9
views
0
recommends
+1 Recommend
0 collections
    0
    shares
      • Record: found
      • Abstract: found
      • Article: found
      Is Open Access

      Vulnerabilidade social: o psicodiagnóstico como método de mapeamento de doenças mentais Translated title: Social vulnerability: psychological assesment as a mapping method of mental diseases Translated title: Vulnerabilidad social: el psico-diagnóstico como método de mapeo de dolencias mentales

      research-article

      Read this article at

      Bookmark
          There is no author summary for this article yet. Authors can add summaries to their articles on ScienceOpen to make them more accessible to a non-specialist audience.

          Abstract

          O presente estudo demonstra a experiência de trabalho em um Centro de Referência de Assistência Social do interior do Rio Grande do Sul. Foi realizado um mapeamento de doenças mentais na população em vulnerabilidade social, através do processo de psicodiagnóstico, em caráter de estudo-piloto. Foram escolhidos três sujeitos como amostragem: uma mulher, uma adolescente e um menino. Foram analisados os fatores psicossociais, e os resultados revelaram que essa população está mais sujeita ao desenvolvimento de psicopatologias. O estudo demonstrou que a inserção do psicodiagnóstico pode contribuir como instrumento de diagnóstico da população. É necessário que haja interesse por parte das políticas públicas em ofertar os serviços de saúde à população para trabalhar com os fatores de risco socioemocionais de maneira satisfatória.

          Translated abstract

          This study demonstrates the experience of working in a Reference Center of Social Welfare of the state of Rio Grande do Sul. A mapping of the mental illnesses of the population in social vulnerability was carried out, through the process of psychological diagnosis, as a pilot study. Three subjects were chosen as sample: a woman, a female teenager and a boy. The social and psychological factors were analyzed. The pilot study showed that the inclusion of psychological diagnosis can contribute as an important diagnostic tool of the population. However, it is necessary that public policy offers the proper health services to the population as a strategy to the work with risk factors.

          Translated abstract

          El presente estudio demuestra la experiencia de trabajo en un Centro de Referencia de Asistencia Social del interior de Rio Grande do Sul. Fue realizado un mapeo de dolencias mentales en la población en vulnerabilidad social, a través del proceso de psico-diagnóstico, en carácter de estudio-piloto. Fueron escogidos tres sujetos como muestreo: una mujer, una adolescente y un niño. Fueron analizados los factores psicosociales, y los resultados revelaron que esa población está más sujeta al desarrollo de psicopatologías. El estudio demostró que la inserción del psico-diagnóstico pode contribuir como instrumento de diagnóstico de la población. Es necesario que haya interés por parte de las políticas públicas en ofertar los servicios de salud a la población para trabajar con los factores de riesgo socioemocionales de manera satisfactoria.

          Related collections

          Most cited references13

          • Record: found
          • Abstract: found
          • Article: found
          Is Open Access

          Ambiente familiar e os problemas do comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolar

          Comportamentos externalizantes freqüentemente se desenvolvem em contextos de adversidade ambiental. O objetivo do estudo foi documentar essa associação em crianças com desempenho escolar pobre. Participaram meninos e meninas, com idade entre sete e 11 anos, referidos para atendimento por dificuldades escolares. De um universo de 141 crianças, formaram-se dois grupos com base na pontuação da Escala Comportamental Infantil: G1 (crianças sem problema de comportamento, n= 30) e G2 (crianças com problema de comportamento, n= 37). As mães foram entrevistadas, obtendo-se informações sobre recursos e adversidades do ambiente familiar. Os resultados indicaram que o ambiente familiar de G2 apresenta menos recursos e maior adversidade, incluindo problemas nas relações interpessoais, falhas parentais quanto a supervisão, monitoramento e suporte, indícios de menor investimento dos pais no desenvolvimento da criança, práticas punitivas e modelos adultos agressivos. As dificuldades escolares aumentam a vulnerabilidade da criança para inadaptação psicossocial. Enfatiza-se a importância de incluir a família em intervenções preventivas voltadas para essa clientela.
            Bookmark
            • Record: found
            • Abstract: not found
            • Book: not found

            Habilidades Sociais, Desenvolvimento e Aprendizagem

              Bookmark
              • Record: found
              • Abstract: not found
              • Book: not found

              Psicodiagnóstico-V

                Bookmark

                Author and article information

                Journal
                pcp
                Psicologia: ciência e profissão
                Psicol. cienc. prof.
                Conselho Federal de Psicologia (Brasília, DF, Brazil )
                1414-9893
                September 2010
                : 30
                : 3
                : 650-661
                Affiliations
                [02] orgnameUniversidade Federal do Rio Grande do Sul
                [01] orgnameContemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade
                Article
                S1414-98932010000300015 S1414-9893(10)03000315
                44dac324-f9e2-4205-8783-725df7769e3a

                http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

                History
                : 26 November 2009
                : 21 January 2009
                : 22 February 2010
                Page count
                Figures: 0, Tables: 0, Equations: 0, References: 13, Pages: 12
                Product

                SciELO Periódicos Eletrônicos em Psicologia

                Categories
                Experiências

                Políticas públicas,Vulnerability,Psychological diagnosis,Mental disorders,Public policy,Vulnerabilidad,Psico-diagnóstico,Transtornos mentales,Vulnerabilidade,Psicodiagnóstico,Distúrbios mentais

                Comments

                Comment on this article