR). A análise das médias mostrou que o ambiente construído proporcionou índices ambientais desconfortáveis tanto na fase de cria, onde os índices ficaram abaixo da zona de conforto, como na fase final, quando os índices ficaram acima da zona de conforto. Nos horários mais quentes do dia o galpão com cobertura de telhas cerâmicas apresentou melhor resultado na CTR, em comparação com o galpão com cobertura de telha de cimento amianto, proporcionando melhor conforto térmico para poedeiras na fase de recria.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                cr
                Ciência Rural
                Cienc. Rural
                Universidade Federal de Santa Maria (Santa Maria )
                1678-4596
                January 2014
                : 44
                : 1
                : 123-128
                Affiliations
                [1 ] Universidade Federal de Sergipe Brazil
                [2 ] Universidade Federal de Sergipe Brazil
                [3 ] Universidade Federal de Sergipe Brazil
                Article
                S0103-84782014000100020
                2af1b5d8-fb6b-4f35-8770-892238ab958f

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                Product

                SciELO Brazil

                Self URI (journal page): http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-8478&lng=en
                Categories
                AGRONOMY

                Horticulture
                thermal comfort,ITU,temperature,humidity,conforto térmico,temperatura,umidade
                Horticulture
                thermal comfort, ITU, temperature, humidity, conforto térmico, temperatura, umidade

                Comments

                Comment on this article