10
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Indicador de salubridade ambiental para Campina Grande, PB: adaptações, desenvolvimentos e aplicações Translated title: Environmental health indicator for Campina Grande, PB, Brazil: adjustments, developments and applications

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          RESUMO A salubridade ambiental está diretamente relacionada com a qualidade dos serviços de saneamento básico, que, por sua vez, abrangem diversas ações que visam promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Dessa forma, com o objetivo de avaliar as condições de salubridade do município de Campina Grande (PB), este artigo buscou desenvolver o Indicador de Salubridade Ambiental para Campina Grande (ISA/CG) a partir da adaptação do Indicador de Salubridade Ambiental do Conselho Estadual de Saneamento do Estado de São Paulo (ISA/CONESAN), desenvolvido para aplicação nesse estado. O ISA constitui um instrumento de planejamento e gestão ambiental pública que possibilita identificar as ações prioritárias em relação aos serviços de saneamento, orientando, assim, as ações dos gestores públicos e a sociedade civil na tomada de decisão para alcançar melhor qualidade de vida e ambiental. Os valores do ISA/CG foram associados aos setores censitários do distrito-sede do município para permitir, inicialmente, uma análise da distribuição espacial de seus valores na cidade. Posteriormente, para aprimorar o ISA/CG e validar seus resultados, dois novos subindicadores (conforto ambiental e capacidade de armazenamento de água) foram incorporados a partir da análise em quatro áreas-piloto, identificadas como as de mais alta e mais baixa salubridade.

          Translated abstract

          ABSTRACT Environmental health is strongly related to the quality of basic sanitation services. Those services must provide a better quality of life for people and the environment. This research has developed an indicator (environmental health indicator - EHI) for assessing basic health conditions in Campina Grande, PB (Brazil). Its starting point is an adaptation of a known EHI developed by CONESAN (São Paulo, Brazil) in 1999. EHI can be a planning tool and a public environmental management tool for priorities decision-making related to basic health services. It should guide governmental policies and civil society in several decision-making processes for a better quality of life in cities. First, EHI/CG values were developed and spatialized by census track for the whole city. Second, in a validation method, two additional indicators (environmental comfort and reservoir capacity) were developed in a different scale (urban fraction). Four pilot areas were chosen based on the highest and the lowest EHI/CG values for the whole city.

          Related collections

          Most cited references3

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Ocupação do solo e ilha de calor noturna em avenidas marginais a um córrego urbano

          Este artigo trata da influência da morfologia urbana na temperatura do ar ao longo das avenidas Alberto Andaló e José Munia, em São José do Rio Preto. Quatro pontos dessas avenidas, ambas situadas ao longo do Córrego Canela, foram selecionados como pontos de coleta de dados de temperatura do ar. Os resultados revelaram que há diferenças de temperaturas entre os pontos. Foram utilizados mapas contendo dados cadastrais e morfológicos, tais como levantamento topográfico, uso e ocupação do solo, configuração das quadras e lotes, altura das edificações e cobertura do solo, obtidos da Prefeitura ou por imagem de satélite e observações de campo. A relação dos dados com as características de uso e ocupação do solo demonstrou uma influência significativa da presença de vegetação e permeabilidade do solo na diminuição da temperatura do ar noturna e, consequentemente, minimização das ilhas de calor. Também se verificou que as áreas com maior ocupação com construções e com maior pavimentação nas ruas e quadras perderam menos calor, levando à formação de ilhas de calor noturnas mais intensas.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: found
            • Article: found
            Is Open Access

            Cidades em (trans)formação: impacto da verticalização e densificação na qualidade do espaço residencial

            Num contexto global de urbanização crescente e de transformações acentuadas no espaço das cidades, destacam-se os processos peculiares à dinâmica das grandes cidades brasileiras, que alteram substancialmente sua configuração, promovendo rupturas no tecido urbano consolidado e nas práticas de apropriação e uso desse espaço, comprometendo sua sustentabilidade. A partir dessa perspectiva, o objetivo do presente trabalho é analisar o impacto do processo de verticalização e adensamento na qualidade do espaço residencial de um bairro de Porto Alegre (RS), promovido por alterações na legislação urbanística. Mediante estudo de caso, realizou-se análise comparativa de diferentes quarteirões, utilizando-se método de avaliação da Qualidade do Espaço Residencial (QER). Os procedimentos adotados incluem a análise de documentos, levantamentos a campo e observação direta. Apresentam-se os resultados da aplicação do método de avaliação QER, em termos de qualidade do espaço da habitação, qualidade do contexto da habitação, qualidade do espaço dos serviços, qualidade dos percursos casa / serviços, apontando diferenças significativas entre quarteirões que sofreram verticalização acentuada e quarteirões que mantiveram a tipologia original. A principal contribuição deste artigo reside em explorar o potencial de uso da ferramenta QER para ilustrar o impacto da aplicação de legislação urbanística, instrumentando a discussão do modelo espacial de desenvolvimento da cidade.
              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Article: not found

              Developing Indicators for Environment and Health

                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                esa
                Engenharia Sanitaria e Ambiental
                Eng. Sanit. Ambient.
                Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES (Rio de Janeiro, RJ, Brazil )
                1413-4152
                1809-4457
                May 2019
                : 24
                : 2
                : 315-326
                Affiliations
                [1] Campina Grande Paraíba orgnameUniversidade Federal de Campina Grande Brazil
                Article
                S1413-41522019000200315
                10.1590/s1413-41522019166209
                2b283568-ea0e-446b-a348-57e415300c80

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 26 January 2018
                : 05 July 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 29, Pages: 12
                Product

                SciELO Brazil

                Categories
                Artigo Técnico

                environmental health,qualidade de vida,conforto urbano,saneamento,salubridade ambiental,life quality,urban comfort,basic sanitation

                Comments

                Comment on this article