16
views
0
recommends
+1 Recommend
1 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Integrality of care: challenges for the nurse practice Translated title: Cuidado integral: desafio na atuação do enfermeiro Translated title: Cuidado integral: desafío de la actuación del enfermero

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          ABSTRACT Objective: to understand the role of the nurse in the collegiate management model of a teaching hospital, in the integrality of care perspective. Method: a single case study with multiple units of analysis, with the theoretical proposition "integrality of care is a result of the care offered to the user by multiple professionals, including the nurse". Data were obtained in a functional unit of a teaching hospital through interviews with 13 nurses in a non-participant observation and document analysis. Results: from the analytical categories emerged subcategories that allowed understanding that the nurse promotes integrality of care through nursing management, team work and integration of services. Final considerations: the theoretical proposition was confirmed and it was verified that the nursing management focus on attending to health care needs and is a strategy to provide integrality of care.

          Translated abstract

          RESUMO Objetivo: apreender a atuação do enfermeiro no modelo de gestão colegiada de um hospital de ensino na perspectiva do cuidado integral. Método: estudo de caso único de múltiplas unidades de análise, com a proposição teórica "o cuidado integral resulta dos vários cuidados oferecidos ao usuário pelos vários profissionais, dentre esses o enfermeiro". Os dados foram obtidos em uma unidade funcional de um hospital de ensino por meio de entrevistas com 13 enfermeiros, observação não participante e análise de documentos. Resultados: a partir das categorias analíticas, emergiram subcategorias que possibilitaram apreender que o enfermeiro promove o cuidado integral por meio do gerenciamento de enfermagem, do trabalho em equipe e da integração entre os serviços. Considerações finais: ratificou-se a proposição teórica e constatou-se que o gerenciamento de enfermagem volta-se para o atendimento das necessidades de saúde e é uma estratégia para o cuidado integral.

          Translated abstract

          RESUMEN Objetivo: discurrir sobre la actuación del enfermero en el modelo de gestión colegiada de un hospital-escuela, bajo la perspectiva de la atención integral. Método: estudio de caso único de múltiples unidades de análisis con la proposición teórica "el cuidado integral es el resultante de diversos cuidados que varios profesionales, entre ellos el enfermero, ofrecen al usuario". Mediante entrevista a 13 enfermeros, observación no participante y análisis de documentos, se obtuvieron los datos necesarios en una unidad funcional de un hospital-escuela. Resultados: a partir de las categorías analíticas, emergieron subcategorías que consideran al enfermero como un promotor del cuidado integral por medio del gerenciamiento de la enfermería, del trabajo en equipo y de la integración entre los servicios. Consideraciones finales: se ratificó la proposición teórica y se constató que el gerenciamiento de enfermería está volcado a la atención de las necesidades de la salud y es una estrategia para el cuidado integral.

          Related collections

          Most cited references26

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          O percurso da linha do cuidado sob a perspectiva das doenças crônicas não transmissíveis

          Este trabalho caracteriza a linha do cuidado (LC) segundo as perspectivas micro e macropolíticas ou de gestão. Toma-se o exemplo das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), pela sua magnitude, e suas características: doença de longa duração, demandando intensa atuação de cuidadores, projetos terapêuticos, acesso aos serviços e ações integradas. O trabalho discute a perspectiva da LC centrada no campo de necessidades dos usuários e pressupõe a existência do cuidador, uso da tecnologia leve, projeto terapêutico adequado, existência da rede de serviços que suporte as ações necessárias, o acesso aos recursos assistenciais disponíveis, além da atuação nos determinantes sociais e no processo regulatório. Discute-se o desenvolvimento de políticas de promoção, prevenção, vigilância e assistência de DCNT, articulando ações no campo da micropolítica e macropolítica, integrando intervenção nos determinantes sociais, legislação, tecnologias e instrumentos.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Estudo de caso: planejamento e métodos

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              A integralidade da atenção à saúde como eixo da organização tecnológica nos serviços

              Apesar das conquistas alcançadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a implantação dos seus princípios e diretrizes ainda não aconteceu de forma plena. Diante disso, refletiremos ao longo deste artigo sobre a integralidade e a reorganização tecnológica a partir das tecnologias leves e da clínica ampliada, não só como diretrizes, mas como elementos norteadores de uma nova forma de pensar/fazer saúde. Trata-se de uma revisão de literatura que não se ocupa somente em trazer um apanhado de ideias sobre o tema, mas que buscou estabelecer um diálogo entre os autores referenciados para refletir sobre o cotidiano dos serviços, em especial o hospitalar. Constatamos que a maior parte dos entraves para a melhoria dos serviços prestados no espaço do SUS diz respeito ao predomínio do modelo médico assistencial curativista no fazer/pensar saúde dos profissionais. Rompendo com essa lógica, a integralidade da atenção, a reorganização tecnológica e a clínica ampliada defendem uma maior aproximação entre profissionais e usuários, na medida em que, as ações passem a ser orientadas pelas necessidades dos indivíduos e coletividade, rompendo com a imposição vertical das condutas. Sendo assim, a clínica tradicional biologicista precisa ser desconstruída e deve-se romper com a lógica do sofrimento manifesto e da queixa-conduta.
                Bookmark

                Author and article information

                Contributors
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Role: ND
                Journal
                reben
                Revista Brasileira de Enfermagem
                Rev. Bras. Enferm.
                Associação Brasileira de Enfermagem (, DF, Brazil )
                0034-7167
                1984-0446
                June 2017
                : 70
                : 3
                : 504-510
                Affiliations
                [1] Curitiba Paraná orgnameUniversidade Federal do Paraná orgdiv1Postgraduate Program in Nursing Brazil
                Article
                S0034-71672017000300504
                10.1590/0034-7167-2016-0380
                3ff41add-bd00-4999-a4c8-9e79785802a7

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

                History
                : 10 June 2016
                : 13 November 2016
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 26, Pages: 7
                Product

                SciELO Brazil


                Sistemas de Saúde,Assistência Integral à Saúde,Enfermagem,Hospitais de Ensino, Gestão Hospitalar,Sistemas de Salud,Asistencia Integral a la Salud,Enfermería,Hospitales-Escuela, Gestión Hospitalaria,Health Systems,Comprehensive Health Care,Nursing,Hospitals, Teaching,Hospital Administration

                Comments

                Comment on this article

                scite_

                Similar content196

                Cited by10

                Most referenced authors315