15
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Reflexões sobre a metodologia de pesquisa em psicodinâmica do trabalho Translated title: Reflections about the research methodology in psychodynamics of work

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O presente artigo tem como objetivo refletir a utilização da metodologia de pesquisa qualitativa na Clínica do Trabalho, mais especificamente o uso da Psicodinâmica do Trabalho, de Christophe Dejours e suas adaptações nos estudos realizados no Brasil. Neste sentido, procura esclarecer os principais conceitos da teoria e sua articulação com a prática para compreensão da subjetividade e vivências de prazer-sofrimento do sujeito no ambiente de trabalho, bem como suas implicações para a dinâmica das relações sociais. Dialoga com autores que estudam a metodologia da psicodinâmica do trabalho e segue com a apresentação de três pesquisas que utilizam a referida teoria como referencial.

          Translated abstract

          The present article aims to reflect the use of qualitative research methodology in work clinics, more specifically the use of psychodynamics of work of Christophe Dejours and adaptations in studies conducted in Brazil. In this sense, seeks to clarify the main concepts of the theory and its articulation with practice to understand subjectivity and pleasure-suffering of the subject in the workplace, as well as its implications for the dynamics of social relations. Dialogues with authors who study the methodology of the psychodynamic of work and follows with the presentation of three studies that used this theory as a reference.

          Translated abstract

          Este artículo tiene como objetivo reflejar la utilización de la metodología de investigación cualitativa en las clínicas del trabajo, más concretamente, el uso en la Psicodinámica del trabajo, de Christophe Dejours, y sus adaptaciones nos estudios realizados en Brasil. Para esto, trata de aclarar los principales conceptos de la teoria y su articulacion con la prática con el fin de entender la subjetividad y vivencias de placer-sufrimiento del sujeto en su ambiente de trabajo, así como las implicaciones para la dinámica de las relaciones sociales. Concluye con algunos autores que estudian la metodologia de la psicodinâmica del trabajo y con la presentación de três investigaciones que utilizan esta teoria como referencial.

          Related collections

          Most cited references27

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Subjetividade, trabalho e ação

          Este artigo traz algumas questões para o debate sobre as relações entre trabalho e subjetividade. Nessa perspectiva o trabalho é aquilo que implica, do ponto de vista humano, o fato de trabalhar: gestos, saber-fazer, um engajamento do corpo, a mobilização da inteligência, a capacidade de refletir, de interpretar e de reagir às situações; é o poder de sentir, de pensar e de inventar. O real do trabalho sempre se manifesta afetivamente para o sujeito, aí se estabelece uma relação primordial de sofrimento, experimentada pelo sujeito, corporificada. Trabalhar é preencher a lacuna entre o prescrito e o real. Por isto é que uma parte importante do trabalho efetivo permanece na sombra, não podendo, então, ser avaliado. Outra questão abordada é sobre os acordos firmados entre os trabalhadores no seio do coletivo, de uma equipe ou de um ofício, que têm sempre uma vetorização dupla: de uma parte, um objetivo de eficácia e de qualidade do trabalho; de outra parte, um objetivo social. É proposta também uma discussão entre a teoria psicodinâmica do trabalhar, onde a centralidade do trabalho é um dos seus alicerces e a teoria psicanalítica onde esta questão não é abordada diretamente.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Trabalho e Desgaste Mental o Direito de ser dono de si mesmo

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: found
              • Article: found
              Is Open Access

              Por um trabalho, fator de equilíbrio

              A atividade profissional não é só um modo de ganhar a vida - é também uma forma de inserção social onde os aspectos psíquicos e físicos estão fortemente implicados. O trabalho pode ser um fator de deterioração, de envelhecimento e de doenças graves, mas pode, também, constituir-se em um fator de equiltbrio e de desenvolvimento. A possibilidade da segunda hipótese está vinculada a um trabalho que permita a cada indivíduo aliar as necessidades físicas, o desejo de executar a tarefa.
                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                rnufen
                Revista do NUFEN
                Rev. NUFEN
                Universidade Federal do Pará. Núcleo de Pesquisas Fenomenológicas (Belém, PA, Brazil )
                2175-2591
                2013
                : 5
                : 1
                : 26-35
                Affiliations
                [01] orgnameUniversidade Federal do Pará (UFPA)
                Article
                S2175-25912013000100004 S2175-2591(13)00500104
                43cb3e84-7200-4e50-836b-f77b9809dae3

                This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

                History
                : 05 February 2013
                : 30 June 2013
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 30, Pages: 10
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Artigos

                prazer-sofrimento,subjetividade,psicodinâmica do trabalho,placer-sufrimiento,subjetividad,psicodinámica del trabajo,pleasure-suffering,subjectivity,psychodynamics of work

                Comments

                Comment on this article